Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá. Vivo numa zona rural e a minha tensão máxima é de 10 kVA. Estou a fazer um novo projeto e a aumentar o tamanho da casa e pedi a tensão máxima de 40,1 kVA.

A E-Redes respondeu-me que tenho de lhes fornecer uma área de 9m2 onde vão colocar o posto de transformação.

Alguém sabe mais ou menos:
    1. Que tamanho é suposto ter essa coisa?
    2. Quanto é que normalmente custa para o cliente?
    3. Quanto tempo é que normalmente demora ? Trata-se de um processo burocrático longo? Ou é algo normal que se faz rapidamente?

Muito obrigado
  2.  # 2

Perguntar ao eng electrotécnico responsável pelo projecto de instalações eléctricas. Para essa potência é obrigatório projeto. Tira logo todas as dúvidas aplicáveis ao seu local.
  3.  # 3

Obrigado. Já tenho um projeto aprovado, mas não menciona o requisito de poste. O engenheiro não é muito comunicativo, por isso queria saber a experiência do fórum
  4.  # 4

Eu acho estranho não proporem um PT áereo... sendo uma zona rural.
  5.  # 5

Cumpre realçar que o artigo 123.º do Regulamento de Relações Comerciais dos setores elétrico e do gás (RRC) determina que em Portugal continental, o operador de rede pode solicitar ao requisitante da ligação que disponibilize um local adequado para a instalação de um posto de transformação sempre que a potência requisitada exceda:
    a) 20 kVA em localidades em que a potência média por posto de transformação seja menor ou igual a 100 kVA;
    b) 50 kVA em localidades em que a potência média por posto de transformação seja superior a 100 kVA e igual ou inferior a 400 kVA;
    c) 100 kVA em localidades em que a potência média por posto de transformação seja superior a 400 kVA.

https://e-redes.opendatasoft.com/explore/dataset/postos-transformacao-distribuicao/mapa/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: quick-baboon, Dias12
  6.  # 6

Colocado por: Pickaxehttps://e-redes.opendatasoft.com/explore/dataset/postos-transformacao-distribuicao/mapa/

Obrigado
    De acordo com este mapa, vejo que existem 2 estações na minha zona. Uma de 100 kVA e outra de 50 kVA.

Portanto, se bem entendi, isso significa que estou no limiar inferior e que me podem pedir para colocar um transformador em qualquer potência superior a 20 kVA?

Perguntei ao meu arquiteto sobre o assunto e ele disse-me que este tipo de equipamento é muito caro e que o último orçamento que recebeu foi de 35 000 euros.
  7.  # 7

Um PT é sempre dos 30k para cima...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: quick-baboon
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasUm PT é sempre dos 30k para cima...

A este preço, e considerando que me podem pedir para colocar um para qualquer potência superior a 20 kVA, não faria sentido colocar painéis solares/baterias e aumentar a potência com a minha própria energia?
  9.  # 9

E precisa de tanta potência elétrica?
    10.35kVA não chega? o aumento de casa não é sinónimo de necessidade de aumento da potencia elétrica.

ou até mesmo 13.8kVA... Necessita de ter energia trifásica?
    auto consumo é sempre boa ideia, em particular se tiver maquinas a funcionar todos os dias durante o horário solar.
  10.  # 10

10,35 kVA não é de todo suficiente para mim atualmente. É o que tenho atualmente em 3 fases.

Estou a construir 300 m2 divididos em 3 unidades / casas. Mas talvez não precise de 40,1 kVA e 27 kVA serão suficientes.

É uma pena estar limitado desta forma...

Vou falar com o engenheiro
  11.  # 11

Colocado por: quick-baboon10,35 kVA não é de todo suficiente para mim atualmente. É o que tenho atualmente em 3 fases.

Pois mas isso acaba por ter pouca potencia disponível por fase... dá uns miseros 3.45kVA!!!
  12.  # 12

Colocado por: quick-baboonVou falar com o engenheiro

É o melhor.
  13.  # 13

Colocado por: quick-baboon10,35 kVA não é de todo suficiente para mim atualmente. É o que tenho atualmente em 3 fases.

se calhar o problema de fundo é esse.
    Na volta se calhar até ficava melhor servido com os 10.35kVA em monofasico, sendo possivel.
  14.  # 14

mas dependendo da zona pode pensar em algo renovável para apoio e suporte de potencia com base solar e ou eólica com baterias que aumentavam a potencia disponível em determinados horarios.
  15.  # 15

Deverá ser idêntico ao apresentado na imagem abaixo.

Orçamento entre os 25k€ e os 30k€
    Prazo de execução 6 a 12meses.
      Screenshot_2024-10-11-21-23-25-850_com.android.chrome-edit.jpg
  16.  # 16

Colocado por: BigmouseDeverá ser idêntico ao apresentado na imagem abaixo.

e para isso exigem uma desafectação de 9m2?
  17.  # 17

Não estou a ver a necessidade de se construir um monobloco, mas vindo a E-redes já não digo nada. Mas nesse caso seria necessário mais espaço. E os custo superiores.

Para o pt aereo ainda se tem de deixar espaço na envolvente para manobras e junto a via pública.

Colocado por: Pedro Barradas
    e para isso exigem uma desafectação de 9m2?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, quick-baboon
      Screenshot_2024-10-12-11-16-11-794_com.google.android.apps.docs.jpg
      Screenshot_2024-10-12-11-17-30-834_com.google.android.apps.docs.jpg
      IMG_20241012_112315.jpg
  18.  # 18

Colocado por: BigmouseOrçamento entre os 25k€ e os 30k€

Acho que é isto que não nos dizem quando compramos um terreno numa propriedade rural!

De qualquer modo, vou pedir um orçamento, mas se os custos rondarem este valor, então prefiro investir num sistema solar muito bom + baterias e ser autossuficiente

Obrigado !
  19.  # 19

porque na grande parte das vezes não necessita.

Colocado por: quick-baboonAcho que é isto que não nos dizem quando compramos um terreno numa propriedade rural!

mas o pior é você ter de pagar o PT, dá-lo à E-redes e depois eles podem fornecer outros clientes
    Concordam com este comentário: quick-baboon

0.0202 seg. NEW