Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: salapismoNão me parece que tenha tido um tratamento especial e o meu arquitecto foi comigo ver o terreno, fez-me um pré-projecto para esse terreno, e eu não paguei nada, nem assinei um contrato para que ele fizesse isso. Depois de ver o pré-projecto e apesar de precisar de ser trabalhado para ficar do meu agrado, comprei o terreno.

e se você não gostasse e fosse procurar outro arquitecto? não pagava nada? não acho isso correcto da parte do seu arquitecto e da sua parte também, é que ir ver terreno e fazer um pré projecto é bem diferente.
    mesmo porque por vezes ir ver terreno acompanhar clientes às câmaras e depois vão ter com outras pessoas, sem dizer nem um obrigado, já é muito má atitude.
  2.  # 42

Colocado por: salapismoNão me parece que tenha tido um tratamento especial e o meu arquitecto foi comigo ver o terreno, fez-me um pré-projecto para esse terreno, e eu não paguei nada, nem assinei um contrato para que ele fizesse isso. Depois de ver o pré-projecto e apesar de precisar de ser trabalhado para ficar do meu agrado, comprei o terreno. E digo-lhe desde já que aquilo que o arquitecto me apresentou era muito diferente daquilo que eu tinha idealizado e após umas pequenas alterações ficou fantástico (pelo menos para mim e para a minha esposa), ou seja, não se prenda muito a um esquema de distribuição, e fale com um arquitecto. Eles têm ideias que nunca nos passam pela cabeça, acredite.

P.S. Olhe que eu não sou arquitecto, nem tenho nenhum na família, por isso não estou aqui a tentar vender o meu peixe, estou só a dar uma opinião de alguém que já passou pelo mesmo que está a passar.

Boa sorte para seu projecto.

Pois se calhar tem razão, o meu dilema é que eu não ando à procura de terreno, é aquele terreno ou não é, por isso é que acho que não devo me comprometer com nenhum arquitecto, depois imagine que as condições do terreno não permite as áreas que pretendo. Despacho o homem? olha vá lá a sua vida e desculpe o incómodo, por outro lado gastar dinheiro e não obter nada tambem é coisa que não me agrada.
  3.  # 43

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: salapismoNão me parece que tenha tido um tratamento especial e o meu arquitecto foi comigo ver o terreno, fez-me um pré-projecto para esse terreno, e eu não paguei nada, nem assinei um contrato para que ele fizesse isso. Depois de ver o pré-projecto e apesar de precisar de ser trabalhado para ficar do meu agrado, comprei o terreno.

e se você não gostasse e fosse procurar outro arquitecto? não pagava nada? não acho isso correcto da parte do seu arquitecto e da sua parte também, é que ir ver terreno e fazer um pré projecto é bem diferente.
    mesmo porque por vezes ir ver terreno acompanhar clientes às câmaras e depois vão ter com outras pessoas, sem dizer nem um obrigado, já é muito má atitude.

Não deixo de concordar com o Fernando. Um ante-projecto ou um estudo prévio equivale uns 10 a 20% dos honorários de um projecto de arquitectura.
    Ver o terreno e verificar a viabilidade de projecto é uma coisa, fazer um estudo prévio, é outra.

Com certeza que, antes do arquitecto lhe fazer o estudo prévio que lhe pediu os honorários para o projecto, ou não?
  4.  # 44

Aconselhava-o a pegar numa fita métrica, ir ao terreno e marcar no mesmo a implantação da casa.... depois tentava imaginar a casa (estrutura) e se ficava bem....
    Se sim, avançava com o arquitecto.
    Se não, esquecia esse terreno e nunca mais lá passava :-)

Já agora, e por curiosidade, podia colocar aqui o projecto aprovado para esse terreno?
    A ideia é, pegar no projecto exsitente e ver até que ponto se pode melhorar e ir ao seu encontro....
  5.  # 45

Colocado por: mafgodAconselhava-o a pegar numa fita métrica, ir ao terreno e marcar no mesmo a implantação da casa.... depois tentava imaginar a casa (estrutura) e se ficava bem....
    Se sim, avançava com o arquitecto.
    Se não, esquecia esse terreno e nunca mais lá passava :-)

Já agora, e por curiosidade, podia colocar aqui o projecto aprovado para esse terreno?
    A ideia é, pegar no projecto exsitente e ver até que ponto se pode melhorar e ir ao seu encontro....

Poder até podia, mas se calhar não devo. Ainda por cima a dizer mal imagine que o dono do projecto passa por aqui cai mal não é?
  6.  # 46

hfviegas
    Se tem oportunidade de fazer um novo projecto, faça-o... não retalhe o antigo pois, se não gosta desse, não vai gostar nunca...
    • Ed-l
    • 10 março 2010

# 47

hfviegas
    Aproximadamente há um ano procurava terreno para construir, e em vários que visitei havia sempre condicionantes ( preço, envolvente, localização, etc) quando encontrei o terreno que adquiri o único defeito que encontrei foi a largura (15m) a 1ª coisa que fiz foi levar lá um arquitecto que é meu familiar e que iria projectar a casa, depois de falarmos do programa este não viu impedimento para o negócio, o negócio realizou-se.
    Entretanto fez-se um estudo prévio que não avançou por razões profissionais dele, ao contactar novo arquitecto manteve-se o programa e novamente a casa foi adaptada ás condicionantes (largura) e o projecto surpreendeu-me a mim e á minha esposa.
    O conselho que lhe dou é que não condicione o arquitecto deixe-o trabalhar a planta e as fachadas, transmita-lhes apenas o programa e o seu modo de vida, afinal está a pagar a criatividade e não apenas uns desenhos técnicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, bhp | arq, pardal asmatico, P+V
  7.  # 48

Colocado por: Ed-lhfviegas
    Aproximadamente há um ano procurava terreno para construir, e em vários que visitei havia sempre condicionantes ( preço, envolvente, localização, etc) quando encontrei o terreno que adquiri o único defeito que encontrei foi a largura (15m) a 1ª coisa que fiz foi levar lá um arquitecto que é meu familiar e que iria projectar a casa, depois de falarmos do programa este não viu impedimento para o negócio, o negócio realizou-se.
    Entretanto fez-se um estudo prévio que não avançou por razões profissionais dele, ao contactar novo arquitecto manteve-se o programa e novamente a casa foi adaptada ás condicionantes (largura) e o projecto surpreendeu-me a mim e á minha esposa.
    O conselho que lhe dou é que não condicione o arquitecto deixe-o trabalhar a planta e as fachadas, transmita-lhes apenas o programa e o seu modo de vida, afinal está a pagar a criatividade e não apenas uns desenhos técnicos.

Estas pessoas agradeceram este comentário:marco1

Obrigado pelos conselhos, mas quandos diz programa e modo de vida, refere-se a quê propriamente, o meu raciocionio para a moradia é o seguinte:

Não esquecer que temos de ter sempre em conta mais área de contrução mais custos e menos terreno à volta.

Vou falar um bocadinho da minha experiência de vida, na minha casa actual estou completamente satisfeito com as áreas dos quartos, o meu tem 12m para o meu filho ficou a suite pois ele precisa de mais espaço do que nós, depois precisamos de um outro quarto/escritório que pode ter o mesmo tamanho do meu os tais 12m, depois preciso de duas casas de banho, pela minha "experiência de vida" cheguei à conclusão que não utlilizo banheira de hidromassagem nem tão pouco a coluna de hidromassagem. Logo para mim estas duas peças é só para fogo de vista. Depois o que não tenho e quero é um closet. Pronto o piso 1 não deve fugir disto.

Piso 0 - O quarto obrigatório pela lei das acessibilidades deve ficar ao lado da cozinha porque ele servirá como área de apoio à cozinha, para passar a ferro, guardar as tralhas cesta de roupa, saca de batatas etc...
    A cozinha deve ficar ligada à sala, porque já estou habituado a este formato, nas casa que tive sempre foi assim e como nós jantamos sempre na sala, não faz sentido andar com comida por corredores etc... Finalmente em relação ás areas a minha sala actual são 36m e não a acho grande, aquela mesa de jantar snooker é algo que sempre ideializei, se calhar depois de a ter até nem ligo nenhuma mas enquanto não a tiver vou ficar com isto na cabeça, por isso a área da sala precisa ter umas dimensões generosas para poder realizar este capricho.

Não sei se isto é limitar o arquitecto, é claro que os quartos podem variar de tamanho mas não os quero muito grandes nem muito pequenos, as condições do piso 0 não estou a ver-me a abdicar delas, mas em principio o que farei é dar algumas condições e depois é deixa-lo trabalhar à vontade.
  8.  # 49

Não sei se isto é limitar o arquitecto, é claro que os quartos podem variar de tamanho mas não os quero muito grandes nem muito pequenos, as condições do piso 0 não estou a ver-me a abdicar delas, mas em principio o que farei é dar algumas condições e depois é deixa-lo trabalhar à vontade.

Diga o programa ao seu arquitecto, áreas e também o valor que pode dispender para a construção da habitação.
    Com isto e com os regulamentos municipais e outros, ele faz-lhe a casa.
    Não se preocupe com mais nada.
  9.  # 50

Penso que a questão principal é saber se esse programa cabe numa implantação de 7m de largura, e isso é que viabiliza, ou não, o negócio. E, na minha opinião, não dá. Ou daria, mas seria sempre uma solução demasiado rebuscada.
    A não ser que, de acordo com o projecto que a imobiliária, se aceite uma solução de moradia em banda, ficaria uma frente de 13m e isso sim, já daria pano para mangas.
    Sugiro que contrate um arquitecto que lhe faça esse estudo, acertem valores e, caso seja possível, avance com o projecto. Se não fosse possível, pagaria os valores contratados e não se fala mais nisso.
  10.  # 51

Moradia em banda não deve dar, já existe uma moradia do lado esquerdo, do lado direito é que ainda não tem nada, deve ser terreno para mais duas moradias depois tem um outro casarão.

Mas com uma frente de 10 metros já era um homem feliz :-)
  11.  # 52

Colocado por: Fernando Gabriel

Eu já conhecia algumas casas das quais ele foi o arquitecto responsável e tinha gostado muito do traço, além disso eu já lhe tinha dito que assim que encontrasse um terreno que gostasse, queria que fosse ele a fazer o meu projecto. Seja como fôr ele apenas tinha a minha palavra e mesmo assim não me cobrou nada pelo seu trabalho, e eu acredito que ele tenha perdido algum tempo com o meu terreno.
    De qualquer forma ele veio mesmo a fazer o meu projecto, que está neste momento na câmara, e além disso ainda lhe ofereci uma "garrafinha" neste natal que custou 200€. Não gosto de ficar a dever nada a ninguém. :)
  12.  # 53

Boas hfviegas, mas poderia dizer onde comercializam esse tipo de mesas snooker vs jantar ?
  13.  # 54

Boas
    Colocado por: Rui C.mas poderia dizer onde comercializam esse tipo de mesas snooker vs jantar ?

Veja aqui
    Cumprimentos
    Carlos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui P.
  14.  # 55

Colocado por: engcarlosBoas
    Colocado por: Rui C.mas poderia dizer onde comercializam esse tipo de mesas snooker vs jantar ?

Vejaaqui
    Cumprimentos
    Carlos

e preços para isso, alguém tem?
  15.  # 56

Muito bom o conceito, so não consegui foi encontrar quem as comercializa. E saber os preços tambem dava jeito.
    EngCarlos por acaso não sabe de outros sitios que tenham destas mesas?
  16.  # 57

Nos estados unidos em 2008 era entre 6000$ e 7000$, por comentários em sites que andei a pesquisar, não consigo perceber como é que um produto destes ainda não esta em formação no nosso mercado.
  17.  # 58

18.  # 59

Conheço uma pessoa que tem uma mesa destas, já jantei nela! Não faço ideia quanto custou nem tenho confiança com essa pessoa para perguntar, mas que existem em Portugal, é um facto. Agora também não vos digo que como mesa de jantar não é perfeita - é demasiado alta e larga. Neste caso, a pessoa tinha outra mesa de jantar e só usava esta quando era muita gente (o que foi o caso).
  19.  # 60

Ja deu para ficar com uma ideia, mas talvez compense mais uma mesa de snoker e ter um tampo para outras ocasioes, não sendo é opção para uma sala mas talvez uma cave ou sótão.

0.0246 seg. NEW