Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 14 outubro 2024

# 1

Colocado por: N Miguel OliveiraOra, a meu ver, o que distingue um apartamento duma casa é precisamente essa relação com o exterior.

Um exemplo para quem tem crianças: uma daquelas piscinas de PVC de 2000€ no jardim faz as delícias dos pequenos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Dias12
  1.  # 2

Colocado por: eu
    O que dirá então a maior parte da classe média...

Ainda existe?
  2.  # 3

Colocado por: euO que dirá então a maior parte da classe média...

Pois, não sei.
    Não vejo nenhum problema em sonhar com uma casa grande, terreno grande, bons carros, etc...
    Mas acho que há muito além da casa de do carro nesta vida, que nem sequer são bens materiais.
    Acho que há idades para tudo... e na posição do autor do tópico eu preocupar-me-ia mais em fazer coisas que são mais complicadas de fazer mais tarde... Viajar, conhecer outras coisas... ou criar o seu próprio negócio, investimentos, hobbies, etc etc... E quem sabe, se em vez de estarmos a falar de 3k, não estariamos a falar de 5 ou 6... maior disponibilidade de horários, fazer o que lhe apetecer, etc...

Pelo que, em parte, partilho da ideia de fazer uma casa mais contida, mais pragmática, mais barata... que dê margem para outras coisas além da casa. Ou pensar numa casa por fases. Não é muito comum, mas parece-me uma boa ideia.

Colocado por: euUm exemplo para quem tem crianças: uma daquelas piscinas de PVC de 2000€ no jardim faz as delícias dos pequenos.

Pois... eu de criança só queria saber do pátio, como montava as balizas... a "gincana" para andar de bicicleta... e aprender a soldar para fazer a mesa de ping pong, o skate, as mutações na bicicleta, o cesto de basket, etc etc... o tanque com aduelas de cimento, o jardim, correr com o cão, labirintos com os castelos de lenha, etc... Queria lá saber do interior da casa. Quanto maior, mais há para limpar, era o que pensava...
    Tudo isso não conseguia ter se vivesse num apartamento. Para mim essa é a maior diferença para uma casa. Agora o tamanho... hmmmm, é indiferente na minha opinião. Percebo perfeitamente que se queira fazer maior não havendo impedimento... mas acho isso secundário no caso de lotes mais pequenos.
    Mas lá está, mesmo nos grandes, 1000-2000m2, eu preferiria fazer destaque e apostar numa vivenda geminada, bifamiliar, propriedade horizontal, em banda ou assim, que me ajude a pagar a minha fracção... e a controlar melhor os gastos com manutenção a câmbio de partilhar algumas valências tipo estacionamento, jardins, piscina, etc etc... porque para mim isso não seria um inconveniente (antes pelo contrário). Vai de cada um.
  3.  # 4

Colocado por: eu

Um exemplo para quem tem crianças: uma daquelas piscinas de PVC de 2000€ no jardim faz as delícias dos pequenos.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

2000 €???
    Ofereci aos meus sobrinhos uma de 300 € do continente com 6 m de diametro e 80 cm de profundidade e nunca hei-de esquecer aquela tarde de verão em que a enchemos. A felicidade daqueles 2 pirralhos de 5 anos vale ouro. Ainda só tinha 10 cm de água e já estavam lá dentro a brincar com a mangueira.

Deve ir durar uns aninhos. Depois logo se vê o que se pode arranjar.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, eu, HideCode, Casa da Horta
  4.  # 5

É assim, na realidade tens de ter o terreno, e mais 30k. Pagas 5k de taxas, mais 25k para dares um boost aos trabalhos, e com um orçamento equilibrado para te capitalizar na fase da escavação/ montagem de estaleiro / estrutura, consegues dar a volta. Com 3k líquidos por mês, deixam te andar pelo 300kde construcao. Consegues construir bem nessa zona à volta dos 1250 Euros/m2. 1350 é aqui em baixo. Consegues 170m2 à vontade.

0.0135 seg. NEW