Boa noite, vou por a casa à venda. Tem inquilino de longa duração. O que tenho que fazer? Mandar uma carta registada a dizer que vou por à venda por X? E caso ele não responda a essa carta ? Perde o direito de preferecia em relação a qualquer valor? Ou caso venda mais baixo tenho que voltar a enviar uma carta a referir o valor? Obrigada desde ja
Bom dia, Tem de notificar o inquilino, para exercício do direito de preferência, por carta registada com aviso de receção, quando tiver acertado a venda com um terceiro. Nessa carta terá de indicar as condições de venda do imóvel, designadamente, preço da venda, entidade adquirente e data previsível para a conclusão do negócio. Se posteriormente, por qualquer razão, vier a alterar as condições de venda do imóvel, terá de notificar novamente o arrendatário para que este possa exercer o seu direito de preferência nas novas condições de venda.
Colocado por: Jbarbosa1Tem inquilino de longa duração.
Por que não lhe propõe primeiro a compra?
Vai precisar de cooperação do mesmo para abrir a casa para visitas.
Nem com indemnização. Hoje muito dificilmente aceitam e saem, tal é a dificuldade em arranjar outra casa com renda comportável.
O valor de um imóvel ocupado cai exponencialmente, pois um investidor para não perder dinheiro por cada 100 mil euros investidos tem que ganhar no mínimo 400€/mês.
E esperar que o inquilino morra é muito angustiante.
Onde é? Quanto é o valor que pensa pedir? Quanto é a renda? É num prédio? Quanto é o condomínio? Há outros gastos espectáveis? Que idade tem o inquilino? Como é construído o núcleo familiar do mesmo? Há carência económica ou invalidez por deficiência? Há quantos anos dura o contrato? Há contrato?
Responda se quiser. Pode aparecer um investidor aqui no fórum que fique com interesse.
Mas são as questões que qualquer potencial comprador lhe irá perguntar. E até outras. Terá de fornecer os papéis, cadernetas... e noutra fase arranjar certificado energético, direito de preferência da câmara , licença de utilização (?)etc