Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Nos orçamentos que pedi para a estrutura de uma moradia, solicitei para indicarem o preço separado da escavação necessário no arranque da obra para que fosse possível efetuarem as fundações e restante estrutura.
    Pelo que me explicaram existem vários métodos construtivos, uns deles apenas retiram a terra em maior profundidade para as fundações das sapatas/pilares e apenas nesse locais, neste caso o projecto indica 1 metro da cota atual, já na restante área de implantação apenas retiram o necessário, outro retiram tudo á cota mais baixa e depois repõem novamente um grande volume de terra, e ainda podem ser utilizados outros métodos intermédios a estes.
    Sendo uma moradia sem cave implementada no terreno plano que que vai ficar o r/c á mesmo cota da estrada, como está atualmente o terreno, assim o projeto indica para efetuar as fundações a profundidade normal para este casos.
    O terreno não é duro, nem tem rocha, sei por que vi a escavação construção do lado, não é necessário corte de estrada, o acesso é fácil, o aterro é relativamente perto, o terreno está limpo, ou seja sem vegetação e sem ou outros resíduos já que o terreno em causa fazia parte de uma quinta agrícola e mesmo depois de urbanizado continuou a servir de horta.

Assim foi pedir orçamento para só escavação das fundações e carga e transporte para vazadouro autorizado e licenciado para o pior cenário, para as empresas dessa especialidade indicado para retirarem todo o volume de terra necessária indicado um valor ligeiramente superior ao necessário para o pior senário e posteriormente reporem uma parte.

Sei que a terra até é de boa qualidade para agricultura e provavelmente como foi dito por dos donos dessa empresa que as terras de boa qualidade nem entram do vazadouro autorizado porque são aproveitadas para jardins de outras obras onde os solos são de pior qualidade, mais isso é um problema da empresa.
    De referir que essa empresas é normal terem preços tabeladas.

Se 1m de profundidade x 100m2 dá 100m3 de terras, o edifício tem uma área de implantação 86m2, não em piscina, portanto 100m3 é um volume de terras superior ao pior senário, e para espanto meu os preços dessa fase foi me pedido quase 3 vezes menos do que todos os orçamentos que recebi para esse efeito em conjunto com a construção da estrutura, ou seja menos 2 a 3 mil euros de diferença, de referir que ambos os custo conta com a reposição de 50% da terra retida ao cuidado da empresa que vai remover as terras.

Estranho esta forma de ganhar dinheiro enganado os DO sem terem esse trabalho.

A minha aventura neste projecto começa assim, claro assim dá perceber como me foi aconselhado, que a forma mais econômica de construir, com qualidade e sem adiantar dinheiro é o DO fazer o papel de Director de obra em todas as fases, ou seja contratar todas as empreitadas em separado e assim elimina-se todas as margens não justificadas.
    Importante ter uma boa fiscalização e com o arquiteto também no terreno, aqui é onde não estou a poupar!
  2.  # 2

Eu avaliei o orçamento no total, isto é o valor final.
    Para ter noção só demolir uma ruina grande a diferença entre orçamentos eram 5k...
    Pode tentar negociar ponto a ponto mas não deve ter muita sorte
  3.  # 3

Deixo a minha experiência, tinha grandes escavações a fazer e umas pequenas demolições.

Os orçamentos iniciais eram todos muito puxados, feitos a olho grosso.

Meti-me a caminho, falei com empresas de escavações, no final encontrei uma que me deu confiança, tinha local para depósito de terras limpas sem custo de vazadouro, os entulhos foram para vazadouro,apenas paguei o transporte e a taxa de descarga.

Tinha também um telheiro com fibrocimento, adjudiquei a uma empresa especializada, fez tudo direitinho.

Foi um bom negócio para ambos, eu paguei o justo e eles ganharam o deles.

A minha opinião, vale sempre a pena procuramos soluções, repartir as sub-empreitadas. O nosso tempo custa-nos tempo mas não nos custa dinheiro.
    Concordam com este comentário: HideCode
  4.  # 4

É a realidade que temos. Essas 'empresas de empreitada', vem vez de optimizarem os seus procedimentos e passarem essas vantagens para o cliente final (ou, pelo menos, não cobrarem mais do que custaria ao cliente a contratação isolada do serviço), aproveitam para meterem ainda uma boa margem em cima.

E no fim de tudo ainda corremos o risco de ficar mal servidos, ou de fugirem com o dinheiro adiantado...

Se não tiver pressa, se tiver tempo disponível, e quiser meter-se nesses trabalhos, é a forma de poupar uma boa quantia (e por vezes garantir que tudo é bem feito).

Boa sorte!
  5.  # 5

Colocado por: jorgemlflorencioSe não tiver pressa, se tiver tempo disponível, e quiser meter-se nesses trabalhos, é a forma de poupar uma boa quantia (e por vezes garantir que tudo é bem feito)

Se não perceberem nada de construção, não é por estarem a olhar que vai ficar bem feito.

A não ser que andem regularmente a postar a evolução no fórum, para outros opinarem.
    Concordam com este comentário: Marco nunes
  6.  # 6

Colocado por: Varejote

Se não perceberem nada de construção, não é por estarem a olhar que vai ficar bem feito.

A não ser que andem regularmente a postar a evolução no fórum, para outros opinarem.

Não estou a falar de ser fiscal, mas de "contratar com mais pormenor". Acredito que só por aí já se pode ser mais bem servido.
  7.  # 7

Colocado por: FTavaresEstranho esta forma de ganhar dinheiro enganado os DO sem terem esse trabalho.

Explique lá onde é que o dono de obra é enganado, que eu não percebi nada do seu problema.
  8.  # 8

No seu orçamento tinha o valor para os trabalhos de implantação da obra?
    Provavelmente esse custo estava incluído na rubrica da escavação.
    Ao retirar da empreitada a escavação, não irá o empreiteiro acrescentar o custo dos trabalhos de implantação?
  9.  # 9

Qual será o valor justo para os custos do lado do empreiteiro que subcontrata esta atividade?

Para marcar a obra, definir cotas, acompanhar os trabalhos? 1.000€, 3.000€, 10.000€?

Acho interessantes alguns comentários por aqui… de quem não paga as contas!
    Concordam com este comentário: Marco nunes

0.0159 seg. NEW