Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Acrescento umas sugestões para além do que o powerPT apontou... meta algumas especialidades do seu lado, tais como carpintarias, caixilharias, aquecimento ou piso radiante, arranjos exteriores. Talvez até mesmo o fornecimento de torneiras e louças sanitárias.

Se não tem conhecimentos de obras, apoie-se numa equipa que lhe dê apoio (bom arquiteto, bom fiscal ou quem tenha experiência de obra). Se for para os empreiteiros com discurso de levar fiscalização leva com a marreta, deixe esse discurso para mais tarde, em fase de obra apresente-os como os ajudantes de ambos, seu e do empreiteiro.

Prepara-se para uma viagem esgotante, mas que faz parte da vida. Quem não quer dores de cabeça compra feito.
    • eu
    • 21 outubro 2024

# 22

Colocado por: DavidAlvesaté agora o único orçamento que recebi
    "chave na mão" foi de 565mil euros

É oficial: anda tudo maluco.

Os custos da habitação e construção em Portugal atingiram níveis de surrealidade.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  2.  # 23

Colocado por: euOs custos da habitação e construção em Portugal atingiram níveis de surrealidade.

Nao acho que seja necessariamente isso.
    Provavelmente sao empreiteiros que andam com tanto trabalho que so aceitam algumas obras com precos 'absurdos' e provavelmente sem grande consideracao porque nao vale a pena perder tempo em orcamentacao de uma obra que muito provavelmente nem vais fazer. Claro que era mais facil simplesmente fazer como os outros que nao respondem ou simplesmente responder e ser honesto - nao tenho capacidade para fazer.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  3.  # 24

há falta de empresas de construção (crediveis) e as que há grosso modo não se adaptaram aos tempos, ás novas exigencias legais, funcionais, esteticas, construtivas, e a forma de orçamentar é a olho para cima pelo sim pelo não. Dai que em qualquer barraco com uns parametros mais atuais o tal preço m2 dispare. Andam por ai construções que custaram 1 milhão a ser construidas que não tem qualidade construtiva que se digne.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 25

Obrigado pelo comentário Sr. N Miguel Oliveira

Claro que projetei uma moradia com 200 e muitos m2 em L, porque quero, posso (financeiramente) e mando. A questão é apenas achar o valor elevado para a construção.

Quando comprei o terreno e comecei o projeto 2/3 anos, fui informado pelo arquiteto e também por pesquisa de valores, que 400mil euros seriam suficientes para construir o que pretendia.

Não vou recorrer a financiamento para a construção e se fosse preciso também não pediria pelos 165mil a mais, apenas não acho um valor justo para este projeto e pretendia orçamentos de outros construtores interessados na obra.
    • eu
    • 22 outubro 2024

# 26

Colocado por: DavidAlvesque 400mil euros seriam suficientes para construir o que pretendia.

Faz sentido.
  5.  # 27

Colocado por: DavidAlvesA questão é apenas achar o valor elevado para a construção.

Sim, no fundo é isto:
    Perceber que numeros usou no seu calculo para que o resultado tenha sido esse?

Porque mencionou-nos o valor unitário, mas as áreas que referiu parecem estar incompletas.

Foi o que escrevi atrás, a casa não me parece nada por aí além em tamanho dos compartimentos... mas tudo junto, mais o que falta nessa lista, eleva muito o total em área.

Agora, nem acho caro nem barato, porque há contexto que falta mencionar.

Será cada vez complicado os Donos de Obra conseguirem construir uma moradia unifamiliar. Há poucos empreiteros, e há outro tipo de obras que dão maior lucro.

Boa sorte com esta aventura, não desanime.
    Tem que começar a procurar empresas fora da sua zona.

Por outro lado, se não se sente confortável com os preços, pode sempre ir pela outra opção que é optimizar o projecto, de modo a embaratecer a obra.
    Concordam com este comentário: DavidAlves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DavidAlves
  6.  # 28

Boa sorte no projeto.
    Aproveite para escrever prazo no contrato que fizer. Digo isto porque quando um empreiteiro lhe diz que a obra está concluída dentro de 1 ano, some sempre o dobro.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 29

Colocado por: PedroMSescrever prazo

Sim, é melhor escrever duma vez que são dois anos... e pagar a taxa pela pressão com que o empreiteiro fica. Evita muitas desavenças assim :)

Acho muito bem que haja um prazo estabelecido, mas também convém sempre ter presente que o empreiteiro depende ele próprio de muitos factores externos. Creio que quando lhe diz "um ano", isso até pode ser possível caso tudo corra bem. O problema é quando não corre, e isso tem sido cada vez mais frequente.
  8.  # 30

Nas contas desses M2 falta o hall entrada, corredores, platibandas, churrasqueira, coberto a frente do último quarto...
    • dsme
    • 9 março 2025

# 31

Boa noite sr Daniel.
    Antes de mais boa sorte para o seu projeto.🙏
    Gostava de lhe pedir uma coisa , pois não encontro nada na internet relativamente a isso.Seria possível me ceder o seu mapa de trabalhos e quantidades para me auxiliar um pouco no meu projeto de construção que será em Barcelos, essencialmente para saber os passos a seguir.
    Obrigado
    Concordam com este comentário: SACS
  9.  # 32

Colocado por: dsmeisso.Seria possível me ceder o seu mapa de trabalhos e quantidades para me auxiliar um pouco no meu projeto de construção que será em Barcelos, essencialmente para saber os passos a seguir.

O seu projectista não faz tal mapa para que possa usar?
  10.  # 33

Depois o pessoal fica chateado quando dizem que a culpa é sempre do dono de obra.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 34

Pegar num mapa de trabalhos e quantidades da obra do vizinho e adapta los á nossa é o sonho de qualquer empreiteiro.
    Depois não acreditam quando e pessoal diz que os DO se metem a jeito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dsme
    • dsme
    • 9 março 2025

# 35

Colocado por: zedasilvaPegar num mapa de trabalhos e quantidades da obra do vizinho e adapta los á nossa é o sonho de qualquer empreiteiro.
    Depois não acreditam quando e pessoal diz que os DO se metem a jeito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dsme

Sempre dispostos a ajudar.É por causa de pessoas como vocês que este forum é fantástico.Obrigado por partilharem a vossa experiência.👌👊🏼
    Concordam com este comentário: zedasilva
    •  
      marco1
    • 9 março 2025 editado

# 36

https://www.bing.com/search?q=mapa+de+quantidades+excel&qs=SS&pq=mapa+de+quantidades&sc=12-19&cvid=F4122DC343F04251AD46547E38D6E424&FORM=QBRE&sp=1&ghc=1&lq=0

é preciso não esquecer que o importante no mapa será a medição da obra/projeto especifico, as parcelas e itens dos trabalhos é relativamente fácil coligi-los.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dsme
    • fmd
    • 26 março 2025

# 37

Posso apresentar cotação. Tenho uma obra na Praia da Aguda que fica relativamente perto. Veja por favor o meu contacto. Obrigado

0.0221 seg. NEW