Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: catcosTalvez peça para eliminar no corredor do escritorio/wc de serviço, diminuir nos quartos dos miúdos e diminuir na sala na zona atrás do sofá. De resto.... por outro lado até estavamos a pensar sugerir que na cozinha naquele canto, existisse uma espécie de porta para o exterior (criando uma base naquela "pala" que já foi criada e assim tendo uma pequena varanda, nao sei a utilidade dessa varanda em particular, mas achamos simpatico que a entrada/saída de casa seja coberta).

Tem de esquecer o 3D.. e serem pragmáticos na resolução do layout em planta. Ainda mais se diz que tem disponível 300k. Não tem de poupar apenas nas áreas de envidraçados, é em N pormaiores que esse projeto enferma.
    Inclusive para mais tarde, durante a exploração do edificio, não terem um edifico facilmente sujeito a patologias e dispendioso/ trabalhoso de manter.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  2.  # 2

Colocado por: Pedro BarradasMas representei no piso 0, a pontilhado azul, a projeção do piso +1... está a ver a envergadura de toda aquela área em consola!? não há apoios... E se sobrepor os pisos terá igualmente dificuldade em alinhar inserir elementos verticais estruturais. Simplesmente não foi tido em consideração a economia de construção.

Pois... ok... então seria melhor refazer o piso de cima talvez? Para tentar alinhar um pouco mais? Eu quero na mesma ter as palas, e gosto da configuração dos espaços, talvez prefira eliminar os corredores e assim...
  3.  # 3

Tem de mastigar isso com o seu arquiteto.
  4.  # 4

Está uma ideia gira, mas para o mercado de hoje, acho que os 300mil não vão chegar. No meu ponto de vista esta discussão é pouco relevante face a essa discrepância de realidades.

Têm cerca de 245m² de área bruta, mais palas e arranjos exteriores.
    Só nos 245m², considerando uns otimistas 1300€/m² (+IVA a 23%), vão gastar mais de 390.000€.
    É um projeto demasiado "alta costura" para quem orçamento de pronto-a-vestir.
    Claro que é apenas a minha opinião. Vale o que vale.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ForcePT, sdv08
  5.  # 5

Colocado por: nunogouveiaEstá uma ideia gira, mas para o mercado de hoje, acho que os 300mil não vão chegar. No meu ponto de vista esta discussão é pouco relevante face a essa discrepância de realidades.

Têm cerca de 245m² de área bruta, mais palas e arranjos exteriores.
    Só nos 245m², considerando uns otimistas 1300€/m² (+IVA a 23%), vão gastar mais de 390.000€.
    É um projeto demasiado "alta costura" para quem orçamento de pronto-a-vestir.
    Claro que é apenas a minha opinião. Vale o que vale.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,ForcePT

É um preciosismo mas na parte de informação que nao pus aqui por ter outros detalhes (assinatura e etc.), o arquiteto refere "Área total com palas: 243,12 m2"; "Área total sem palas: 216,04 m2".
    Portanto a área seccional que ele colocou já inclui as palas presumo.
  6.  # 6

Os arranjos exteriores são obrigatórios ser feitos no imediato?
  7.  # 7

Dizer quanto lhe vai custar é sempre um tema sensível, porque isso implica já atribuir um valor ao trabalho dos outros. Isso é uma dança para fazer com o empreiteiro.

Dependendo da zona, com algumas adaptações até acredito que consiga fazer isso na ordem dos 300 e tal mil €.
    Não é uma casa excessivamente grande, mas o 3D enche o olho e como tal nunca apresente esse 3D ao empreiteiro que lhe for construir a casa.

E mesmo que se optimize a estrutura, no final isso corresponde a quanto? 10 ou 15 mil? Continua a custar na mesma 300 e tal mil. Este é um valor mínimo a ter em conta, para qualquer dos confortos e desconfortos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
  8.  # 8

Colocado por: marrocoOs arranjos exteriores são obrigatórios ser feitos no imediato?

Tudo o que for licenciado tem que ser feito, para não o ser, tem que existir uma alteração ao projeto.
    Não raras vezes os técnicos teimam em assinar os termos finais ignorando que alguns trabalhos não estão concluídos.
    Com esta coisa do simplex e o facto de as câmaras terem ficado um bocadinho "doridas", estamos a assistir a mais inspeções e a um maior numero de casos detetados.
    São já várias as queixas dos municípios às respetivas ordens.
  9.  # 9

Colocado por: marrocoOs arranjos exteriores são obrigatórios ser feitos no imediato?

Não sao obrigatorios, mas vamos fazer... xd já discutimos o assunto e só nos faz sentido lá viver se tudo estiver funcional. mas ainda podemos ser convencidos do contrário quando começarmos a pedir orçamentos, temos essa noção.
  10.  # 10

No seu caso em concreto é o quê? Pavimentar o quintal?
  11.  # 11

Colocado por: catcosNão sao obrigatorios

Quem lhe disse isso?
    • catcos
    • 9 outubro 2024 editado

# 12

Colocado por: zedasilvaQuem lhe disse isso?

Eu respondi sem ver a sua mensagem, já ia refazer a dizer que afinal são! :)
    Eu tinha respondido à pergunta do marroco a pensar que ele estava a perguntar a nossa vontade e não em termos legais. Se sao obrigatorios em termos legais nem há discussao..
  12.  # 13

Colocado por: marrocoNo seu caso em concreto é o quê? Pavimentar o quintal?

O assunto "arranjos exteriores" ainda é sensível para nós. No nosso caso para já é o que ali está, uma piscina na zona envolvente da casa, pavimentar o lado direito e a frente, e relva (também vai ter arbustos) na lateral esquerda. Na parte mais alta do terreno é que nao sabemos bem como vai ser.... Vai envolver ter quintal, relva, espaço para jogar qualquer coisa no verao, mas isso ainda não está nada refletido na planta ou organizado.
  13.  # 14

Com o seu orçamento, esqueça por agora toda as aventuras extra muros.

Faz a casa, e no final se sobrar dinheiro e energia, compõem o exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
  14.  # 15

Colocado por: NostradamusCom o seu orçamento, esqueça por agora toda as aventuras extra muros.

Faz a casa, e no final se sobrar dinheiro e energia, compõem o exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:catcos

Pois, eu interpretei que a pergunta do marroco fosse mesmo neste sentido. Para nós é sensível porque o terreno é grande e inclinado e se estiver feio isso vai-nos atormentar todos os dias. Mas se ficar como aí está neste momento, já nao me choca e depois vai-se vendo.

Agora a minha prioridade é mesmo perceber o Pedro Barradas e tentar transmitir ao meu arquiteto estas preocupações. Não quero uma casa instável logicamente :/
  15.  # 16

Não coloque a piscina no projeto, mas deixe tudo preparado para a fazer depois.
  16.  # 17

realmente
    fala em arranjos exteriores mas catcos a questão está que face ao declive essas casa vai ter um custo acrescido em trabalhos de sustentação, portanto logo ai a coisa dispara e isso das estimativas m2 vão por água abaixo.
    Outra coisa é que espero que esteja bem estudado esse terreno pois as derrocadas acontecem, parece muito declive aos olhos.
    Concordam com este comentário: HideCode
  17.  # 18

Sim... o declive é um problema sem dúvida. E temos um poço também! Que ainda está meio esquecido aí na planta mas em princípio o acesso será pela piscina segundo me disse o arquiteto...
    Mas, infelizmente penso que essa fase ainda não foi bem estudada, não consigo dizer com toda a certeza. Ainda não entramos na fase de especialidades, mas como é um gabinete de arquitetura com engenheiros em "casa", acredito que esse tipo de discussão tenha acontecido desde início... mas é só a minha crença :)
  18.  # 19

Meta o levantamento topográfico se tiver.
    • catcos
    • 9 outubro 2024 editado

# 20

Cá vai ele. Mas com um problema grave..... não há poço aí representado.......
    Já reclamamos mas agora tenho de limpar para o topografo la voltar.
      levantamento topografico.png

0.0240 seg. NEW