Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Da vossa experiência no mercado, valerá a pena negociar com o promotor os preços fixados para a compra em planta?

Pergunto isto porque sei que é aconselhável tentar negociar os preços fixados pelas agências de imobiliário na compra de imóveis, mas desconheço se o mesmo se aplica na compra em planta.

Agradeço desde já a vossa partilha de experiências.
  2.  # 2

"Atirar o barro à parede"!
  3.  # 3

Quem tem dinheiro líquido disponivel consegue negociar sempre qualquer coisita...
  4.  # 4

Colocado por: NostradamusQuem tem dinheiro líquido disponivel consegue negociar sempre qualquer coisita...

Tenho liquidez, mas zero experiência no mercado imobiliário, que é, por si só, uma disciplina.

Pretendo adquirir imóvel para utilização própria.

Gostava, portanto, de ter algumas luzes de quem tem mais experiência no mercado.
  5.  # 5

Colocado por: NostradamusQuem tem dinheiro líquido disponivel consegue negociar sempre qualquer coisita...

Não pretendo simplesmente "atirar o barro à parede", mas sei que é prática das agências colocar um premium sobre o preço do imóvel que é de facto negociável.

Neste caso, questiono se para compra em planta o mesmo princípio se aplica.
  6.  # 6

Boas,

Primeiro questionava quais as condições que eles oferecem e modo operandis dos pagamentos.
    Muitas empresas gostam de se financiar a custo 0 com os promitentes-compradores a desembolsar 40-50% antes da escritura para ter descontos de 5% se tanto.

Eu consegui negociar em local de expansão (Lousada) apartamentos que estavam a iniciar a construção - o esqueleto já estava praticamente concluído. Conseguir baixar de 165K para 160K e pagar apenas 10% no CPCV e 90% na escritura.

Quando ele te apresentar as opções deles, dizes que entras com 20% ou 30% em tranches se te tiraram X % ao preço de venda (se tiveres confiança na empresa claro).

Tentar não custa e tu é que tens de ver se o preço e as condições de pagamento são exequíveis para ti.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpimenta
  7.  # 7

jpimenta, conheco varios construtores aqui da zona que vendem apartamentos em todas as fases.
    Nao ha melhor forma de fazer negocio que nao seja comprando em planta, assumindo que o construtor e estavel (muito importante de considerar esta parte!).
    Algumas dicas:
    1) Evitar imobiliarias. Facilmente levam 15 a 20 mil euros que podiam perfeitamente ser a sua margem de negociacao. Nos predios em planta/inicio de construcao muitas vezes ha stand de vendas do construtor na propria obra. Procure bem
    2) Para quem tem liquidez, tudo e negociavel. A melhor forma de negociar um apartamento em planta e jogando com a liquidez. Na larga maioria dos casos, o construtor nao tem dinheiro suficiente para cobrir a construcao do predio. As vezes ate o proprio terreno e 'comprado' atraves de permutas. Isto quer dizer que uma boa parte do capital e obtido com os CPCVs que se faz com o predio em planta e construcao, credito bancario, etc. Ora qual e a grande vantagem de quem tem capital? Oferecer prazos de pagamento mais atrativos para o construtor. Num apartamento onde o construtor pede 300 mil euros e se voce, por exemplo, tiver 200 mil euros do seu lado, vai SEMPRE conseguir uma margem de negociacao muito superior a alguem que da 10/20% e o resto na escritura. Daquilo que vou falando, pegando no exemplo que dei acima, se acordar em dar por exemplo 100 mil na assinatura do CPCV e mais 100 mil faseados durante a construcao antes da escritura, facilmente consegue tirar pelo menos 5% ou mais ao preco final. E tudo uma questao de negociar ate porque tambem e preciso fazer contas ja que esse capital podia estar por exemplo em CAs a render cerca de 3% liquido ao ano.
    3) Negociar um apartamento em planta e muito mais do que negociar um preco final. O mais importante DE LONGE e negociares bem materiais, acabamentos, etc... por exemplo, estas numa fase onde ainda e possivel retirar certas coisas como eletrodomesticos, cozinha, onde podes tentar negociar margens maiores para por exemplo pavimentos mantendo o mesmo preco final, etc... eu diria que o ideal e encontrares um arquiteto ou engenheiro para te ajudar nesse processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpimenta
  8.  # 8

Colocado por: dmanteigasjpimenta, conheco varios construtores aqui da zona que vendem apartamentos em todas as fases.
    Nao ha melhor forma de fazer negocio que nao seja comprando em planta, assumindo que o construtor e estavel (muito importante de considerar esta parte!).
    Algumas dicas:
    1) Evitar imobiliarias. Facilmente levam 15 a 20 mil euros que podiam perfeitamente ser a sua margem de negociacao. Nos predios em planta/inicio de construcao muitas vezes ha stand de vendas do construtor na propria obra. Procure bem
    2) Para quem tem liquidez, tudo e negociavel. A melhor forma de negociar um apartamento em planta e jogando com a liquidez. Na larga maioria dos casos, o construtor nao tem dinheiro suficiente para cobrir a construcao do predio. As vezes ate o proprio terreno e 'comprado' atraves de permutas. Isto quer dizer que uma boa parte do capital e obtido com os CPCVs que se faz com o predio em planta e construcao, credito bancario, etc. Ora qual e a grande vantagem de quem tem capital? Oferecer prazos de pagamento mais atrativos para o construtor. Num apartamento onde o construtor pede 300 mil euros e se voce, por exemplo, tiver 200 mil euros do seu lado, vai SEMPRE conseguir uma margem de negociacao muito superior a alguem que da 10/20% e o resto na escritura. Daquilo que vou falando, pegando no exemplo que dei acima, se acordar em dar por exemplo 100 mil na assinatura do CPCV e mais 100 mil faseados durante a construcao antes da escritura, facilmente consegue tirar pelo menos 5% ou mais ao preco final. E tudo uma questao de negociar ate porque tambem e preciso fazer contas ja que esse capital podia estar por exemplo em CAs a render cerca de 3% liquido ao ano.
    3) Negociar um apartamento em planta e muito mais do que negociar um preco final. O mais importante DE LONGE e negociares bem materiais, acabamentos, etc... por exemplo, estas numa fase onde ainda e possivel retirar certas coisas como eletrodomesticos, cozinha, onde podes tentar negociar margens maiores para por exemplo pavimentos mantendo o mesmo preco final, etc... eu diria que o ideal e encontrares um arquiteto ou engenheiro para te ajudar nesse processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jpimenta

1) Espetar 200K numa construção para obter 5% de desconto é um péssimo negócio, diga-se de passagem eheh

2) Não é de todo preciso um arquiteto ou engenheiro. No entanto, se quiseres mandar €€ ao lixo, força. O construtor não vai querer saber dos palpites dos eng.ºs, fiscais, e arquitetos, etc
    Também não vejo a vantagem de retirar eletrodomésticos... E retirar cozinha? Não existe licença de habitabilidade (já sei que não se chama assim) sem uma cozinha.

Mas pontos importantes, sim um bom CPCV (e aí sim) gasta uns 100-200€ com um solicitador/advogado que defenda o máximo possível os teus interesses.

3) Pede o mapa de acabamentos possíveis e o que está incluído NO PREÇO GLOBAL. No meu caso, alterei algumas coisas tais como pedra da cozinha e paguei por fora ao instalador da pedra; Convém que fique descriminado o tipo de soalho (AC4, AC5, etc) se for vinílico, a espessura do mesmo, etc Importante também ficar bem explícito quais as gamas dos equipamentos que vão ser instalados: Lavatórios, Bases de duches, torneias, móveis WC's, Ar Condicionados, Bomba de Calor, Eletrodomésticos... Se não, metem o pior que podem, porque dentro da marca BOSCH por exemplo, tens fornos de 350 a 2000€...
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  9.  # 9

Colocado por: pedrodmsousa1) Espetar 200K numa construção para obter 5% de desconto é um péssimo negócio, diga-se de passagem eheh

E tudo uma questao de negociar... e se for para ter esses 200k 2 anos parados num deposito a prazo a render 0.75%... continua a valer a pena. Mas eu mandei 5% para nao subir expectativas. Agora nao, mas ha 4/5 anos atras cheguei a ouvir de descontos de 30% com capital na ordem dos 50-60% antes da escritura.

Colocado por: pedrodmsousa2) Não é de todo preciso um arquiteto ou engenheiro. No entanto, se quiseres mandar €€ ao lixo, força. O construtor não vai querer saber dos palpites dos eng.ºs, fiscais, e arquitetos, etc

Eu tambem acho que nao se fores minimamente informado. Mas quando compras um apartamento em planta, ha muita coisa que tu podes decidir. Se nao tiveres esse conhecimento, mais vale ser humilde e gastar 300/400e e pedir consultoria a alguem que percebe que sentir os problemas mais tarde. Tipo de pavimentos, tipo de caixilharia, moveis, ate disposicao de algumas areas ha sempre forma de mudar 'em planta'. Claro que se vais para la com palpites tecnicos que obrigam a grandes alteracoes o construtor manda-te apanhar onde o sol nao brilha. Agora se no CPCV negociado o construtor meter um plafond para pavimentos que nao se adequa minimamente aos teus gostos, ou a caixilharia original tem menos qualidade do que aquilo que tu gostavas, ou o tipo de climatizacao, etc etc etc ha tanta coisa que e importante quando se compra em planta 'negociar' que eu sinceramente nao vejo que seja dinheiro deitado fora ter apenas o suporte de alguem que percebe, quanto mais nao seja para dizer 'olha que por 15e/m2 nao da para meter aquele azulejo lindo retificado de 120x120 que voces tanto gostam!'.

Colocado por: pedrodmsousaTambém não vejo a vantagem de retirar eletrodomésticos... E retirar cozinha? Não existe licença de habitabilidade (já sei que não se chama assim) sem uma cozinha.

A vantagem de retirar eletrodomesticos e cozinha e que podes contratar tu sem estar dependente das escolhas e stock do construtor. Nem quer dizer que fique mais barato. Mas mais uma vez.. negociar um apartamento em planta e mais que negociar o preco. E ter a possibilidade de criar um apartamento a nossa medida. E nas cozinhas e eletrodomesticos e onde eu vejo muito poupanca... por parte do construtor.

Colocado por: pedrodmsousa3) Pede o mapa de acabamentos possíveis e o que está incluído NO PREÇO GLOBAL. No meu caso, alterei algumas coisas tais como pedra da cozinha e paguei por fora ao instalador da pedra; Convém que fique descriminado o tipo de soalho (AC4, AC5, etc) se for vinílico, a espessura do mesmo, etc Importante também ficar bem explícito quais as gamas dos equipamentos que vão ser instalados: Lavatórios, Bases de duches, torneias, móveis WC's, Ar Condicionados, Bomba de Calor, Eletrodomésticos... Se não, metem o pior que podem, porque dentro da marca BOSCH por exemplo, tens fornos de 350 a 2000€...

Ou seja... no fundo no fundo acabaste a fazer precisamente aquilo que eu disse :D

E repara que na maior parte dessas coisas, ou tu tens conhecimento, ou regressamos ao que eu disse - quando nao se sabe, e sempre mais seguro perguntar a quem sabe. Achas que o cidadao comum que compra um apartamento sabe la a diferenca entre AC4 e AC5, o impacto da espessura do vinilico ou o impacto da escolha das bases de duche, torneiras, etc que quando novas parecem todas fantasticas mas depois ao fim de 2 anos percebes porque umas custam 50 e outras 100?

0.0132 seg. NEW