Troquei recentemente as janelas de uma moradia antiga por PVC com classe A+.
Como existe uma pedra mármore que faz a ligação do interior ao exterior, a mesma foi cortada pelos técnicos aquando da instalação, para evitar pontes térmicas.
Tenho reparado, nos últimos dias, que as soleiras das janelas estão a ficar com um bolor preto superficial, que sai facilmente com um guardanapo (a descamação da tinta já estava quando comprei a casa, só apareceu mesmo as pintas/manchas pretas).
Ainda assim, é algo que não me acontecia antes e que esperava que não acontecesse ao cortarem a pedra. A casa não tem, para já, outros sinais de humidade.
Queria inclusive revestir as soleiras com perfis de PVC, pois as divisões levaram pladur e lã de rocha, como vêem na foto. Será boa ideia, tendo em conta esta humidade que está a surgir?
Será que a instalação ficou bem feita?
A casa nem sequer está quente em relação ao exterior - têm estado 17 graus e lá fora não desceu ainda dos 14.
A forra interior e respectivo isolamento térmico ( mesmo que com metade da espessura) devem contornar as ombreiras e vergas ( resolver ponte térmica na caixa de estore) e topar contra os caixilhos.
Neste momento, essas partes são as zonas frias e vai condensar por aí, não há volta a dar. Quando climatizar amis a casa e vier o frio, ainda irá piorar. Aliado a este facto, agora tem a casa mais estanque e a falta de ventialação e consequente renovação de ar irá agravar a situação.
Neste sentido, deve: - Resolver as pontes térmicas em redor da janela. - Pode aplicar uma soleira em material isolante sobre a pedra existente. - DEVE instalar ventiladores auto-reguláveis nas caixas de estore por forma a garantir a renovação horária dos espaços ( quartos e salas) e tem de assegurar a extração natural ( pela cozinha, Instalações sanitárias, que devem ter um sistema de extração de ar permanente..
Boa sorte.
PS: refere bolor nas soleiras, mas quer referir-se a bolor nas ombreiras.
Não referi, mas a casa não tem estores, mas sim portadas. Onde é que seria melhor colocar as grelhas/ventiladores, neste caso?
O que me diz é que tenho de por também pladur e lã de rocha nas ombreiras, para ficar tudo tapado?
Estávamos a pensar pôr PVC também nas ombreiras e na soleira. Se for para colocar pladur, então não se justifica, certo? É sequer uma hipótese, tapar como está com PVC?