lmop 8 dezembro 2020
citar# 1
Olá a todos,
Tenho um terreno com 76m de comprimento por 12m de largura, situado em Vila Nova de Famalicão.
Nesse terreno já construí a minha casa (tenho licença de utilização desde 2011).
Nessa altura, aproveitei o licenciamento da casa, para licenciar um anexo que estava construído desde 2000.
A casa ocupa +/- 107 m2 e o anexo ocupa +/- 43m2.
Acontece que nesse anexo só cabe um carro e mal…
Na altura em que construí a casa, deixei em cimento (por falta de v€rba) todo o percurso de circulação do carro, desde o portão de acesso à rua até a esse anexo.
Aquilo que eu pretendo fazer:
Quero fazer uma nova garagem (deitar abaixo o anexo existente).
Quero fazer os muros de confrontação de terrenos, no meu terreno, uma vez que os vizinhos não estão preocupados com isso (se alguém fizer, é dinh€iro que eles poupam).
E quero pavimentar todo o meu terreno que ficar dentro desses muros (a minha ideia é não deixar um "palmo de terra à vista". Estou farto de ervas e ervinhas. Não tenho gosto, nem tempo, nem dinheiro para ter um quintal todo “xpto”. Após cortar, as ervas voltam a crescer muito rápido e deixo de poder ter acesso a todo o meu terreno e apenas usufruo do espaço que está cimentado).
O que eu espero deste fórum:
Gostava das vossas ideias e sugestões, acerca daquilo que eu pretendo fazer...
Eu já pesquisei neste fórum, dúvidas de outras pessoas relacionadas com construções, pavimentos, mas continuo com muitas dúvidas.
Por exemplo:
1)Não sei se para esta obra preciso de contratar um arquitecto ou não? Tenho 1 má experiência com 1 arquitecto, pois aquando do restauro da minha casa em 2011, não me acompanhou a obra. Será que para definir a localização de umas sapatas e pilares de sustentação da laje da garagem, o empreiteiro não é capaz?
2)Ao ler outros comentários e discussões aqui no fórum, apercebi-me que a minha vontade de não deixar um "palmo de terra à vista" se calhar não vai poder ser, pois falam em % de terreno permeável? Alguém me consegue explicar como se faz essas contas?
3)Ainda relativamente a águas pluviais, será que as posso canalizar para o saneamento publico? As águas pluviais que resultarem da cobertura da garagem terão de ser canalizadas para o meu terreno, entretanto pavimentado. Em virtude da inclinação do terreno, vão escorrer para os terrenos dos vizinhos. Haverá forma de ultrapassar isto?
4)Um dos muros de confrontação de terrenos, é um muro de sustentação de terras. O declive dentro do meu terreno é pequeno, mas do fim do meu terreno para o terreno desse vizinho são +/- 2m de altura. Esse muro de sustentação de terras existe há mais de 50 anos. Com o passar do tempo foi-se deteriorando, mas parece-me operacional para sustentar terras. Não sei quem o construiu, nem sei a quem pertence. Será que posso construir muro em cima daquele? A minha questão é apenas legal, pois se em obra o empreiteiro vir que esse muro de sustentação não é seguro… bom, então nem sei bem o que fazer. Alguma sugestão?
5)Por ultimo, apreciava sugestões vossas acerca de pavimentos exteriores. É muito terreno para pavimentar e o dinheiro é sempre pouco… Ainda não pedi orçamentos, mas gostava de ter ideias para pavimentos, para depois pedir orçamentos para isso…
Obrigado a quem puder contribuir com opiniões e sugestões ;)