Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Assinamos contrato com o construtor a 23/02/2023 em que tinham de iniciar a obra até Junho de 2025 prazo de 24 meses conforme a licença de construção que termina a 25/06/2025 o empreiteiro irá fazer a construção de quase tudo exceto Carpintaria ( roupeiros e cozinha) eletricidade e pichelaria.
    Iniciaram a obra em Setembro de 2023 terminaram o grosso em Janeiro de 2024, estamos em meios de Outubro 2024 e apenas fizeram o capoto exterior nas paredes e paredes interiores, ontem colocaram as soleiras e irão regularizar o chão sexta-feira, já me pediram mais 900€ por causa da Serralharia devido aos preços oscilarem, dei 20000€ iniciais que segundo eles não conta como valor total entregue mas sim é dividido pela % da casa já efetuada, sendo que neste momento dos 20000€ apenas 10000€ contam como pagamento efetivo o restante querem como adiantamento, aparecem à obra quase de mês a mês trabalham 3/4 dias e desaparecem, disseram que até ao final do ano a casa estava concluída e só adiam.
    A questão é inicialmente eles forneceriam os materiais mas com o tempo em conversa com eles foi perguntado se podíamos nós comprar os materiais que era suposto escolher até ao limite dos 15€ ( cerâmicas piso flutuante), aceitaram mas agora vêm com a história que o piso iriamos ser nós a colocar sendo que no orçamento a colocação é posterior aos 15€ e justificando eu isto disseram que era 10€ de piso m2 mais 5€ colocação e eu informei que não lá diz escolher até 15€ m2 a peça.
    Podem eles agora vir com aumentos de valor por parte de carpintaria? (colocação de rodapé piso e portas interiores que era da responsabilidade deles), até que ponto me podem impor um valor a mais se quem está a adiar a obra são eles? Se eu não falasse em escolher a cor das portas eles não se lembravam que eram eles a colocar as portas, depois de ter falado sobre a cor ainda me mandaram mensagem a perguntar se o nosso carpinteiro iria colocar as portas centradas por causa do chão em que tive que voltar a dizer que as portas era serviço deles.

Tenho de pagar um serviço que aumentou de valor devido a eles se esquecerem que o têm de fazer e pedirem orçamentos 1 ano depois da casa iniciar?
  2.  # 2

... e assim derrapa uma obra.
  3.  # 3

Infelizmente mais do mesmo.
    • eu
    • 16 outubro 2024

# 4

Red flags por todo o lado.

Cuidado com o pagamento adiantado.
  4.  # 5

e o critico da coisa não é só os €s, é os prazos e a qualidade da execução que estão/ estarão a derrapar :(
  5.  # 6

só espero que nao tenha ficado pelo caminho um construtor mais honesto mas que deu um valor mais alto.. é que muitas vezes os sucateiros dão preços por baixo a saber que vão buscar a diferença depois da obra começar

a forma de evitar isso é sempre orçamentarem com um MQ e caderno de encargos
  6.  # 7

Se tem no contracto é cumprir, as pode fixar por ficar a casa a meio...
  7.  # 8

mas eu posso recusar o pagamento sendo que não tenho culpa de demorarem muito tempo?
  8.  # 9

Pode, e fica com a obra parada até chegarem a acordo ou tentar substituir por outro empreiteiro que poderá não ser fácil.
  9.  # 10

Colocado por: AnaPinto97mas eu posso recusar o pagamento sendo que não tenho culpa de demorarem muito tempo?

Poder pode mas se o empreiteiro já vem a conta gotas é sinal que a disponibilidade é pouca e pode deixar de aparecer...
    O motivo ou tem dinheiro já a mais do lado dele ou anda a fazer outras obras que dêem mais dinheiro e a sua que espere...
  10.  # 11

Também me parece que você, desculpe a frontalidade a muito mau a gerir e a negociar.. não se devia ter metido nisto..

Não aparecem à obra não recebem..
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, ricardomcm
  11.  # 12

Colocado por: AnaPinto97Assinamos contrato com o construtor a

Olá,
    Desde o momento que assina o contracto, nem devia entrar na obra. Devia ser o seu fiscal a cuidar do resto.

Se assinou uma coisa, e mudou de ideias a meio... bem fez ele pedir um ajuste de preço... É a vida.

Deveria ter planeado tudo e discutido tudo em sede de projecto ou em negociação com o empreiteiro... antes de assinar.

Depois do comboio partir... cada vez que muda de caminho está sujeito a uma taxa...

Há muitos custos indirectos que a malta por vezes não vê.

Agora é chegar a um consenso... e tentar levar as coisas a bom porto.
  12.  # 13

Desde o momento que assina o contracto, nem devia entrar na obra.

Hahahah era o que faltava! Quem paga e é dono da obra não deve entrar na obra?? Não há dia em que eu não vá à minha... e algumas vezes várias vezes por dia!
  13.  # 14

Colocado por: rpmmsantosHahahah era o que faltava! Quem paga e é dono da obra não deve entrar na obra?? Não há dia em que eu não vá à minha... e algumas vezes várias vezes por dia!

Se vai para ver tudo bem.
    Se vai para mudar de ideias, mais vale estar quieto.
    Tudo advém duma boa organização ao início.
    Se muda, é porque em algo falhou.
    Se muda de ideias, deve estar consciente que isso pode implicar um problema de gestão e logística, e que para sí poderá representar um custo...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, ricardomcm
  14.  # 15

e que para sí poderá representar um custo...

ou uma poupança, ou uma correção, ou uma melhoria! As obras são dinâmicas e no projeto é uma coisa, ao vivo e com paredes levantadas, com o nosso 3D de um par de olhos, há coisas que têm de mudar mesmo.

A alternativa é comprar feito ou levar a obra de mãos atadas.

Tudo isto é a minha opinião, tenho estômago para engolir uns sapos, mas também paciência para discutir e questionar como e porque se fazem as coisas.
  15.  # 16

Colocado por: rpmmsantosmas também paciência para discutir e questionar como e porque se fazem as coisas.

Óbvio. É preciso é pensar que do outro lado, a paciência de quem lhe explica as coisas, representa tempo e conhecimento, que eventualmente se traduz numa remuneração, mesmo que seja indirecta e que nunca repare nela...

0.0188 seg. NEW