Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pois. Mas é por essas e outras razões que a projecção e a idealização em querer construir tem de ser pensando uns 5 anos em avanço, e não ser decidido quase por impulso: "amanhã vou construir".

Ninguém hoje com apenas 20 mil no banco, deveria achar que pode começar a construir em 2025/2026, por muito contida possa ser a casa.
    Esses 20 mil tem de ser para outras urgências, como um carro que vai para a sucata, ou outra infelicidade maior da vida.

Os bancos emprestam sempre dinheiro, mas isso é um remendo que pode sair fora. 20 mil não é nada para uma construção de raiz, e muito menos para quem nem terreno tem.
    Concordam com este comentário: dalmonio, HideCode
  2.  # 2

Colocado por: NostradamusNem terreno tem, e com um salário tão "alto" comparativamente à média nacional, apenas tem 20 mil no banco?

Somos um casal jovem, terminamos os nossos estudos há sensivelmente dois anos... Vivemos juntos há mais de 1 ano. Já ambos compramos carros (semi) novos que vamos acabar de pagar nos próximos dois anos.

Penso que tendo em conta as despesas de viver em conjunto com um parceiro, bem como pagar 2 carros de 15 a 20k em menos de 4 anos, acho que estamos sair nos muito bem. Para não falar que isto é tudo meramente conversa especulativa...
  3.  # 3

Colocado por: NostradamusPois. Mas é por essas e outras razões que a projecção e a idealização em querer construir tem de ser pensando uns 5 anos em avanço, e não ser decidido quase por impulso: "amanhã vou construir".

Obvio... a minha projecao ja leva muitos anos e nao tem rigorosamente nada de impulsivo. Aqui era mais para dar uma perspectiva que nao acho inteiramente necessario ter 20 a 30% de capitais proprios e so depois pensar em avancar para construcao. Tambem depende bastante da liquidez de cada agregado. Nem sequer estou a comparar a minha situacao com a do Jose Azevedo... eu com 20 mil euros no banco sem terreno nem sequer equacionava a construcao nos proximos 2/3 anos. Eu ja tenho terreno, que me ficou sensivelmente em 54k, e estou a contar iniciar a construcao com 30 a 40k de capitais proprios + credito + o que for poupando durante a construcao daqui a sensivelmente 1 ano (finais de 2025/inicio de 2026). E mesmo assim e tudo planos sujeitos a alteracao, pois eu acho que atrasar ainda a mais a espera de mais 30 ou 40k tem os seus custos, mas se nao for viavel... espera-se. Ate porque estou a contar conseguir emprestada uma percentagem tao proxima quanto possivel dos 100% do orcamento de construcao. Se nao for possivel, prefiro esperar que 'ficar com as calcas na mao'.
  4.  # 4

Colocado por: dmanteigasEu ja tenho terreno, que me ficou sensivelmente em 54k, e estou a contar iniciar a construcao com 30 a 40k de capitais proprios

Pronto, isto é quase como iniciar uma construção com 100 mil (excluindo terreno).

é outra bagagem financeira e completamente diferente de ter crédito de 2 carros, somente 20 mil no banco, e ainda o terreno por adquirir.
    Concordam com este comentário: HideCode
  5.  # 5

Colocado por: NostradamusPronto, isto é quase como iniciar uma construção com 100 mil (excluindo terreno).

é outra bagagem financeira e completamente diferente de ter crédito de 2 carros, somente 20 mil no banco, e ainda o terreno por adquirir.

Prontos, lá está, eu também não me ia meter nisso agora, somente quando acabasse de pagar os carros dai ter mencionado 2025 a 2026. De qualquer das formas, vou riscar esta opção porque não acho que juntar quase 100k seja a opção para mim. Não vou esperar mais 15 anos (ou seja até aos 40 anos) para começar a construir. O mais provável é simplesmente avançar para a compra de um imóvel já feito - 100% financiamento ou não, pelo menos os 10% de entrada consigo.
  6.  # 6

Tendo em conta o q disse julgo q a opção mais racional será mesmo a compra de algo já existente no mercado. Pode ser um custo mais elevado, mas com as condições actuais oferecidas acaba por ter aí uma segurança q se for construir não tem. Eu só avancei para construção própria pq vendi uma moradia anterior que me permitiu ter perto dos 50% de capitais próprios, fora já ter comprado terreno. Tenho folga para não ter um crédito gigante q me hipotecasse os meus próximos 20/30 anos
    Concordam com este comentário: Jose_Azevedo
  7.  # 7

Escolher o lote e juntar dinheiro para o comprar. É o primeiro passo, depois logo vê como e quando avança.
    Concordam com este comentário: JoseMBOliveira, NGC
  8.  # 8

Colocado por: Nostradamus

Pronto, isto é quase como iniciar uma construção com 100 mil (excluindo terreno).

Concordam com este comentário:HideCode

Eu estou no processo de contrução com terreno + 250k no banco e ainda assim não estou seguro da coisa, quanto mais se tivesse 20k. Esperem mais uns aninhos, até nem seria pior comprar um apartamento com essas dimensões(T3) e de aqui a uns anos então se quiserem contruir a vossa casa, além de já estarem mais amadurecidos(o que provavelmente alteraria a planta e tamanho da casa), podem sempre vender o apartamento e então fazer a vossa casa. Apenas os meus 2centimos
    Concordam com este comentário: Jtmask
  9.  # 9

Colocado por: Jose_Azevedo

Fazendo contas de merceeiro:
    Lote: 40k
    Projetos: 5 a 10k
    Taxas camarárias: 5k???? (não faço ideia atirei à sorte)

Sobra 165/170k mais coisa menos coisa. Estamos a olhar para 1350€/m2 + IVA para 102.5 m2 (área projetada no esboço). (1350 x 102.5) x 23% = 170.000€

Serei demasiado "esperançoso"? Ou teria de fazer demasiados cortes? Considero coisas como caixalharia em alumínio e VMC algo importante a ter, bem como bomba de calor, o que pode encarecer o valor final, mas como contra argumento, não teria problema algum em ajudar na obra (tenho familiares n, a área da construção que prestariam auxílio manual, como assentar cerâmica, pladur, etc).

Sim consegue um projeto 5k, só com o obrigatório para o licenciamento e para a construção é suficiente.
    Faça autoconstrução, ou seja adjudique todas as fases da obra separadas, se tem familiares na área, pode ter a tarefa facilitada porque tem que lhe recomende quem trabalha nas diversas especialidades com qualidade e com preços justos, claro se tiver preços de amigo então poupa mesmo muito.

Esqueça a caixilharia em alumínio, O PVC é mais em conta e mais eficiente.

Peça ao arquiteto que lhe crie uma edificação onde não exista complexidade estrutural, depois consegue reduzir os custos na construção.
    A aera de construção deve ser apenas a que necessita, por exemplo 130m2 de área já dá para muita coisa, para uma família de 4 pessoas é mais do que suficiente.
    Apartamentos com 80m2 por vezes vivem lá mais pessoas, faça a comparação com um apartamento.
    Deixe apenas estacionamento na moradia, poupa se não fizer já a garagem, assim como a cave e sótão, são zonas que fazem aumentar os custo, já que aumentam a área de construção, logo mais €€.

Quanto aos acabamentos, se tem facilidade em arranjar mão-de-obra em conta para estas fases ótimo, já que é onde a poupança pode ser maior.
    Os materiais é o que quiser colocar, tem pavimentos cerâmicos com qualidade a 10m2, flutuantes razoáveis a 12m2, procure preços nos grandes distribuidores, eles tem sempre promoções, coleções que pretendem libertar stocks.

Já se arranja Bomba de calor para águas quentes super eficiente de 150 litros e chega para 4 pessoas, a menos de 1000€.
    Se vai colocar painéis solares, coloque tudo elétrico, assim pode poupar na instalação do gás.
    Ar condicionado é importante embora caro os equipamentos, mas peça apenas a pré-instalação, é uma coisa que pode com calma escolher e instalar os aparelhos depois de terminar a obra.
    Se fizer as escolhas certas de acordo com o seu orçamento pode até conseguir ter um custo só para a construção inferior a 1200€/m2, mas claro para isso necessita de conseguir os preços adequados.
    Quanto ao financiamento, primeiro tem que questionar até quanto o banco lhe empresta, devido a idade podem pedir a 40 anos, isso vai facilitar.
    Peçam o máximo que a vossa taxa de esforço der, os bancos calculam qual o máximo de crédito que concedem para a vossa situação, pode pedir simulações sem custos (peçam o máximo que o banco conceder) já que só vão pagar o que necessitarem e não o montante total que pedirem.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 10

a meu ver, todo o gasto que vai ter nesse projeto de construir uma casa de bonecas mais valia comprar um bom apartamento que tivesse a certeza que iria sempre ter uma valorização, depois com calma e com o tempo pensaria num terreno e num projeto de vida em determinada região, e ai mediante as disponibilidades e como a vida a dois iria correr, equacionava então a construção de algo mais satisfatório.
    construir uma casa de bonecas dá tanto de dores de cabeça como construir algo maior e os valores não são assim tão exponenciais, ou seja a dada altura não serão mais ou menos 50m2 que se irão traduzir numa economia significativa.
    Concordam com este comentário: dmanteigas, HideCode
    • eu
    • 12 outubro 2024

# 11

Não sei porque é que chamam "casa de bonecas" a uma moradia de 130 m2.

Chega e sobra para uma família de 4. Porque é que uma moradia tem que ser gigantesca?
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias, Dias12, Vítor Magalhães, June_
    •  
      marco1
    • 12 outubro 2024 editado

# 12

eu

tem de contextualizar, claro que 130 m2 dá para viver, alias muitos apartamento tem isso ou menos.
    a questão não é essa, uma moradia acaba por ser um investimento diferente do que um apartamento confinado pelo exterior por paredes
    ora se tenho terreno porque não estudar a coisa para dar mais uns 5 m2 a uma sala ou a um quarto e poupando noutras coisas, em vez de replicar o apartamento em cima de um terreno?
    por experiencia acho que um programa simples de sala, cozinha, 2 quartos, uma suite, um pequeno escritório e uma pequena lavandaria/ casa das máquinas, confortavelmente vai aos 170 m2 facilmente.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, HideCode
  11.  # 13

Concordo a 100%

Cada um sabe aquilo que quer. Mas para ter uma casa de 130m2 prefiro um apartamento.
    • eu
    • 12 outubro 2024

# 14

Colocado por: dmanteigasMas para ter uma casa de 130m2 prefiro um apartamento.

Cada um tem as suas preferências, é normal haver opiniões diferentes.

Na minha opinião, há muitas outras vantagens em viver numa moradia, além da área.

Ainda bem que cada um escolhe onde vive !
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 15

eu

repare por exemplo, num apartamento uma cozinha tem uma janela de peito e possibilita ter ali uma bancada, já numa moradia pode ser pratico e agradável ter a tal janela de sacada, ora então ficamos com menos espaço de bancada a cozinha fará logica ter de ser aumentada ai uns 1 ou 2 m2, portanto a cozinha do apartamento ficaria bem com os seus 10 m2 por exemplo, mas em moradia pede mais.
  13.  # 16

Colocado por: euCada um tem as suas preferências, é normal haver opiniões diferentes.

Certissimo.

Colocado por: euNa minha opinião, há muitas outras vantagens em viver numa moradia, além da área.

Tambem concordo! E dai tambem acabo a expandir o meu comentario. Se a sua preferencia sao casas pequenas, nada contra. Mas uma das maiores vantagens de fazer uma moradia e precisa nao ter os constrangimentos de ter de encaixar sala, cozinha, WC e quartos em 115m2 uteis. Alem de que como disse o Marco1, uma moradia na minha opiniao tem sempre mais exigencia de area. Porque nao tem garagem a parte, zonas comuns do predio, possivel arrecadacao, areas tecnicas...
    Obviamente que eu nao me importava de ter o meu T3 com 120m2 de area bruta num terreno como moradia. Mas estava bem longe de ser aquilo que eu idealizava para uma moradia. E como tal nao justificava o investimento adicional de fazer uma moradia igual ao meu apartamento...
    • eu
    • 14 outubro 2024

# 17

Colocado por: dmanteigasE como tal nao justificava o investimento adicional de fazer uma moradia igual ao meu apartamento...

Sim, compreendo perfeitamente esse ponto de vista.
  14.  # 18

Olá,
    Eu acho que qualquer opção é aceitável. Afinal, variará sempre em função dos gostos e modos de viver de cada um. Pelo que, aproveito para partilhar outra perspectiva em tom de contra-ponto.

Eu acho que uma moradia pode perfeitamente ser mais pequena que um apartamento+box.

Tentando construir numa zona com serviços, comércio, equipamentos públicos, transportes próximo, o mais comum é que os lotes sejam "pequenos". Entendo perfeitamente a vontade de construir térreo, ou pelo menos ter a suite principal no piso de baixo (e quartos menores no primeiro piso)... o que implica uma maior área de implantação.

Ora, a meu ver, o que distingue um apartamento duma casa é precisamente essa relação com o exterior. Aquilo que antes estava confinado a uma ou duas varandas de 5-10m², numa casa podem ser 200 ou 300m² de espaço exterior. Pelo que, a minha prioridade seria em definir, em desenhar, em organizar esse espaço exterior. O carro fica logo ao entrar no lote, sem muitas áreas pavimentadas, e mais verde, maior vegetação, afinal, era isso que não tinha no apartamento.

Ora, quanto maior o jardim, menor a casa. O que não cria um problema a meu ver. Se num apartamento, um quarto, uma sala, etc tinha Xm de profundidade, eu acho que numa casa pode ter menos... porque abrindo a janela, ou mesmo visualmente apenas, o espaço interior expande-se para o exterior, por vezes através de elementos construídos como palas, paredes laterais, etc... criando muitas situações
    hibridas, que criam uma vivência ambigua mas mais conectada com o verde, o bicho, a brisa, o som dos pássaros. Ou seja, o limite da sala não termina na parede, vai até ao muro com o vizinho.

Até porque, a meu ver, criar um espaço maior só porque posso (mas sem ser necessário), acho que só serve para uma coisa: acumular tralha.

Quanto aos preços, se pretende construir pequeno, deve ter a noção que se faz contas ao m² (o que pode correr mal), deve considerar um preço m² maior numa casa mais pequena...
    Agora, que uma casa menor fica mais barata não tenha dúvidas.
    Quantos aos empreiteiros e ao mito de que não pegam em casas pequenas: olhe, uma casa, pequena ou grande é sempre um biscate comparado com outras obras. Desde que o empreiteiro saque X€ de lucro que quer numa casa, se fizer mais pequeno, ainda é melhor para ele. E para sí, sai mais economico no resto.

Uma casa pequena, tipo 120m², consegue construí-la com 8-9 pilares alinhados, rectangulo simples, sem "floreados"... e acredito que consegue pelo valor que quer (somos Arquitectos em Braga Oeste - Barcelos Este). Sala e cozinha a meio, suite dum lado, dois quartos do outro, sem garagem, eventualmente sem ilha, despensa, janelas todas iguais, pé-direito mínimo, etc, etc...

Mas não duvide que isso irá implicar muito pragmatismo e cedências da sua parte. Quanto mais rápido largar o pinterest melhor.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, eu, David Afonso
  15.  # 19

Colocado por: Jose_AzevedoPenso que tendo em conta as despesas de viver em conjunto com um parceiro, bem como pagar 2 carros de 15 a 20k em menos de 4 anos, acho que estamos sair nos muito bem.

Olhe, sinceramente eu esperaria um bocado... para refletir. Se quer construir uma casa... tem 20k no banco e 35k "investidos" em carros (quem sabe quanto custarão juntando juros e afins)... hmmmm.

Eu teria antes comprado dois carros por 5k cada... sem créditos. E provavelmente a esta hora já teria o terreno comprado.

3k liquidos por mês não é nada do outro mundo. Verá que durante a obra, 3k gastam-se com uma facilidade incrivel em coisas que não tinha planeado. Acho o capital curto para já.

Tenham calma, pensem bem no que querem. Definam um tecto máximo, e comecem a dividir o valor pelas diferentes fases... e ver se ficam satisfeitos com aquilo que dá para fazer. Se não estiverem, esperem um pouco.

Não façam é a simples soma de, eu quero isto e isto e isto... nesse caso, não haverá limites. Devem definir o valor primeiro, e aquilo, que na vossa opinião vale uma casa (em tempo necessário para pagá-la). Há mais vida além da casa...

Para uma casa, é preciso ir passo a passo.
    E não andar na corda bamba... há uma doença ou imprevisto... e sem capital, é fácil cair no desespero. Hoje ganham isso, amanhã arrebenta um banco ou uma bomba nuclear, lá se vão os empregos, o rendimento... e as contas para pagar continuam... Calma.
    • eu
    • 14 outubro 2024

# 20

Colocado por: N Miguel Oliveira3k liquidos por mês não é nada do outro mundo.

O que dirá então a maior parte da classe média...
    Concordam com este comentário: Nostradamus

0.0179 seg. NEW