Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Já andei à procura, mas li várias coisas diferentes e algumas já com alguns anos qe podem estar desatualizadas.

Numa instalação elétrica de uma moradia, qual o número máximo de tomadas que se pode ter por circuito (por cada disjuntor de 16A)?
  2.  # 2

Recomendado: máximo de 8 tomadas. Mas é mesmo isso, uma recomendação. Na prática pode ter dúzias, o que não quer dizer que possa ter dúzias de aquecedores a trabalhar em simultâneo: o disjuntor limitará a corrente para níveis seguros, caso tudo o resto esteja executado em conformidade.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 10 outubro 2024

# 3

Pode ter as que quiser, mas quanto menos, melhor.
    • hangas
    • 10 outubro 2024 editado

# 4

Colocado por: Andre309Numa instalação elétrica de uma moradia, qual o número máximo de tomadas que se pode ter por circuito (por cada disjuntor de 16A)?

A recomendação é não exceder 8.

Isto para tomadas de uso geral (nos quartos, salas, etc).

Depois há as tomadas de uso exclusivo (forno, MLL, MLR, etc) que idealmente devem ser a únicas no circuito.
    Concordam com este comentário: Ruikode
      Screenshot 2024-10-10 at 18.04.27.png
  3.  # 5

Nos livros da RTIEBT do Gabinete, tinha uma nota manuscrita do tempo da certiel com a indicação de onde estava indicado NÃO DEVE devia ser interpretado como uma obrigação.

Mas se me perguntarem de cumpro à risca a limitação das 8 tomadas, por circuito? Não, mas depende de caso para caso
  4.  # 6

Há uns anos atrás um engenheiro disse-me que no máximo seriam 7 tomadas, isto numa bancada de cozinha.
  5.  # 7

Colocado por: BigmouseNos livros da RTIEBT do Gabinete, tinha uma nota manuscrita do tempo da certiel com a indicação de onde estava indicado NÃO DEVE devia ser interpretado como uma obrigação.

Mas se me perguntarem de cumpro à risca a limitação das 8 tomadas, por circuito? Não, mas depende de caso para caso

Esta recomendação das 8 tomadas no máximo já vem do tempo do RSIUEE de 1974.
    • eu
    • 11 outubro 2024 editado

# 8

Hoje em dia nenhum electricista decente poe mais que 5 tomadas num circuito.
  6.  # 9

Colocado por: euHoje em dia nenhum electricista decente poe mais que 5 tomadas num circuito.

Depende. Muitas vezes até se colocam 3 tomadas junto ao televisor para aparelhos que consomem uma ninharia - TV, box, consola...
    Concordam com este comentário: Participante
  7.  # 10

Como já foi referido, deverá depender da aplicação. Eu creio que para as situações mais usuais, a utilização de um circuito para divisão se aplica sem problema (e deverá ficar abaixo das 8 tomadas, normalmente), sendo que as áreas como cozinha, lavandaria ou zona técnica deverá cumprir com o previsto de um circuito para as cargas especificas (com as suas proteções próprias).
    Concordam com este comentário: eu, hangas, Participante
  8.  # 11

Exemplo concreto de que depende do uso (minha opinião)

Imaginando dois quadros com 5 tomadas cada um, utilizava 1 circuito para os dois quartos.

Cozinha com 8 tomadas de bancada, utilizava 2 circuitos
    • eu
    • 11 outubro 2024

# 12

cozinha é um caso especial. É aí que vai ter mais cicuitos.
  9.  # 13

Colocado por: eucozinha é um caso especial. É aí que vai ter mais cicuitos.

Aproveitando esta frase, supondo que a cozinha (+ despensa/Zonta técnica) é a divisão mais distante do QE principal, fará sentido ter um quadro parcial na despensa para todos os circuitos da cozinha+zona tecnica?
    Assim, em vez de ter n condutores entre estas divisões e o QE, bastariam 3 condutores mais grossos (fase, neutro, terra) entre o parcial e o principal?
  10.  # 14

É como tenho. Tenho um quadro na lavandaria, que alimenta tomadas da cozinha, tomadas e iluminação da lavandaria e garagem.

Tenho uma cabo xv 5G6mm2, protegido com disjuntor 32A. Se utilizar alimentação trifásica deverá instalar disjuntor de 4 polos

Colocado por: jpmassena

Aproveitando esta frase, supondo que a cozinha (+ despensa/Zonta técnica) é a divisão mais distante do QE principal, fará sentido ter um quadro parcial na despensa para todos os circuitos da cozinha+zona tecnica?
    Assim, em vez de ter n condutores entre estas divisões e o QE, bastariam 3 condutores mais grossos (fase, neutro, terra) entre o parcial e o principal?
  11.  # 15

.
      Captura de ecrã 2024-10-11 175651.png
      Captura de ecrã 2024-10-11 175718.png

0.0149 seg. NEW