Boa tarde, tenho visto desde já algum tempo aparecer no quintal da minha moradia buracos redondos na terra com aproximadamente 3 a 5 cm de diâmetro. Como nunca vi nenhum animal sair deles nunca dei grande importância. Acontece que depois de 10 anos que a casa foi construida decidimos este ano pavimentar uma parte com betão pois estava em terra e gravilha. Aparecerem alguns buracos que parecem ligados por túneis debaixo da terra mais recentemente na parte que não levou betão, e agora com a chuva dos ultimos dias esses buracos abriram muito e tornaram-se grandes, inclusive na borda do betão. A minha duvida agora é : será que realmente são feitos por animais , ratos, toupeiras ? Só sei que tenho um sapo no terreno porque de vez em quando aparece e encontramos um rato ou toupeira bebe quando se fez a terraplanagem. Ou será que poderá ser algum problema de aluimento de terras por debaixo da placa de betão? Deixo algumas fotos dos buracos que se formaram. Obrigada
Foto 1 e 2 parece ser fenómenos causadas pela água. Vejo muitos desses regos e buracos principalemente em terrenos pobres de eucalipais durante as enxurradas.
Foto 3 parece bicharada pela forma redonda "perfeita" de como a terra foi escavada. Um bicho qualquer que aproveitou já o caminho da água e aproveitou e abriu servetia pela terra a dentro.