Qual é a melhor opção para aquecimento central. caldeira a gás ou bomba de calor? Tendo em conta custo de instalação, manutenção e custo de utilização. Apenas será usado para o aquecimento central, para AQS já existe uma bomba de calor.
Menor investimento inicial - caldeira a gás natural de condensação. Mas maior custo de utilização.
Menor custo de utilização - bomba de calor. Se não tiver uma instalação otimizada para o uso desta, talvez nem consiga recuperar o investimento no tempo de vida útil da máquina (é uma opinião minha)
Há várias variáveis que podem ter importância nessa escolha. Já tem a rede de gás feita na casa? Eu por exemplo pedi dispensa de execução após a alteração da legislação e deixei de gastar uns 3 mil na instalação do sistema de aquecimento a gás natural. Apliquei esse dinheiro na bomba de calor, mas o custo desta solução é muito maior. Imagine uns 6 mil de diferença... Dá para muitos anos de gás. Eu, em virtude de estar numa zona climática exigente, iria ter consumos consideráveis de gás, ou seja, espero vir a abater esse investimento na bc, talvez em meia dúzia de anos... Espero... Vamos ver. Se você vive em zona amena, tem que pensar bem. Depois há outras questões de gosto pessoal, tipo se lhe agrada ter gás em casa, por exemplo.