Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos.
    Estou actualmente a iniciar um projecto de construção de uma moradia, que inicialmente seria uma moradia unifamiliar onde os meus sogros também viveriam, numa zona reservada para esse efeito, sendo que era uma espécie de t1 acoplado ao rés-do-chão, com uma porta a separar da casa "principal".
    Tendo em conta que os meus sogros já não pensam avançar por razões financeiras, eu e a minha esposa pensamos manter o projecto, mas fechando a dita porta para poder alugar esse espaço.
    Quando falei disto ao meu arquitecto, ele disse-me que neste caso já não se trataria de uma moradia unifamiliar mas sim bifamiliar, com tudo o que isso acarreta, nomeadamente que o construtor poderia considerar isso como dois projectos diferentes, o que poderia implicar por exemplo projecto de especialidades suplementar etc...
    A nossa conversa foi breve e admito que fiquei com algumas questões.
    Entendo que para todos os efeitos seriam duas frações distintas mas não percebo qual seria a complexidade no que diz respeito ao projecto em si se simplesmente se fecha uma porta e se adicionam uns contadores lá no fundo.
    Fiquei com a sensação que o simples facto de fazer essa manipulação só trará gastos adicionais, nem sempre justificados, o que me faz questionar o interesse de investir em algo que, contas feitas, talvez nem seja tão rentável como imaginava.
    Queiram por favor partilhar as vossas experiências/opiniões.

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: David Afonsonomeadamente que o construtor poderia considerar isso como dois projectos diferentes

Isso não tem qq influencia para empreiteiro... terá para a Câmara Municipal. O empreiterio orçamenta e executa de acordo com os projetos.

Colocado por: David Afonsoo que poderia implicar por exemplo projecto de especialidades suplementar etc...

Pode...

Antes demais tem de verificar se é possível a alteração do projeto.
    Pode ficar com o mesmo como Propriedade total, alugando essa parte. Não precisa constituir propriedade horizontal para alugar parte da edificação. sem alteração do projecto atual.

PS:Como está em fase de projeto, agora é a altura de decidir o que fazer. Seja pragmático. Se não está confortável em ter um espaço alugado adjacente.. também não necessita construir tanta área, privilegiando o projeto de sua casa e consequentemente ficando com uma construção mais económica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: David Afonso
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradas
    Isso não tem qq influencia para empreiteiro... terá para a Câmara Municipal. O empreiterio orçamenta e executa de acordo com os projetos.

Pode...

Antes demais tem de verificar se é possível a alteração do projeto.
    Pode ficar com o mesmo como Propriedade total, alugando essa parte. Não precisa constituir propriedade horizontal para alugar parte da edificação. sem alteração do projecto atual.

PS:Como está em fase de projeto, agora é a altura de decidir o que fazer. Seja pragmático. Se não está confortável em ter um espaço alugado adjacente.. também não necessita construir tanta área, privilegiando o projeto de sua casa e consequentemente ficando com uma construção mais económica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:David Afonso

Muito obrigado pelos conselhos. Efectivamente, neste momento o projecto (que não ouso postar por questões legais), ainda está na primeira fase de desenho, mas se as dúvidas e a complexidade parecerem demasiadas, penso que simplesmente faremos algo para nós, que seria evidentemente mais em conta.
    Em relação ao que disse sobre ficar com propriedade total e alugar parte da edificação, isso é possível/legal?Teria de ter porta entre as duas partes ou não?Quadros/água separados ou não?Seria portanto parecido com o arrendamento que se faz "por quartos"?

A questão da convivência podemos resolver através do projecto em si e como temos um terreno generoso também ajuda.
  4.  # 4

Tem de discutir e planear as opções que podem ser viável para a sua situação. Essa discussão tem de a ter com o arquiteto responsável pelo projeto e todo o procedimento administrativo.
  5.  # 5

Colocado por: David AfonsoEm relação ao que disse sobre ficar com propriedade total e alugar parte da edificação, isso é possível/legal?

Claro que é legal, é como alugar um quarto de uma casa.

Mantém o projeto que está feito, no final da obra concluída fecha a porta, e coloca contador de água e eletricidade para essa parte da casa. Só vai existir um contador ligado aos serviços públicos.
    Concordam com este comentário: HideCode
  6.  # 6

Colocado por: Pickaxe
    Claro que é legal, é como alugar um quarto de uma casa.

Mantém o projeto que está feito, no final da obra concluída fecha a porta, e coloca contador de água e eletricidade para essa parte da casa. Só vai existir um contador ligado aos serviços públicos.
    Concordam com este comentário:HideCode

Obrigado pela dica.
    O procedimento dos contadores é fácil de fazer depois da obra feita?É legal?
    Outra questão que me lembrei agora...no caso de só haver um quadro eléctrico, a pessoa que viveria na parte alugada não seria autónoma no caso de um disjuntor "saltar" portanto?Há alguma maneira de remediar essa situação?
  7.  # 7

Mais opiniões/experiências?
    Pickaxe, chegou a ler o meu último post?

Desde já obrigado pelas vossas respostas.
  8.  # 8

Colocado por: David AfonsoO procedimento dos contadores é fácil de fazer depois da obra feita?É legal?
    legalmente só pode existir um local de consumo por artigo matricial, não sendo permitida a revenda de energia por operadores não licenciados, mas nada o impede de ter esse custo adicional sobre a forma de compensação monetária fixa ou variável.

Colocado por: David Afonsono caso de só haver um quadro eléctrico, a pessoa que viveria na parte alugada não seria autónoma
    coloca um quadro eletrico separado para essa parte da casa com alimentação a vir do quadro principal,
  9.  # 9

Colocado por: jorgealveslegalmente só pode existir um local de consumo por artigo matricial, não sendo permitida a revenda de energia por operadores não licenciados, mas nada o impede de ter esse custo adicional sobre a forma de compensação monetária fixa ou variável.

coloca um quadro eletrico separado para essa parte da casa comalimentação a vir do quadro principal,

Certo, tecnicamente não seria pra revender mas para ser mais justo em relação aos eventuais consumos dessa parte.
    Segundo percebi, os contadores (água e luz) teriam de ser postos uma vez a obra terminada; no caso do tal quadro que menciona, também teria de ser depois ou é melhor prever o mesmo aquando do projecto inicial?

Obrigado.
  10.  # 10

é melhor prever o mesmo aquando do projecto inicial
  11.  # 11

☝️

0.0222 seg. NEW