Colocado por: pauloagsantosos electricos ficam numa fortuna ao final do mês.
daqueles a gás que se colocam uma botija dentro deles, acabam por ter um bom compromisso em conforto e custo, no entanto se a casa for muito isolada, tb deve fugir deles e usar um electrico,
Colocado por: Andreiaalfa7Eu tenho um a gás, mas o cheiro que deita incomoda me,
Colocado por: pauloagsantos
provavelmente a casa não tem ventilação suficiente para esses tipos de aquecedores.
se o problema da lenha for a arrumação da mesma e a cinza que faz, pode procurar por uma salamandra a pellets. fazem muito menos cinza, no entanto milagres não existem, se for para uma solução electrica o preço ao final do mês vai-se fazer sentir na carteira
Colocado por: Andreiaalfa7
É mais pelo cheiro e fumo que deita, tenho salamandra mas este ano com um bebé queria outra opção.
Tem experiência com aquecedor a óleo? Gasta muito? Aquece pouco ?
Colocado por: Dias12Acho que a andreia estava a falar dos aquecedores eletricos a óleo. Não dos que queimam óleo ou gás
Colocado por: LMigAlves
Cuidado que os gases desses aquecedores podem matar facilmente se a casa não tiver ventilação suficiente.
Os aquecedores podem ser mais caros e gastarem menos depois em eletricidade, podem ser dos mais baratos e depois gastarem uma fortuna de eletricidade, depende muito da sua disponibilidade financeira para o investimento inicial.
EDIT: a parte "tenho salamandra mas este ano com um bebé queria outra opção" é por causa de quê?
Tem medo que a criança se queime?
Isso também pode acontecer com qualquer outro tipo de aquecimento.
Se é pelos gases pode instalar um detetor de gases (serve tanto para a salamandra como para o aquecedor a gás).
Colocado por: Dias12Acho que a andreia estava a falar dos aquecedores eletricos a óleo. Não dos que queimam óleo ou gás
Ela disse que tem um a gás mas que o cheiro a incomoda.
Colocado por: Andreiaalfa7
Porque a salamandra que tenho em casa deita fumo, é
Espaço pequeno em que fica muito quente.
Podia instalar muitas coisas ou até mesmo colocar um ac, a questão é que a casa não é minha então essas opções estão fora de questão. O que posso fazer é comprar algo que seja transportável
Nesse caso acho que os "portáteis" mais eficientes serão os aquecedores a óleo.
Há uns que usam cerâmica ou pedra no interior que são mais eficazes, mas normalmente são para fixar na parede.
Colocado por: Dias12O aquecedor a óleo que ela está a falar é deste tipo
Colocado por: pauloagsantos
sim, sim, desses que gastam uma fortuna em eletridade ao final do mês.
Colocado por: itchyProvavelmente vou ser polémico, mas com excepção das bombas de calor, qualquer aquecimento eléctrico gasta o mesmo para produzir o mesmo calor, um aquecedor que gasta 1000W aquece 1000w, ou 980W se for um termoventilador porque uma parte minúscula da energia vai para a ventoinha. A diferença é rapidez com que aquece, um aquecedor a óleo tem a inércia do óleo, demora um bocadinho mais a aquecer e depois vai libertar alguma energia mesmo depois de desligado. Ao fim do mês, se for para manter um divisão quente a uma temperatura constante não acredito que haja algum equipamento mais eficaz que outro, é tudo aquecimento resistivo, que já é eficaz a 100%.
Regra geral, qualquer aquecimento resistivo é comparativamente mais caro que usar gás ou lenha.
Se isto não for obstáculo, pessoalmente recomendo os tradicionais aquecedores a óleo para divisões que se querem quentes durante um periodo mais alargado e termoventiladores ou de infravermelhos para aquecer rapidamente uma divisão para um periodo curto (WC por exemplo).
Colocado por: itchyProvavelmente vou ser polémico, mas com excepção das bombas de calor, qualquer aquecimento eléctrico gasta o mesmo para produzir o mesmo calor, um aquecedor que gasta 1000W aquece 1000w, ou 980W se for um termoventilador porque uma parte minúscula da energia vai para a ventoinha. A diferença é rapidez com que aquece, um aquecedor a óleo tem a inércia do óleo, demora um bocadinho mais a aquecer e depois vai libertar alguma energia mesmo depois de desligado. Ao fim do mês, se for para manter um divisão quente a uma temperatura constante não acredito que haja algum equipamento mais eficaz que outro, é tudo aquecimento resistivo, que já é eficaz a 100%.
Regra geral, qualquer aquecimento resistivo é comparativamente mais caro que usar gás ou lenha.
Se isto não for obstáculo, pessoalmente recomendo os tradicionais aquecedores a óleo para divisões que se querem quentes durante um periodo mais alargado e termoventiladores ou de infravermelhos para aquecer rapidamente uma divisão para um periodo curto (WC por exemplo).
Colocado por: Beira Interior Power
Mas dentro deste tipo de aquecedor, não existem uns que usam sistemas diferentes do óleo? Alguns que têm algum tipo de pedra ou mineral? Por exemplo, lembro-me de ver em casa de uns amigos do meu irmão vários aquecedores "planos" aos invés destes típicos radiadores. Segundo eles tinham uma eficiência energética muito superior.
Isto no sentido de conseguir ter acumulação de calor mesmo quando desligado, algo que os termoventiladores não conseguem.
Dentro destes, quais as melhores opções, no sentido da eficiência energética para quem quer aquecer uma divisão pequena (um quarto por exemplo) durante 5 ou 6 horas por dia?