Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Procuro conselhos que me ajudem a agir da melhor forma.

Resumo:
    Tenho um loureiro no meu terreno desde o tempo dos meus bisavós. Está do meu lado, mas junto ao terreno vizinho. É podado frequentemente, mas tem uma base larga apesar de ao longo dos anos cortarmos os troncos que vão nascendo daí.
    O vizinho quer o abate da árvore e eu propus cortar as raízes que vão para o lado dele, mas ele exige o abate.
    Eu preferia não abater o loureiro.

Contexto:
    Como preciso de movimentar uma grande quantidade de terra para aliviar a pressão de um muro meu, seria mais fácil e seguro recorrer a uma mini-escavadora e a possível entrada seria através do terreno vizinho.

O terreno vizinho está à venda, desabitado e tem algumas ruínas de barracões.
    Através da imobiliária consegui o contacto do dono e pedi-lhe autorização para passar com a máquina. Ele disse que só autorizava a máquina passar se nós cortássemos as raízes do loureiro que vão para o lado dele, porque já lhe causou muitos estragos. Diz que o muro do terreno ruiu por causa das raízes e que a arrecadação vai cair também (nota: ele já comprou o terreno em ruínas).

Enviamos fotos e vídeo do corte das raízes e ele agora diz que não é suficiente e que a árvore tem de ser arrancada.

Conselhos por favor.
    Obrigada
      terreno_vizinho.png
      Loureiro.png
  2.  # 2

Esse loureiro vai dar guerra sempre, seja com esse vizinho, seja com outro.

Sugestão:
    - Corte isso
    - Fica de bem com esse vizinho e com os próximos
    - Permite a passagem da máquina que precisa
    - Planta um loureiro noutro sítio, isso cresce rápido
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, Nostradamus, 21papaleguas
  3.  # 3

Colocado por: ClioII- Planta um loureiro noutro sítio, isso cresce rápido
    Não precisa. Já tem um a crescer ao lado.
  4.  # 4

O que diz o Código Civil a esse respeito.

Plantação de árvores e arbustos

ARTIGO 1366º
    (Termos em que pode ser feita)

1. É lícita a plantação de árvores e arbustos até à linha divisória dos prédios; mas ao dono do prédio vizinho é permitido arrancar e cortar as raízes que se introduzirem no seu terreno e o tronco ou ramos que sobre ele propenderem, se o dono da árvore, sendo rogado judicialmente ou extrajudicialmente, o não fizer dentro de três dias.

2. O disposto no número antecedente não prejudica as restrições constantes de leis especiais relativas à plantação ou sementeira de eucaliptos, acácias ou outras árvores igualmente nocivas nas proximidades de terrenos cultivados, terras de regadio, nascentes de água ou prédios urbanos, nem quaisquer outras restrições impostas por motivos de interesse público.

ARTIGO 1367º
    (Apanha de frutos)

O proprietário de árvore ou arbusto contíguo a prédio de outrem ou com ele confinante pode exigir que o dono do prédio lhe permita fazer a apanha dos frutos, que não seja possível fazer do seu lado; mas é responsável pelo prejuízo que com a apanha vier a causar.

ARTIGO 1368º
    (Árvores ou arbustos situados na linha divisória)

As árvores ou arbustos nascidos na linha divisória de prédios pertencentes a donos diferentes presumem-se comuns; qualquer dos consortes tem a faculdade de os arrancar, mas o outro tem direito a haver metade do valor das árvores ou arbustos, ou metade da lenha ou madeira que produzirem, como mais lhe convier.
  5.  # 5

Colocado por: Celia Jorgemas ele exige o abate
    ele pode pedir.. mas exigir já é outra história
    Concordam com este comentário: Marcopom
  6.  # 6

Transplante

Se tem um afeto tao grande por ele , contrate um serviço de transplante.
  7.  # 7

O muro é seu, ou do vizinho?
  8.  # 8

Colocado por: larkheSe tem um afeto tao grande por ele , contrate um serviço de transplante.
    Eu cortava, para promover a boa relação com o vizinho e proteger o muro que parece estar a ficar comprometido com o tronco da árvore. Se tivesse afecto, cortava de forma a utilizar o tronco como um qualquer objecto de decoração ou de utilização.
    Concordam com este comentário: canario12
  9.  # 9

Entre ter uma dor de cabeça ao longo dos anos ou ter uma árvore, acho que a escolha era óbvia. Mas há malta que gosta de arranjar problemas desnecessários.
    Concordam com este comentário: canario12
  10.  # 10

A bem e com boas conversas tu se arranja, a mal e com más palavras arranja-se de tudo... 😁

Eu sacrifiquei 3 carvalhos enormes pelos mesmos motivos (vizinhos), algumas árvores dão uma certa pena por varios motivos mas em situações semelhantes o melhor mesmo é facilitar a vida a toda a gente e depois plantar outro espécime num local mais apropriado...
  11.  # 11

Obrigada a todos.

Analisando prós e contras decidimos arrancar o loureiro. Não sei se conseguimos salvar as raizes para transplantar noutro local, mas vamos tentar mudas por estaca.

Esperamos que corra tudo bem.
    Concordam com este comentário: Marcopom
  12.  # 12

Colocado por: Andre309Entre ter uma dor de cabeça ao longo dos anos ou ter uma árvore, acho que a escolha era óbvia. Mas há malta que gosta de arranjar problemas desnecessários.

Claro que sim, mas se aqueles muros forem do OP ou do vizinho eu também ficava incomodado pelo risco eminente de queda, é tudo uma questão de se falar e chegar a consensos e não apenas exigir, exigir e exigir.

0.0170 seg. NEW