Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todos.

Não sei se alguém me pode ajudar...

Precisava de encontrar referências para downlights LED de pouca potência (5 W; no máximo 7 W e no mínimo 3W), de preferência pequenos e quadrados (o difusor pode ser redondo) para instalar numa casa de banho, na zona de duche, que sendo na zona 2, teriam de ser de muito baixa tensão (12 V ou 24 V), IP44 ou IP65 (?).

Já andei a ver algumas distribuidores/marcas nacionais e não encontrei nada de jeito para muito baixa tensão e IP44 ou IP65.

Se alguém me puder recomendar um catálogo de distribuidor ou marca nacionais, agradecia.

Muito obrigado de já
  2.  # 2

Não sei se percebi bem o que procura, nomeadamente a parte do "quadrado" com difusor redondo. Mostre um exemplo pf.

Isto serve?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  3.  # 3

Colocado por: elfo106Não sei se percebi bem o que procura, nomeadamente a parte do "quadrado" com difusor redondo. Mostre um exemplo pf.

Isto serve?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Masterful

Boa noite.

Falo deste género:

Pretendia, para além das características que mencionei, dimensões de 70 mm se possível, na cor branca e temperatura de cor de 4000 k.
  4.  # 4

Boas.

Precisava mesmo da vossa ajuda, por favor.

Solicitei a alguns fornecedores ajuda para o material de que necessito e as respostas foram nenhumas ou parcas. Realmente, existe pouco material (downlights/painéis) para 12 V ou 24 V.

Inclusive, houve quem me respondeu que para o volume 2 (acima de uma banheira, dos 2,25 m da base da mesma) não seria necessário material de iluminação de muito baixa tensão (12 V ou 24 V), mas apenas cumprindo com o índice de protecção (IPX4 ou IPX5). Isto é verdade?

Outra questão: por uma impossibilidade de o tecto falso na zona da banheira não poder cumprir rigorosamente com os 2,25 m (da base ao tecto) e, por esta razão, passar a estar no volume 1, poderei na mesma instalar iluminação? De muito baixa tensão com protecção IPX5?

Obrigado.
  5.  # 5

A esta hora posso já não estar com o tico e teco a funcionar muito bem mas assim de repente tenho ideia que qualquer equipamento que ponha na zona 1 de uma casa de banho tem que ter IPX5 enquanto que se for na zona 2 pode ser IPX4.

Para além do ponto acima:

Na zona 2 tem de usar uma luz que tenha isolamento de classe II (fácil de encontrar) ou em alternativa pode ser de classe I mas neste caso tem de estar ligado a um diferencial de 30mA (ou menos).

Na zona 1, estou especialmente com dúvidas mas acho que só pode se usar uma tensão de 12VAC ou 30VCC e o transformador tem que estar fora das zonas 0,1 e 2.

Agora..eu não conheço nenhuma iluminação que cumpra estas regras e ao mesmo tempo tenha o design que deseja.
  6.  # 6

Colocado por: elfo106A esta hora posso já não estar com o tico e teco a funcionar muito bem mas assim de repente tenho ideia que qualquer equipamento que ponha na zona 1 de uma casa de banho tem que ter IPX5 enquanto que se for na zona 2 pode ser IPX4.

Para além do ponto acima:

Na zona 2 tem de usar uma luz que tenha isolamento de classe II (fácil de encontrar) ou em alternativa pode ser de classe I mas neste caso tem de estar ligado a um diferencial de 30mA (ou menos).

Na zona 1, estou especialmente com dúvidas mas acho que só pode se usar uma tensão de 12VAC ou 30VCC e o transformador tem que estar fora das zonas 0,1 e 2.

Agora..eu não conheço nenhuma iluminação que cumpra estas regras e ao mesmo tempo tenha o design que deseja.

Boa tarde.

Antes de mais, obrigado pelas respostas.

Não sendo o desenho/formato que pretendo, acha que a seguinte cumpre com o regulamento (ainda que tenha de haver uma adaptação da ligação do driver), sem problemas, tanto para o volume 2 como para o volume 1?

Opera-Instant-neo-2024-10-26-161254-ledup-pt

2

3

Como a ideia seria instalar dois downlights por cima da banheira, o ideal seria ter um só driver, mas parece-me que seria complicar de mais.
  7.  # 7

Tenha atenção ao driver se for de corrente constante, ou tensão constante, porque provavelmente a ligação entre as luminárias poderá ser diferente. Em série nos de corrente constante e em paralelo nos de tensão constante. Pela minha experiência, a maioria dos downlights, vulgos "spots" são corrente constante.
  8.  # 8

Colocado por: ricardomcmTenha atenção ao driver se for de corrente constante, ou tensão constante, porque provavelmente a ligação entre as luminárias poderá ser diferente. Em série nos de corrente constante e em paralelo nos de tensão constante. Pela minha experiência, a maioria dos downlights, vulgos "spots" são corrente constante.

Ou seja, muito provavelmente neste caso, cada spot tem de ter o seu driver...

Mas continuo a perguntar: o material que apresentei, para o contexto que apresentei, cumpre com o regulamento SEM quaisquer problemas?

0.0150 seg. NEW