Colocado por: NostradamusNem terreno tem, e com um salário tão "alto" comparativamente à média nacional, apenas tem 20 mil no banco?
Colocado por: NostradamusPois. Mas é por essas e outras razões que a projecção e a idealização em querer construir tem de ser pensando uns 5 anos em avanço, e não ser decidido quase por impulso: "amanhã vou construir".
Colocado por: dmanteigasEu ja tenho terreno, que me ficou sensivelmente em 54k, e estou a contar iniciar a construcao com 30 a 40k de capitais proprios
Colocado por: NostradamusPronto, isto é quase como iniciar uma construção com 100 mil (excluindo terreno).
é outra bagagem financeira e completamente diferente de ter crédito de 2 carros, somente 20 mil no banco, e ainda o terreno por adquirir.
Colocado por: Nostradamus
Pronto, isto é quase como iniciar uma construção com 100 mil (excluindo terreno).
é outra bagagem financeira e completamente diferente de ter crédito de 2 carros, somente 20 mil no banco, e ainda o terreno por adquirir.
Colocado por: Jose_Azevedo
Fazendo contas de merceeiro:
Lote: 40k
Projetos: 5 a 10k
Taxas camarárias: 5k???? (não faço ideia atirei à sorte)
Sobra 165/170k mais coisa menos coisa. Estamos a olhar para 1350€/m2 + IVA para 102.5 m2 (área projetada no esboço). (1350 x 102.5) x 23% = 170.000€
Serei demasiado "esperançoso"? Ou teria de fazer demasiados cortes? Considero coisas como caixalharia em alumínio e VMC algo importante a ter, bem como bomba de calor, o que pode encarecer o valor final, mas como contra argumento, não teria problema algum em ajudar na obra (tenho familiares n, a área da construção que prestariam auxílio manual, como assentar cerâmica, pladur, etc).
Colocado por: dmanteigasMas para ter uma casa de 130m2 prefiro um apartamento.
Colocado por: euCada um tem as suas preferências, é normal haver opiniões diferentes.
Colocado por: euNa minha opinião, há muitas outras vantagens em viver numa moradia, além da área.
Colocado por: dmanteigasE como tal nao justificava o investimento adicional de fazer uma moradia igual ao meu apartamento...
Colocado por: Jose_AzevedoPenso que tendo em conta as despesas de viver em conjunto com um parceiro, bem como pagar 2 carros de 15 a 20k em menos de 4 anos, acho que estamos sair nos muito bem.
Colocado por: N Miguel Oliveira3k liquidos por mês não é nada do outro mundo.