Boa tarde a todos. Venho aqui expor o meu problema e algumas duvidas. Para dar contexto. Comprei uma moradia a cerca de 3 meses, e ainda não estou a habitar permanentemente nela, pois estava a fazer obras para colocar a casa ao meu gosto (pintura, chão, mobília de casa de banho, etc), e tinha como objetivo começar a viver na casa definitivamente no inicio de Novembro.
Os problemas. A semana passada, na sexta feira, acionei o seguro multirriscos por causa de uma infiltração que tenho num terraço da minha moradia. Esta segunda feira o perito, telefonou a dizer se podia fazer a peritagem na quinta feira de manhã, ao qual eu disse que sim. Só que na terça/quarta feira rebentou me uma mangueira de agua fria da torneira do lavatório do primeiro andar da casa, e esteve a largar agua durante 1 ou 2 dias, pelo menos. Digo isto com incerteza pois só na quarta de manha quando lá fui é que vi o que se passava. E o que se passava é que tinha a casa de banho do primeiro andar cheia de agua, tinha agua a cair pela parede do vão das escadas para o res do chão, tinha agua a sair pelo luz do corredor que fica pro baixo da casa de banho que estava, a casa de banho de serviço do rés do chão também estava alagada com agua a cair pelos focos do teto falso, o corredor sala e cozinha com agua, e a cave também com muita agua a sair das fissuras desta, em cima da mobília que ainda esta embrulhada e armazenada da mudança. Telefono para a seguradora a reportar esta inundação e eles juntam o primeiro problema com o segundo problema (infiltração com inundação). Na quinta vai então lá o perito avaliar os dois problemas, só que o problema da inundação ainda tem poucos danos visíveis, só em algumas paredes onde a tinta já se estragou e existem manchas, o chão de madeira ainda não mostra sinais de danos mas podem vir a aparecer, além da mobília que ainda esta embrulhada na garagem, e que o perito começou logo a descartar a possibilidade de cobertura.
Eu possuo seguro multirriscos e de recheio. O perito fez uma peritagem de dois eventos distintos e apenas tirou fotografias a danos visíveis e nem mexeu em nada para avaliar seja o que for, por exemplo os possíveis danos na mobília. No fim dá-me para assinar um documento que chama de visita de peritagem mas nem me explica direito o que é, e no final recebo um email com um documento assinado por mim a dizer que é uma confirmação de peritagem e que tenho 5 dias uteis para mandar em reposta alguns documentos e orçamento para os danos.
Pergunta1: eu tenho mesmo só 5 dias uteis para mandar orçamentos? Pergunta2: se aparecerem mais danos posso na mesma mandar para o seguro? Pergunta3: eu ainda não tenho a possibilidade de esta semana desempacotar a mobília e ver os danos, pois a casa ainda não esta pronta e limpa só daqui a duas semanas, se existir danos posso também mandar para o seguro? Pergunta4: como é que devo proceder neste caso? (é a primeira vez que isto me acontece)
Desde já um obrigado a todos, que só de leitura já vos retirei algum tempo.
Solicite à seguradora mais alguns dias para apresentar os orçamentos. Tem que, de uma vez por todas, inventariar todos os danos para serem incluídos nos orçamentos, colhendo fotos de tudo para remeter à seguradora.
Obrigado @size. Já me andei a informar com a empresa que me tratou do chão, e ela disse-me que a agua que se infiltrou na estrutura pode demorar meses para aparecer os estragos na madeira, e que nessa altura poderia voltar a chamar o seguro para cobrir esses estragos remetendo para o problema agora reportado.