Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde Fórum, Pergunto se é prática corrente atualmente o empreiteiro pedir 200€ para apresentar um orçamento de recuperação de uma habitação T2?
    Foi entregue um mapa de quantidades detalhado, em ficheiro Excel e o projeto de execução. Pelo que praticamente só tem de preencher a tabela Excel com os seus preços...
    Isso é normal?
  2.  # 2

É comum pedir custos de orçamentação e depois "descontar" no preço final - duvido que assim seja. Estão no seu direito, embora me pareça exagerado. Mas cada um, quantifica o seu custo/trabalho da forma que quer.

Pela competitividade em ganhar traablhos, algumas das vezes o orçamento é gratuito.

O que essa empresa lhe está a dizer é: Não temos tempo pra concluir as nossas obras, fará orçamentar OU simplesmente não lhes interessa a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viveiroscordeiro
  3.  # 3

Colocado por: pedrodmsousaO que essa empresa lhe está a dizer é: Não temos tempo pra concluir as nossas obras, fará orçamentar OU simplesmente não lhes interessa a obra.

Foi exatamente isso que pensei, não é por 200€, numa obra de mais de 50k, mas parece não haver muito interesse, e se não há interesse...
  4.  # 4

viveiros,

Que elementos você forneceu, para a elaboração do orçamento? (não percebi)
  5.  # 5

Colocado por: viveiroscordeiroPergunto se é prática corrente atualmente o empreiteiro pedir 200€ para apresentar um orçamento
    eu li mal o poste inicial...
  6.  # 6

Colocado por: antonylemosse você nao pediu preço com o seu próprio mapa de quantidades alguém teve de fazer esse trabalho. neste caso foi o empreiteiro

Olá.

Anthony, parece que sim apresentou MQ.

Colocado por: viveiroscordeiroFoi entregue um mapa de quantidades detalhado, em ficheiro Excel e o projeto de execução. Pelo que praticamente só tem de preencher a tabela Excel com os seus preços...

Ainda assim, esse "só tem de preencher a tabela" tem muito que se lhe diga... sobretudo subcontratando serviços.

Um orçamento paga-se sempre. Sempre!
    Pode é ir diluído no preço da empreitada.

Se lhe querem cobrar por um orçamento, no fundo, até pode ver bastante justiça nisso.
    Em vez de você estar a pagar, na empreitada, o tempo que o empreiteiro perde a dar 10 orçamentos... Pagando de início, estará no fundo só a pagar pelo seu. Ou seja, o empreiteiro não precisa de ir buscar o tempo perdido em 9 orçamentos na empreitada que lhe adjudicaram.
  7.  # 7

Colocado por: N Miguel OliveiraAnthony, parece que sim apresentou MQ.
    nesse caso acho um valor exorbitante

eu li mal o post inicial.. já é cansaço de estar a olhar prá caixa mágica o dia todo
  8.  # 8

Colocado por: antonylemosnesse caso nao tem nada que pedir qq valor

Depende.
    Sabemos lá como está feito aquele MQ.

Em parte, acho bem cobrar-se pelos orçamentos.
    Nos dias de hoje, acho mais justo até.

200€ acho muito assim à primeira vista, mas posso estar a ser injusto. Só eles (cliente e empreiteiro) sabem o contexto e a qualidade dos documentos apresentados... Basta que os materiais e tipo de construção fuja do normal... que os obriga a buscar saber os preços das coisas, muitas chamadas, emails, reuniões, visitas, etc... É fácil queimar 200€ em tempo.
  9.  # 9

Colocado por: N Miguel OliveiraEm parte, acho bem cobrar-se pelos orçamentos.
    a maioria nao o fazem..
  10.  # 10

Colocado por: antonylemosa maioria nao o fazem..

Eu sei. Mas aposto que 100% os cobram na mesma, tudo junto nas empreitadas adjudicadas. Quem paga tudo, seja o pneu que furou, à lâmpada do WC do escritório, aos cafézinhos e almoços, é e sempre será quem paga pelo serviço. Nada mais normal...

Quando não é assim, mais dia menos dia abre falência.
  11.  # 11

Eu defendo que se cobre os orçamentos..

200€ não me parece muito para uma empreitada de milhares de euros.

Isso vai originar, uma resposta mais seria do empreiteiro, não só porque está a fazer um serviço pago (orçamentar), como sabe que existe uma real intenção de quem solicita o orçamento.

Chegamos a ter tópicos cá no fórum onde os users diziam á boca cheia que pediram orçamentos a mais de 10 empresas por casa especialidade..
    A
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira

0.0128 seg. NEW