Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos.
    Apos muita deliberação eis que tenho o que considero a planta final para fins de licenciamento.

Sou membro do fórum há algum tempo, mas este será o meu primeiro post.
    Para algum contexto, e uma moradia térrea com 3 quartos (1 deles suíte), com 2 escritórios (100% teletrabalho) e uma cozinha/sala "open space" inserida num terreno bastante grande (>4000m2)

A nível de áreas julgo estarem bem, mas gostava de ouvir a vossa opinião.
    Fizemos questão de os quartos terem uma área decente e de ter bastante arrumação na casa.

Mas como nada e perfeito, nada como a opinião de quem já passou por isto.
    Desde já um obrigado
  2.  # 2

Qual o seu orçamento para a obra completa?
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaQual o seu orçamento para a obra completa?

Estamos a contar com 350-400 mil.
  4.  # 4

Colocado por: omaia

Estamos a contar com 350-400 mil.

Não creio se seja suficiente para esse tipo de projeto
    •  
      marco1
    • 16 outubro 2024 editado

# 5

se já é final o que adianta dizer algo, sobretudo quando se vê que o geral....
  5.  # 6

Colocado por: zedasilva
    Não creio se seja suficiente para esse tipo de projeto

Será algo que teremos de verificar com a ajuda do projeto de execução.
    Por sorte a carpintaria será feita por um familiar que nos ajudara a diminuir o custo dessa especialidade.

Colocado por: marco1se já é final o que adianta dizer algo, sobretudo quando se vê que o geral....

O português por vezes e traiçoeiro, o que quis dizer com final e que já passamos por algumas revisões do projeto, começou com áreas abusivas de garagem e sala, quartos de 10m2, e as mesmas foram trabalhadas ate esta versão que consideramos final.
    Todos sabemos que durante a construção poderá haver alterações e pensamentos do gênero "agora fazia diferente", etc.
    A meu ver, pedir opinião e ajuda neste fórum só poderá trazer interações positivas, sendo que o seu comentário para mim não fez sentido.
  6.  # 7

Mesmo retirando a carpintaria, para ter qualidade de construção média, esse projeto deve ir para muito perto de 500.000.
    Para baixar para o vosso orçamento em algum lado será necessário atalhar.
    Técnicas.
    Contratar uma empresa com metade dos custo da medida das empresas (ilegalidades)
    Pagar apenas metade do IVA.
    Não contabilizar os arranjos exteriores
    ...
    •  
      marco1
    • 17 outubro 2024 editado

# 8

pois é melhor não fazer sentido
    apenas me pergunto quão será o seu poder de encaixe se lhe derem uma opinião sincera sobre vários aspetos dessa casa, uma vez que poe tanto enfase que já foi muito trabalhado e que é quase o final.
    apenas uma coisa para não chocar muito
    já reparou que vai ter sol na piscina apenas de manha?
  7.  # 9

Colocado por: marco1pois é melhor não fazer sentido
    apenas me pergunto quão será o seu poder de encaixe se lhe derem uma opinião sincera sobre vários aspetos dessa casa, uma vez que poe tanto enfase que já foi muito trabalhado e que é quase o final.
    apenas uma coisa para não chocar muito
    já reparou que vai ter sol na piscina apenas de manha?

Uma opinião sincera e o que procuro e acredite que poder de encaixe não me falta, nem nego ouvir as opiniões dos outros, senão nem aqui estávamos, certo? Relativamente a piscina, sim já tinha reparado e a mesma foi colocada no projeto mas a posição dela não e final pois claramente não faria muito sentido uma parede tapar o sol na altura em que ela será mais usada.

No entanto peco-lhe que partilhe a sua opinião honesta, parece que começamos com o pé errado.

Colocado por: zedasilvaMesmo retirando a carpintaria, para ter qualidade de construção média, esse projeto deve ir para muito perto de 500.000.
    Para baixar para o vosso orçamento em algum lado será necessário atalhar.
    Técnicas.
    Contratar uma empresa com metade dos custo da medida das empresas (ilegalidades)
    Pagar apenas metade do IVA.
    Não contabilizar os arranjos exteriores
    ...

Pois e algo que teremos de ter cuidado, dai pedir a vossa ajuda.
    Os arranjos exteriores não estão contabilizados na estimativa de 350-400 mil que tinha dito, mas no bolo serão uma parte pequena face ao resto.
    Relativamente ao projeto de arquitetura gostava de ouvir uma opiniao sua caso a queira dar
  8.  # 10

Colocado por: marco1sol na piscina apenas de manha

A fazer fé que as cotas estão orientadas a Norte tb me parece mas toda a envolvente solar parece-me descurada no geral…
    Muito espaço morto para “inglês ver”…
    Muito envidraçado que se for para ter um mínimo de qualidade passa facilmente dos 40 000€ (+IVA)…
    Parece desconectada com o terreno.
    Acho que precisava de mais maturação.
    Um outro estudo talvez de outra equipa…

Se precisar de usar a IS quando estiver na piscina?…
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 11

Colocado por: gil.alves
    A fazer fé que as cotas estão orientadas a Norte tb me parece mas toda a envolvente solar parece-me descurada no geral…
    Muito espaço morto para “inglês ver”…
    Muito envidraçado que se for para ter um mínimo de qualidade passa facilmente dos 40 000€ (+IVA)…
    Parece desconectada com o terreno.
    Acho que precisava de mais maturação.
    Um outro estudo talvez de outra equipa…

A rua encontra-se a norte e os quartos a nascente.
    Quando se refere a espaço morto esta a falar precisamente de que?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nalotil
    •  
      marco1

# 12

omaia

a questão está quando se vê uma casa em que já transparece que vai ficar por valores mais acima, não se consegue evitar a comichão que se vê em algumas plantas e fica-se a pensar se não seria melhor investir mais no projeto.
    bem cá vai chuva:
    o 3D deve estar excelente...
    tanto terreno e depois mete uma piscina que só apanha sol de manha...
    a zona de secretária nos quartos...grrrrh
    tudo se cruza no hall, primeiro que se chegue á cozinha e sala...
    a zona dos sofás quase que empurrada para cima da janela...
    parece um somatório de divisões "lugares kitsch" adotados por uma pretensa linguagem contemporânea e mal amanhada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Nostradamus
    • omaia

# 13

Colocado por: marco1omaia

a questão está quando se vê uma casa em que já transparece que vai ficar por valores mais acima, não se consegue evitar a comichão que se vê em algumas plantas e fica-se a pensar se não seria melhor investir mais no projeto.
    bem cá vai chuva:
    o 3D deve estar excelente...
    tanto terreno e depois mete uma piscina que só apanha sol de manha...
    a zona de secretária nos quartos...grrrrh
    tudo se cruza no hall, primeiro que se chegue á cozinha e sala...
    a zona dos sofás quase que empurrada para cima da janela...
    parece um somatório de divisões "lugares kitsch" adotados por uma pretensa linguagem contemporânea e mal amanhada.

Obrigado pelo detalhe na resposta e so lhe posso agradecer.
    3D lindos de morrer não temos, nao foi isso que nos vendeu esta ideia/projeto. Sinceramente gosto da ideia de ter os espacos divididos e o layout acho interessante, sendo que como refere, cria sempre entraves nos corredores/hall.
    O pormenor das secretarias, nunca tive secretaria no quarto e ali foram colocadas como uma ideia, que sinceramente podem ser removidas e serve de mais espaco de arrumacao. Com tanto espaco em casa, podem usar a secretaria num escritorio se necessario.
    Relativamente a sala, gostaria de ter mais espaco e verdade. Terei de pensar se a ilha sera algo que de facto fazemos questao de ter pois ainda rouba um bocado de espaco.
  10.  # 14

aquele cruzamento á saida da garagem vai engarrafar, é muita coisa a acontecer num cruzamento tão estreito
    é acesso á garagem é as visitas, é vir dos quartos, é ir á lavandaria é ir á wc social, é....
  11.  # 15

Colocado por: gil.alvesse for para ter um mínimo de qualidade
    andamos com mínimos muito altos 😂
  12.  # 16

Colocado por: omaiaSinceramente gosto da ideia de ter os espacos divididos

Pois, mas o problema é que os espaços ficam divididos até demais, parece quase existir duas casas diferentes, lembra dois apartamentos sendo aquela zona de entrada o patamar de acesso.
    Em teoria a volumetria parece interessante, mas parece mais um exercício de exploração de formas, ficando a funcionalidade e utilização em segundo plano.

A separação em dois volumes cria o "problema" daqueles espaços (exteriores) entre ambos, que durante parte do dia deverão ser sombrios, e com pouco aproveitamento, principalmente a caminhada entre paredes até à porta de entrada.
    Depois no interior, é o engarrafamento que o marco1 referiu... Ainda se essa zona fosse mais ampla (indo buscar espaço à zona pertencente ao exterior, onde tem o vidro, sempre aliviava o estrangulamento.

A área em vidro é considerável, mas isso já depende do orçamento.

A suite parece ter muito espaço desperdiçado em circulação.
  13.  # 17

Colocado por: omaiacom 2 escritórios (100% teletrabalho)

Apenas vou comentar neste ponto.

Usufruindo eu também de teletrabalho, apenas lhe digo que fazer uma casa, a ter uma ocupação de praticamente 24/24h, e ter uma vista do local de trabalho para uma piscina, acho deveras "pobre e simplista".

Digamos, tem quase meio milhão de € de orçamento, e não foi minimamente pensado ter ali um espaço verde, jardinado, mesmo a bater ali de frente ao escritório e prolonga-lo ao longo do terreno? Se calhar não era a prioridade, mas acho "um desperdício" não trazer verdura para o interior da casa estando tanto tempo em teletrabalho.

Da mesma maneira que acho que faria mais sentido ter a piscina no lado da zona social, uma vez que ficaria com uma exposição mais predominante sul/oeste.

E já que falo no escritório, essa planta sofre do mesmo mal da outra metida alo ao lado. A escrivaninha dos quartos esta enclausurada em 3 paredes sem luz natural. Esse espaço é horrível para se trabalhar e concentrar. Parece aqueles cubículos americanos dos open-space.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 18

Colocado por: zedasilvaMesmo retirando a carpintaria, para ter qualidade de construção média, esse projeto deve ir para muito perto de 500.000.

De que zona do pais e?
    E que vejo com muita regularidade comentarios deste tipo... 500 mil euros em Viseu compra uma moradia feita, com terreno, melhor que aquela e em zonas nobres nos arredores das cidades. Alias temos o exemplo aqui no forum de uma em Viseu que deve ter areas semelhantes a esta cujo preco se nao estou em erro eles tinham dito que ficou a rondar os 300 mil euros. 500 mil euros ate acredito... se for em Lisboa ou Porto.

Colocado por: NostradamusSe calhar não era a prioridade, mas acho "um desperdício" não trazer verdura para o interior da casa estando tanto tempo em teletrabalho.

Realmente nao ha duas pessoas iguais... eu ja estou em teletrabalho ainda antes de ser moda, e sempre fiz questao de ter a minha secretaria, sempre que possivel, longe de 'distracoes' sejam piscinas, espacos verdes, boas vistas, etc... desde que tenha uma entradazita de luz natural esta perfeito.
    Ja a minha mulher e exatamente o oposto, gosta de muita luz natural e boas vistas.
  15.  # 19

Quando lhe derem orçamentos para essa obra (incluindo arranjos exteriores, carpintarias,IVA e taxas de urbanização) será mais lógico discutir o projeto. Até lá, é um pouco uma fantasia.

O seu teto de gastos, 400mil, corresponde a um encaixe de 325mil para o empreiteiro. Essa obra custa mais do que isso.
  16.  # 20

Falta claramente um local de apoio à piscina.

Sendo a casa segmentada em duas zonas, faz sentido os escritórios ficarem na zona dos quartos?

Sinceramente, unia os 2 blocos, não encostando, mas alargando a garagem e o escritório mais pequeno, ganhando ali zona de circulação/arrumação e evitando aquela dupla zona de circulação. Só o que poupa na parede extra e na climatização, paga a área extra.
    A Suite tb precisa de uma volta.
    A porta de entrada passaria para uma zona entre a cozinha e as salas.

0.0231 seg. NEW