Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: dmanteigasGosto desta forma de orcamentar! :D

Mas duvidam que muitos orçamentos são feitos assim?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, DAC
  2.  # 2

Colocado por: bencross26Em geral, o projeto vai de encontro às nossas instruções e necessidades

Colocado por: bencross26mas se for o caso preciso de ter uma conversa bem séria com o arquiteto, porque não foi nada disso que pedi

então?!
  3.  # 3

já prefiro não comentar
    apenas espero que isso seja apenas ainda um estudo muito previo.
  4.  # 4

Olá a todos, muito obrigado pelas vossas respostas e sugestões.

Tenham a bondade de considerar também esta proposta, que é muito próxima da anterior, mas em que a garagem fica ao lado da entrada.

Já agora, acham que em termos de custos de construção, existiria uma diferença significativa entre uma e a outra? Ou iria dar mais ou menos ao mesmo?

Bom fim de semana a todos,
    B
      Captura de ecrã 2024-10-12 112222.png
      Captura de ecrã 2024-10-12 112149.png
  5.  # 5

Parece-me demasiado curto a profundidade do parqueamento coberto.
    Quer mesmo a suite/ Q. vestir/ IS assim? leu o meu comentário anterior?
    Prefiro esta proposta.
    O custo deve ser muito equivalente. Esta parece-me mais funcional e com melhor aproveitamento das áreas.
    Necessita de varandas utilizáveis ao nível do piso +1? O ideal seria que o envelope habitável no piso superior, também tenha correspondência sobre o envelope habitável do piso 0. Simplifica a obra e evita problemas com as pontes termicas.
  6.  # 6

essa sala é uma barbaridade, mas precisa de ser mobilado para se ver bem, parece-me um exagero esses envidraçados enormes nos quartos e janelas e janelinhas por todo lado. quem vai limpar aquele envidraçado alto na caixa de escadas? os pássaros?. e porque razão existe uma porta no closet? o local da banheira não gosto..
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  7.  # 7

a relação da escada com o resto melhorou
    isso com trabalho ponderação racionalização pode ir melhorando
    como já foi dito tem de dar uma volta á suite, nada daquilo faz sentido, ter um closet e wc servido por uma varanda e estarem os dois assim tão fechados á varanda, equacione meter o closet e wc entre a suite e o outro quarto, libertando assim duas frentes para a varanda do quarto da suite em si.
  8.  # 8

Concordo com os vossos comentários sobre a suite, de facto não faz sentido como está.

A minha ideia seria passar o closet para o outro lado, ficando entre a suite e o outro quarto. A casa de banho ficava onde está, mas "rodava-a" 90º (de modo a que a janela que está para sul ficava virada para poente). Acham que faz sentido?

Abraços
  9.  # 9

Colocado por: zedasilva
    Mas duvidam que muitos orçamentos são feitos assim?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Não me espanta.

Mas isso só resulta para quem tem tanto trabalho que nao quer ganhar mais obras a não ser que sejam um roubo.
  10.  # 10

tem de tentar virar a suite ( o quarto em si) mais para sul, deixe a wc como está virada para sul mas a ocupar pouco a frente sul.
    cuidado com envidraçados grandes a poente, com o sol de chapa vai passar quase toda a tarde com os estores corridos e lá se vai a vista :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

Colocado por: marco1tem de tentar virar a suite ( o quarto em si) mais para sul, deixe a wc como está virada para sul mas a ocupar pouco a frente sul.
    cuidado com envidraçados grandes a poente, com o sol de chapa vai passar quase toda a tarde com os estores corridos e lá se vai a vista :)
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

É uma ótima sugestão, vou ponderar essa hipótese com o arquiteto. Quanto às janelas a poente, é verdade, a minha casa atual também está virada a poente e quase todos os fins de tarde é preciso puxar pela cortina... Mas a vista do pôr do sol é bem bonita, são escolhas que temos de fazer :)

Tudo somado, inclino-me mais para esta segunda planta, com reformulação da suite e redução de algumas áreas (designadamente passar os quartos para 15m2 e tirar qualquer coisa ao open space). Idealmente queria a área total na casa dos 230, 235m2 no máximo para não esticar demasiado o orçamento. Já estou mentalizado para deixar cair a piscina, mas ainda assim espero que os 400k cheguem, caso contrário só me restará deitar o projeto fora e seguir em frente. Enfim, quando tiver uma nova versão da planta pronta virei cá partilhar.

Obrigado,
    B
  12.  # 12

Estive a fazer um corte e costura na sua planta.
    mobilei... para ter noção das áreas e zonas de influencia -pode diminuir bastante a área de construção, simplificar a arquitetura sem perder função (alias acho que tem mais utilização).

Assim já deve conseguir alcançar o budget.
    a azul representa o polígono original ocupada pela áreas encerradas.
    Revi a profundidade das palas face a utilização exterior/ interior. diminui bastante as áreas em consola.
    No piso +1, nem sei para que quer as varandas, mas ainda assim ficaram - Estão mais contidas.
    Sobrepus as áreas encerradas o mais possível entre o piso 0 e +1.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: marco1, desofiapedro
      Captura de ecrã 2024-10-13 103047.png
  13.  # 13

Colocado por: bencross26

É uma ótima sugestão, vou ponderar essa hipótese com o arquiteto. Quanto às janelas a poente, é verdade, a minha casa atual também está virada a poente e quase todos os fins de tarde é preciso puxar pela cortina... Mas a vista do pôr do sol é bem bonita, são escolhas que temos de fazer :)

Tudo somado, inclino-me mais para esta segunda planta, com reformulação da suite e redução de algumas áreas (designadamente passar os quartos para 15m2 e tirar qualquer coisa ao open space). Idealmente queria a área total na casa dos 230, 235m2 no máximo para não esticar demasiado o orçamento. Já estou mentalizado para deixar cair a piscina, mas ainda assim espero que os 400k cheguem, caso contrário só me restará deitar o projeto fora e seguir em frente. Enfim, quando tiver uma nova versão da planta pronta virei cá partilhar.

Obrigado,
    B

Já pediu orçamentos?
  14.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasEstive a fazer um corte e costura na sua planta.
    mobilei... para ter noção das áreas e zonas de influencia -pode diminuir bastante a área de construção, simplificar a arquitetura sem perder função (alias acho que tem mais utilização).

Assim já deve conseguir alcançar o budget.
    a azul representa o polígono original ocupada pela áreas encerradas.
    Revi a profundidade das palas face a utilização exterior/ interior. diminui bastante as áreas em consola.
    No piso +1, nem sei para que quer as varandas, mas ainda assim ficaram - Estão mais contidas.
    Sobrepus as áreas encerradas o mais possível entre o piso 0 e +1.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário:marco1
      Captura de ecrã 2024-10-13 103047.png

Bom dia, Pedro

Muito obrigado pela sua sugestão, é muito simpático da sua parte! Estou plenamente de acordo que se pode reduzir bastante as áreas, de facto ter a mobília ajuda muito a perceber a dimensão dos espaços (nem percebo o porquê de o arquiteto não o ter feito...). O open space pode ser substancialmente reduzido, os quartos também, e até os WC que só têm chuveiro parecem-me muito grandes, diria que no mínimo ainda se tira uns bons 15m2 de casa. Quanto às varandas, percebo o seu ponto, é daquelas coisas que é mais fetiche do que necessidade, bem sei, mas idealmente gostaria de as manter ainda que numa versão mais contida.

Colocado por: dmanteigas

Já pediu orçamentos?

Ainda não, queria fechar primeiro uma planta que fosse do meu agrado, mas vou já começar a fazer contactos exploratórios. O arquiteto diz-me que a casa se faz por 350k (iva incluído) mas tendo em conta o que se lê aqui no fórum parece-me que está a ser muito otimista...

Abraços
  15.  # 15

Colocado por: bencross26Ainda não, queria fechar primeiro uma planta que fosse do meu agrado, mas vou já começar a fazer contactos exploratórios. O arquiteto diz-me que a casa se faz por 350k (iva incluído) mas tendo em conta o que se lê aqui no fórum parece-me que está a ser muito otimista...

Se o seu arquiteto e dessa zona, certamente que conhece melhor a realidade dai que a malta do forum. Portugal e muito assimetrico. Se ele diz que e possivel entao e porque certamente ai na area deve conhecer quem faca. Ja lhe pediu recomendacoes de empreiteiros? Ate pode ter uma boa surpresa na fase de orcamentacao.
    Como vi tanta preocupacao em cortar, pensei que ja tinha pedido orcamentos previos e os valores vieram completamente desfasados. Mas pelos vistos nao sera o caso.
  16.  # 16

Se o seu arquiteto e dessa zona, certamente que conhece melhor a realidade dai que a malta do forum. Portugal e muito assimetrico. Se ele diz que e possivel entao e porque certamente ai na area deve conhecer quem faca. Ja lhe pediu recomendacoes de empreiteiros? Ate pode ter uma boa surpresa na fase de orcamentacao.

Concordo com a sua perspetiva, mas prefiro estar preparado para o pior e ter uma agradável surpresa do que o contrário ;)

Como vi tanta preocupacao em cortar, pensei que ja tinha pedido orcamentos previos e os valores vieram completamente desfasados. Mas pelos vistos nao sera o caso.

Não, a preocupação é mesmo paranóia por ter lido tantas experiências negativas aqui no fórum (e não só) :D em todo o caso, sou da opinião que se for possível reduzir áreas devemos fazê-lo... a 1500 euros o m2, 10 ou 15 metros não fazem muita falta e compram muita coisa.
  17.  # 17

Colocado por: bencross26Não, a preocupação é mesmo paranóia por ter lido tantas experiências negativas aqui no fórum (e não só) :D em todo o caso, sou da opinião que se for possível reduzir áreas devemos fazê-lo... a 1500 euros o m2, 10 ou 15 metros não fazem muita falta e compram muita coisa.

Eu tambem tenho uma 'paranoia' com areas desperdicadas e concordo a 200% na ideia de querer reduzir areas que nao facam sentido ao maximo.
    No entanto, o preco m2 nesses casos nao me parece uma metrica muito valida. 10m2 de corredor vs 10m2 de casa de banho tem um preco diferente. Podes estar a cortar 10m2 de corredores para poupar 5 mil euros...
  18.  # 18

Colocado por: dmanteigas10m2 de corredor vs 10m2 de casa de banho tem um preco diferente

Verdade mas aquando da orçamentação, o empreiteiro não vai fazer essa diferença.
    No limite orçamenta anexos e garagens mais baratos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0232 seg. NEW