Colocado por: N Miguel Oliveira
O cliente paga um serviço.
Ou agora você também quer ficar com o computador, o carro, a cadeira do escritório do Arquitecto? Porque no final das contas quem paga tudo isso é o cliente?
Num licenciamento, a câmara só pede um ou dois ficheiros editáveis. Se o que você contrata é apenas que a casa esteja licenciada, não vejo que direito teria você em ter mais ficheiros editáveis além desses.
Repare, em várias situações, nós disponibilizamos os editáveis, mas não é porque o tenhamos que o fazer (é mais para simplificar e deixarmo-nos de chatear por coisas que o cliente não quer pagar).
Porém, há certos ficheiros que não faz sentido partilhar, porque além do tamanho, contêm partes que são pagas por múltiplos projectos. Não basta achar que tem direito.
Noutros casos, isso nem é tanto por ter partes pagas, mas por conterem propriedade intelectual, que custou muito em tempo e conhecimento, para que depois você atire para o mercado, podendo ser copiado ou reproduzido sem nenhum controlo. No momento em que passa esse ficheiro a um empreiteiro por exemplo, ele pode dar um uso a essa informação que você como cliente não controla.
Colocado por: dmanteigasNão consigo concordar com essa visão. Os meus clientes pagam um serviço que implica um set de tabelas, figuras e listas que são programadas em SAS ou em R. No caso do SAS, a licença até é paga. E no final, entregamos ao cliente todos os programas criados por nós que são propriedade do cliente que os pagou.
Não me faz sentido pagar um projeto para ficar com PDFs e não ter acesso aos ficheiros originais. Da mesma forma que quando faço um levantamento topográfico não fico só com o pdf.
Colocado por: dmanteigasque são propriedade do cliente que os pagou.
Colocado por: dmanteigasNão consigo concordar com essa visão.
Colocado por: dmanteigasNão me faz sentido pagar um projeto para ficar com PDFs e não ter acesso aos ficheiros originais.
Colocado por: N Miguel Oliveirafoi comprado um pack de Engenharia especifico para isso, que estuda as manobras.
Deve o gabinete partilhar os editáveis?
Colocado por: Dias12Mas uma coisa são os pacotes de extras que podemos adicionar aos programas e que ajudam a fazer determinadas coisas.
Outra é o resultado final. Partilhar a planta editável permitia ter esse extra?
Eu trabalho com sketchup e temos um extra que ajuda a desenhar tubagem. Se der o modelo final ao cliente, dou a tubagem e não o programa extra que a empresa pagou.