Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Tenho um terreno em vista que tem tem 13 metros de largo mas como a câmara obriga a que exista um espaçamento de 3 metros para cada lado sobram apenas 7 metros, o terreno até é comprido, mas vinte e tal metros mas com apenas 7 metros de largo será que dá para fazer alguma coisa de jeito.

    Sr´s arquitectos podem dar umas luzes? queria uma sala com uns 40m cozinha entre 14 e 16, quarto 9, casa de banho o minimo possivel dentro das leis das acessibilidades e a escada para o piso 1. É possivel, alguma alma caridosa faz-me um desenhito por muito desajeitado que seja, para ver se vale a pena ir para a frente com isto?

    É que o meu maior dilema passa mesmo por estas situações pagar a um arquitecto para me dizer que não vale a pena comprar o terreno, ou seja deitar dinheiro fora. Por isso se me poderem ajudar agradecia imenso.

    Sou da margem sul, terreno na camara de almada.
  2.  # 2

    hjviegas. Claro que é possível... é tudo possível, haja boa vontade e inspiração!

    A ideia neste tipo de distâncias, para poupar algum espaço de circulação e para não compartimentar muito os espaços, é colocar o acesso vertical no mesmo sentido que o volume da casa (ao comprido).
    Assim consegue dividir os espaços privados dos espaços sociais, colocando a cozinha e a I.s. de serviço no centro do piso térreo.
    No piso 1, pode colocar um bom quarto para o lado e dois gêmeos para o outro.

    Cumpts!
  3.  # 3

    Ora, aqui para estes lados, os lotes para moradias geminadas costumam ter 10m. Tirando os 3 do afastamento, dá 7. Ainda deve haver algures no arquivo morto do atelier qualquer coisa dessas.
    A entrada faz-se pela lateral, escada em frente, sala à direita, cozinha à esquerda (ou vice versa, conforme a orientação), lavabo em baixo da escada.
    Em cima, dois quartos para cada lado, IS em frente e já está, não tem nada que saber. A sala ficava com 6,5x4 (o 4 varia com a profundidade do terreno) e os quartos com 3 e picos de largura (o comprimento variava com a profundidade do lote). A garagem ficava ao fundo do lote, encostada à do vizinho do outro lado.
    Agora também leva com o DL163/06, alguma coisa terá de se encolher mas, havendo profundidade, dir-lhe-ia sim, é possível.
  4.  # 4

    temos de arranjar uma placa "designed by forum casa" para projetos feitos online.
    claro que depois pode personalizar-se a placa com o avatar e alcunha de cada um ..
  5.  # 5

    Então ficaria algo como isto? teria que ficar com a escada a subir pela IS e o tecto da IS teria de ficar inclinado, não dará uma sensação de claustrofobia, tambem não quero prolongar mais a casa senão ainda fica sem terreno :-(
      piso07x12.JPG
  6.  # 6

    Nada disso, o standard é ter a escada em U, em frente à porta (onde está a cozinha). A cozinha + IS acessível fica à esquerda. Salas quadradas são do pior. Vendem-se bem (as pessoas ficam seduzidas pelo tamanho e pela inveja que vai provocar no Antunes da Direcção de Produção que anda com manias só porque comprou uma BêÉme, mas é importada e em 78 prestações enquanto que a minha Astra já só faltam 14 meses para ficar paga), mas depois as pessoas encostam as mobílias às paredes e ficam sem saber o que fazer no meio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  7.  # 7

    hfviegas...

    Independentemente do terreno que venha a comprar, você vai sempre precisar de um arquitecto.
    Não se centre nas suas hipóteses de arquitectura. Tb não peça que se faça projectos on-line...
    Escolha o terreno porque gosta dele e veja, fundamentalmente, as áreas máximas de implantação, distâncias mínimas regulamentares, cérceas, envolvente e definições/do PDM e Regulamento municipal de urb. e edificação (condicionantes).

    Deve-se centrar nisso para fazer "negócio".

    Cumpts
  8.  # 8

    Colocado por: AugstHillNada disso, o standard é ter a escada em U, em frente à porta (onde está a cozinha). A cozinha + IS acessível fica à esquerda. Salas quadradas são do pior. Vendem-se bem (as pessoas ficam seduzidas pelo tamanho e pela inveja que vai provocar no Antunes da Direcção de Produção que anda com manias só porque comprou uma BêÉme, mas é importada e em 78 prestações enquanto que a minha Astra já só faltam 14 meses para ficar paga), mas depois as pessoas encostam as mobílias às paredes e ficam sem saber o que fazer no meio.


    Desculpe mas em relação ao o que por no meio sei perfeitamente o que quero lá pôr é isto
      mesasnooker.JPG
  9.  # 9

    Olhe que não. Experimente mobilar a sala com essa mesa no meio e vai ver que é capaz de não funcionar assim tão bem.
  10.  # 10

    Colocado por: bhphfviegas...

    Independentemente do terreno que venha a comprar, você vai sempre precisar de um arquitecto.
    Não se centre nassuashipóteses de arquitectura. Tb não peça que se faça projectos on-line...
    Escolha o terreno porque gosta dele e veja, fundamentalmente, as áreas máximas de implantação, distâncias mínimas regulamentares, cérceas, envolvente e definições/do PDM e Regulamento municipal de urb. e edificação (condicionantes).

    Deve-se centrar nisso para fazer "negócio".

    Cumpts


    Claro que vou sempre precisar de um arquitecto, a questão é que não vou comprar um terreno sem antes saber se vou poder fazer aquilo que pretendo, para isso fico onde estou que já é bastante porreiro.

    Ou compro uma coisa que me satisfaça plenamente ou então simplesmente não quero.

    Em relação ao ir à camarâ tenho de tratar disso, mas não sei se não deveria ser o dono do terreno ou a agência uma vez que isso é gratuito.
  11.  # 11

    Colocado por: AugstHillOlhe que não. Experimente mobilar a sala com essa mesa no meio e vai ver que é capaz de não funcionar assim tão bem.


    Será???? E isto para mim já é muita mobilia
      mobilada.JPG
  12.  # 12

    Já comi pior e a pagar. E o que acha a sua mulher dessa disposição?
    •  
      FD
    • 10 março 2010

     # 13

    Colocado por: hfviegasSerá???? E isto para mim já é muita mobilia

    Acho que não é uma questão de espaço, é uma questão de "atractividade e equilíbrio visual". ;)
    •  
      FD
    • 10 março 2010

     # 14

    Colocado por: AugstHillE o que acha a sua mulher dessa disposição?

    Evil... pure evil. :D
  13.  # 15

    Sinceramente acho que gosta, porquê? Tem muita coisa? tem pouca coisa? eu acho que assim já tem muita coisa, pronto leva uma janela ao lado da estante com os cortinados bonitos :-)

    O que é que as mulheres aqui do forum acham? Imaginem é a mesa de snooker que está no tópico acima ok
  14.  # 16

    Eu cá gosto de snooker. Talvez não goste muito de mesas largas demais, mas há quem goste. Não sei se vai jogar muito snooker se for a mesa de comer todos os dias, mas como passei a minha adolescência numa casa onde todos os dias, duas vezes por dia, duas mesas eram desencostadas da parede e postas ao meio para uns 10 macacos se sentarem a comer à mesa, também sei que tudo se faz.
  15.  # 17

    Colocado por: hfviegas
    Claro que vou sempre precisar de um arquitecto, a questão é que não vou comprar um terreno sem antes saber se vou poder fazer aquilo que pretendo, para isso fico onde estou que já é bastante porreiro.

    Ou compro uma coisa que me satisfaça plenamente ou então simplesmente não quero.

    Em relação ao ir à camarâ tenho de tratar disso, mas não sei se não deveria ser o dono do terreno ou a agência uma vez que isso é gratuito.


    Voce está a misturar alhos com bugalhos. Um arquitecto também lhe ajuda a escolher o terreno sem ter que necessariamente lhe pagar honorarios. Podem discutir esse assunto os dois através da celebração de um contrato.

    Agora consegue aqui a sua resposta com base na sua verdade e a de mais uns quantos tecnicos espalhados pela internet e depois contrata um arquitecto é isso ? E se o arquiteto depois lhe concluir que com base num qualquer fundamento ou uma contigencia de construcao ou mesmo num contexto legal, o projecto que obteve online nao é viável ou não é possível de ser realizado ? Vem pedir o reembolso ao forumdacasa ? Isto tem muita retórica e voce sozinho com esse metodo de ajuda online nao vai obter nada mais do que um risco ainda maior do que aquele que tenta prevenir.

    Ja reparei que existem aqui uma duzia de utilizadores ate muito prestaveis para responder a projectos virtuais e utopicos (em vários topicos diferentes) - desculpem a frontalidade mas eu sou contra.

    Agora venham as batatas ..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P+V
  16.  # 18

    pardal asmatico (bom nick!):

    Aqui ninguém faz projectos "on line", dá-se opiniões. Se é contra isso... o forum está todo ao contrário.

    Agora concordo com o que disse. Penso que o Sr hjviegas está a andar 10 passos à frente em vez de se preocupar com o essencial.
    Aqui, qualquer opinião de projecto é obviamente uma perda de tempo e fundamentalmente nunca poderá ser viável. Para isso tem de passar sempre por uma opinião de um arquitecto, tanto na escolha do terreno como no projecto de arquitectura.

    ;)
  17.  # 19

    Colocado por: bhppardal asmatico (bom nick!):

    Aqui ninguém faz projectos "on line", dá-se opiniões. Se é contra isso... o forum está todo ao contrário.

    Agora concordo com o que disse. Penso que o Sr hjviegas está a andar 10 passos à frente em vez de se preocupar com o essencial.
    Aqui, qualquer opinião de projecto é obviamente uma perda de tempo e fundamentalmente nunca poderá ser viável. Para isso tem de passar sempre por uma opinião de um arquitecto, tanto na escolha do terreno como no projecto de arquitectura.

    ;)


    Se calhar não me estou a fazer entender, eu já sei qual é o terreno que quero comprar é aquele e não é um outro qualquer, porque se for outro que até pode dar para fazer o que eu quero mas como não é naquele local, eu não o quero, agora voltando ao terreno se ele não der para fazer as coisas com o tipo de desenho que eu quero que é sala pegada à cozinha, "quarto" pegado à cozinha e com as dimensões minimas que eu quero que são sala 42, cozinha 16 e "quarto" 9, então fico onde estou até encontrar outro "o" terreno.

    E penso que nesta situação não faça sentido estar a "vincular-me" a um arquitecto ou faz?
  18.  # 20

    Claro que faz sentido... todo o sentido. Acha que vai encontrar uma solução de arquitectura "on-line"?
    Penso que não serei a única com a opinião pode fazer um projecto de arquitectura que vá de encontro ao programa, organigrama e áreas que pretende. Agora é fundamental dar o próximo passo.
    Ou acha que é no mais importante, o projecto de arquitectura, que não deve avançar? :)
 
0.0267 seg. NEW