a) Observa as normas legais e regulamentares aplicáveis, designadamente ___________ (i);
b) Está conforme com os planos municipais ou intermunicipais de ordenamento do território
aplicáveis à pretensão, bem como com ___________.
(i) Discriminar, designadamente, as normas técnicas gerais e específicas de construção, o alvará de loteamento ou a informação prévia, quando aplicáveis, bem como justificar de forma fundamentada os motivos da não observância das normas técnicas e regulamentares, nos casos previstos no n.º 5 do artigo 10.º RJUE.
(j) Indicar a licença de loteamento ou informação prévia, quando aplicável.
Colocado por: Pedro BarradasExistem numa 1 fase 3 termos a entregar...
Leia lá bem o que é exigido para o autor do projecto de arquitectura e de acessibilidades e o que é exigido para o coordenador de projecto.
Não se esqueça do estudo acústico.
Colocado por: Nando-borboletaE quanto sei, pode-se fazer um TR com ambos autor/coordenador numa só folha, segundo algumas minutas de algumas camaras municipais.
Colocado por: Pedro Barradas
Deve ser invenção...
Colocado por: marco1Nando nando
em Portugal o que se faz nestes casos é ir ao balcão da sua camara e lá a senhora diz-lhe logo que o termo tem de referir o dl x, o y e se for caso de um loteamento, o numero do alvará e quantos termos tem de apresentar e tá a andar.
sabe que neste retangulo cada camara tem os seus "compliques" ou "facilites"
por aqui é irrelevante estarem a dizer-lhe quais os decretos, regulamentos camarários, pdm etc etc
Colocado por: Pedro BarradasO colega Nando só tem de usar o modelo constante da portaria.
Pode igualmente pedir ajuda/ esclarecimentos à Ordem - Pratica profissional.
O termo mencionado parece ser para quando exista PiP aprovado... É o seu caso?
Colocado por: Gabinete OPSe é para o termo de responsabilidade de arquitectura e cumpriu tudo não necessita de mencionar os regulamentos, veja a alínea j.
Colocado por: Nando-borboletaBoas, sou arquitecto jovem.qual dos termos é?
Estou a licenciar uma cabana existente num terreno meu. A parte da arquitectura e cumprimento de leis eu sei, mas nunca assinei termo de responsabilidade pois sempre trabalhei para um escritório onde essa parte nao me competia. A primeira parte do termo, sei preencher, mas a última onde pede para:
Aqui não entendo muito bem. Poderiam-me dar exemplos concretos do que escrever aqui? Eu cumpri as leis ao desenhar a cabana, tenho de descriminar todas? Dizer que segue o PDM, RGEU, Acessibilidades etc? ou ser mais específico ainda?
(Segundo a Portaria n.º 71-A/2024)https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/71-a-2024-853867971
Será que basta escrever "Observa as normas legais e regulamentares aplicáveis e está conforme com os planos municipais ou intermunicipais de ordenamento do território aplicáveis à pretensão." visto que cumpre tudo?
Obrigado pelo apoio, (infelizmente isto não se aprende na faculdade)
Fernando
Colocado por: antonylemosqual dos termos é?
para o de coordenação tens de especificar quais os regulamentos e leis que está a cumprir. e numa CM perto de mim também querem os regulamentos e legislação das especialidades.
Colocado por: Nando-borboletanomeadamente apenas segue: RGEU, PDM da camara em questao e Codigo Civil (uma alinea especifica) (e para o TR das acessibilidades o dl 162/2006)... tb tem de por isso no termo de coordenador..
mas isto é referido na memoria descritiva.
Colocado por: antonylemos.. tb tem de por isso no termo de coordenador..
e certamente nao serão apenas esses regulamentos. RMOU.. SCIE .. e por aí fora
Colocado por: Nando-borboletarmuedepnde...