Colocado por: dmanteigasGosto desta forma de orcamentar! :D
Colocado por: bencross26Em geral, o projeto vai de encontro às nossas instruções e necessidades
Colocado por: bencross26mas se for o caso preciso de ter uma conversa bem séria com o arquiteto, porque não foi nada disso que pedi
Colocado por: zedasilva
Mas duvidam que muitos orçamentos são feitos assim?
Colocado por: marco1tem de tentar virar a suite ( o quarto em si) mais para sul, deixe a wc como está virada para sul mas a ocupar pouco a frente sul.
cuidado com envidraçados grandes a poente, com o sol de chapa vai passar quase toda a tarde com os estores corridos e lá se vai a vista :)
Colocado por: bencross26
É uma ótima sugestão, vou ponderar essa hipótese com o arquiteto. Quanto às janelas a poente, é verdade, a minha casa atual também está virada a poente e quase todos os fins de tarde é preciso puxar pela cortina... Mas a vista do pôr do sol é bem bonita, são escolhas que temos de fazer :)
Tudo somado, inclino-me mais para esta segunda planta, com reformulação da suite e redução de algumas áreas (designadamente passar os quartos para 15m2 e tirar qualquer coisa ao open space). Idealmente queria a área total na casa dos 230, 235m2 no máximo para não esticar demasiado o orçamento. Já estou mentalizado para deixar cair a piscina, mas ainda assim espero que os 400k cheguem, caso contrário só me restará deitar o projeto fora e seguir em frente. Enfim, quando tiver uma nova versão da planta pronta virei cá partilhar.
Obrigado,
B
Colocado por: Pedro BarradasEstive a fazer um corte e costura na sua planta.
mobilei... para ter noção das áreas e zonas de influencia -pode diminuir bastante a área de construção, simplificar a arquitetura sem perder função (alias acho que tem mais utilização).
Assim já deve conseguir alcançar o budget.
a azul representa o polígono original ocupada pela áreas encerradas.
Revi a profundidade das palas face a utilização exterior/ interior. diminui bastante as áreas em consola.
No piso +1, nem sei para que quer as varandas, mas ainda assim ficaram - Estão mais contidas.
Sobrepus as áreas encerradas o mais possível entre o piso 0 e +1.
Boa sorte.
Colocado por: dmanteigas
Já pediu orçamentos?
Colocado por: bencross26Ainda não, queria fechar primeiro uma planta que fosse do meu agrado, mas vou já começar a fazer contactos exploratórios. O arquiteto diz-me que a casa se faz por 350k (iva incluído) mas tendo em conta o que se lê aqui no fórum parece-me que está a ser muito otimista...
Se o seu arquiteto e dessa zona, certamente que conhece melhor a realidade dai que a malta do forum. Portugal e muito assimetrico. Se ele diz que e possivel entao e porque certamente ai na area deve conhecer quem faca. Ja lhe pediu recomendacoes de empreiteiros? Ate pode ter uma boa surpresa na fase de orcamentacao.
Como vi tanta preocupacao em cortar, pensei que ja tinha pedido orcamentos previos e os valores vieram completamente desfasados. Mas pelos vistos nao sera o caso.
Colocado por: bencross26Não, a preocupação é mesmo paranóia por ter lido tantas experiências negativas aqui no fórum (e não só) :D em todo o caso, sou da opinião que se for possível reduzir áreas devemos fazê-lo... a 1500 euros o m2, 10 ou 15 metros não fazem muita falta e compram muita coisa.
Colocado por: dmanteigas10m2 de corredor vs 10m2 de casa de banho tem um preco diferente