Iniciar sessão ou registar-se
    • lmop
    • 12 outubro 2024 editado

# 1

Olá a todos,

Início um novo tópico, pois não sei como reabrir o tópico do ano 2020, citado abaixo.
    Mas regresso a este assunto, pois tenciono agora levar este projeto para a frente.

Este projeto esteve parado em virtude de problemas de saúde de um familiar muito próximo e cuja doença me afetou muito. Tentei acompanhar o melhor que pude e soube, e portanto, todos os restantes projetos ficaram suspensos. Infelizmente, o cancro é uma doença “p*** que a pariu”, e grande parte das vezes ganha a doença. Foi o que aconteceu.
    Adiante.

Preciso mesmo fazer uma garagem.
    Principalmente, preciso de fazer os muros de confrontação do terreno. Um dos muros que preciso de fazer, confronta com um terreno que pertencia a esse meu familiar falecido. Com esse meu familiar vivo, a conversa era uma. Agora com os herdeiros, a conversa pode ser outra, sabe-se lá…
    Quanto ao restante terreno, logo se vê o que fazer.

Quando se entra aqui no fórum, tem um tópico que diz “Procura serviços? Contrate quem ajuda no fórum”.
    Assim e como em 2020 me deram muitas e boas sugestões, e como vou precisar de um arquiteto, venho por este meio, perguntar se algum arquiteto do fdc está interessado neste Projeto? Convinha que fosse dos arredores de Vila Nova de Famalicão por causa do licenciamento camarário.
    Em caso afirmativo, mencionem a forma de vos contactar.
    Se tiverem um site, onde tenham os vossos trabalhos, mencionem também, para eu não estar totalmente às escuras relativamente ao vosso trabalho.
    Obrigado e Cumprimentos.

lmop 8 dezembro 2020
    citar# 1

Olá a todos,

Tenho um terreno com 76m de comprimento por 12m de largura, situado em Vila Nova de Famalicão.
    Nesse terreno já construí a minha casa (tenho licença de utilização desde 2011).
    Nessa altura, aproveitei o licenciamento da casa, para licenciar um anexo que estava construído desde 2000.
    A casa ocupa +/- 107 m2 e o anexo ocupa +/- 43m2.

Acontece que nesse anexo só cabe um carro e mal…
    Na altura em que construí a casa, deixei em cimento (por falta de v€rba) todo o percurso de circulação do carro, desde o portão de acesso à rua até a esse anexo.

Aquilo que eu pretendo fazer:
    Quero fazer uma nova garagem (deitar abaixo o anexo existente).
    Quero fazer os muros de confrontação de terrenos, no meu terreno, uma vez que os vizinhos não estão preocupados com isso (se alguém fizer, é dinh€iro que eles poupam).
    E quero pavimentar todo o meu terreno que ficar dentro desses muros (a minha ideia é não deixar um "palmo de terra à vista". Estou farto de ervas e ervinhas. Não tenho gosto, nem tempo, nem dinheiro para ter um quintal todo “xpto”. Após cortar, as ervas voltam a crescer muito rápido e deixo de poder ter acesso a todo o meu terreno e apenas usufruo do espaço que está cimentado).

O que eu espero deste fórum:
    Gostava das vossas ideias e sugestões, acerca daquilo que eu pretendo fazer...
    Eu já pesquisei neste fórum, dúvidas de outras pessoas relacionadas com construções, pavimentos, mas continuo com muitas dúvidas.
    Por exemplo:

1)Não sei se para esta obra preciso de contratar um arquitecto ou não? Tenho 1 má experiência com 1 arquitecto, pois aquando do restauro da minha casa em 2011, não me acompanhou a obra. Será que para definir a localização de umas sapatas e pilares de sustentação da laje da garagem, o empreiteiro não é capaz?

2)Ao ler outros comentários e discussões aqui no fórum, apercebi-me que a minha vontade de não deixar um "palmo de terra à vista" se calhar não vai poder ser, pois falam em % de terreno permeável? Alguém me consegue explicar como se faz essas contas?

3)Ainda relativamente a águas pluviais, será que as posso canalizar para o saneamento publico? As águas pluviais que resultarem da cobertura da garagem terão de ser canalizadas para o meu terreno, entretanto pavimentado. Em virtude da inclinação do terreno, vão escorrer para os terrenos dos vizinhos. Haverá forma de ultrapassar isto?

4)Um dos muros de confrontação de terrenos, é um muro de sustentação de terras. O declive dentro do meu terreno é pequeno, mas do fim do meu terreno para o terreno desse vizinho são +/- 2m de altura. Esse muro de sustentação de terras existe há mais de 50 anos. Com o passar do tempo foi-se deteriorando, mas parece-me operacional para sustentar terras. Não sei quem o construiu, nem sei a quem pertence. Será que posso construir muro em cima daquele? A minha questão é apenas legal, pois se em obra o empreiteiro vir que esse muro de sustentação não é seguro… bom, então nem sei bem o que fazer. Alguma sugestão?

5)Por ultimo, apreciava sugestões vossas acerca de pavimentos exteriores. É muito terreno para pavimentar e o dinheiro é sempre pouco… Ainda não pedi orçamentos, mas gostava de ter ideias para pavimentos, para depois pedir orçamentos para isso…

Obrigado a quem puder contribuir com opiniões e sugestões ;)
  1.  # 2

se quiser pode mandar email
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmop
    • lmop
    • 18 outubro 2024

# 3

Obrigado aos participantes.
    Cumprimentos

0.0111 seg. NEW