Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos!

Tenho uma casa em vista em que a construção encontra-se parada, anexei as fotos para que possam ver com detalhes.

Poderiam me ajudar com algumas questões?

1. Preciso deixar a moradia 100% pronta conforme o projeto para poder morar nela? Ou consigo fazer o essencial para que fique habitável, como ligações eléctricas e encanamentos, e posteriormente eu mesmo ir terminando, como os pisos, revestimentos internos, etc.

2. No anúncio diz que a casa tem 475m2 de área bruta, e 139m2 de área útil, consideram a obra quantos % já realizada?

3. Estão a pedir 135.000€ nesta casa, o que acham deste valor? Quanto deve chegar para acabar a casa?

4. Vi no fórum um caso de uma pessoa que comprou um imóvel deste tipo e a construção estava ilegal. Quais documentos ter em mãos antes da compra, para evitar esse problema?

Observações: O alvará de construção está válido até Maio/2025A
    imobiliária alega não ter o projeto 3D, apenas as plantas.
      2024-10-23 (9).png
      2024-10-23 (3).png
      2024-10-23 (12).png
  2.  # 2

Olá, alguém por aqui? :)
  3.  # 3

1- O que estiver no projeto de licenciamento
    2 - Deve ter uns 25-30% do custo final.
    3 - O valor parece bom, parece ter havido cuidado na constrição. Para acabar, no mínimo o dobro desse valor, mas depende dos acabamentos e dos equipamentos a instalar.
    4 - Verificar se o que está construído corresponde ao projeto aprovado pela CM. Outros ónus ou encargos.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newuser4597
  4.  # 4

Leve um técnico à Câmara para analisarem o que está aprovado.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newuser4597
  5.  # 5

Colocado por: RUIOLI1- O que estiver no projeto de licenciamento
    3 - O valor parece bom, parece ter havido cuidado na constrição. Para acabar, no mínimo o dobro desse valor, mas depende dos acabamentos e dos equipamentos a instalar.
    4 - Verificar se o que está construído corresponde ao projeto aprovado pela CM. Outros ónus ou encargos.
    Concordam com este comentário:nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Newuser4597

Seria possível eu conseguir acabar algumas coisas com mão de obra própria? Como instalações de janelas, pavimentos, portas.
  6.  # 6

Colocado por: RUIOLI1- O que estiver no projeto de licenciamento
    Concordam com este comentário:nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Newuser4597

270 para acabar?
  7.  # 7

Colocado por: Newuser4597Tenho uma casa em vista

Olá.
    Porque é que a obra parou?
    Porque é que querem vendem?

Tem que estar muito atento, contacte um Arquitecto. Que vá à Câmara consigo consultar o processo. Se não é da área, não se ponha com ideias autodidactas a tentar perceber tudo sozinho.

O facto de quererem vender é um sinal de alerta. Procure um profissional.

1- pode mudar certas coisas em sede de Telas Finais (desenhos corrigidos a entregar no final da obra)... ou via Alteração à Licença para alterações significativas que necessitem de aprovação da câmara. Ambas são simples de fazer... Não se aventure a mudar nada sem antes consultar se pode ou não mudar...

2- Essas contas devem estar mal. A área útil costuma rondar os 80% da área brutal. Talvez esteja a confundir com área habitável...

3- Sabemos lá? Nem sequer sabemos em que local fica a obra? É Cascais? Freixo de Espada à Cinta?

4- Contacte um profissional, um Arquitecto ou Advogado.
    • RUIOLI
    • 24 outubro 2024 editado

# 8

Colocado por: jg231270 para acabar?

No mínimo... em relação ao máximo, o céu é o limite, o melhor, o empréstimo bancário e/ou os fundos próprios.
  8.  # 9

Apenas sobre o custo do que está feito + terreno: está aí um preço bem bom. Olhe que se eu ainda estivesse a trabalhar em Aveiro já tinha ido ver esse caso e inteirar-me de tudo... Pode estar aí algo interessante, ou não. Tem mesmo de analisar tudo o que está envolvido e não somente o preço.
  9.  # 10

a casa é enorme tendo coisas muito estranhas como seja a betonagem ficou a meio na placa final.....
      12.jpg
    • SrR
    • 24 outubro 2024

# 11

Colocado por: jorgealvesa casa é enorme tendo coisas muito estranhas como seja a betonagem ficou a meio na placa final.....
      12.jpg
    Falta de oxigénio
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  10.  # 12

É uma casa ou um hotel?
  11.  # 13

está encostada á extrema, o que será que vai nascer ao lado encostado?
  12.  # 14

Colocado por: marco1está encostada á extrema, o que será que vai nascer ao lado encostado?
    de ambos os lados
  13.  # 15

Nao, de um dos lados apenas encosta o alpendre dos carros
  14.  # 16

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá.
    Porque é que a obra parou?
    Porque é que querem vendem?

Tem que estar muito atento, contacte um Arquitecto. Que vá à Câmara consigo consultar o processo. Se não é da área, não se ponha com ideias autodidactas a tentar perceber tudo sozinho.

O facto de quererem vender é um sinal de alerta. Procure um profissional.

1- pode mudar certas coisas em sede de Telas Finais (desenhos corrigidos a entregar no final da obra)... ou via Alteração à Licença para alterações significativas que necessitem de aprovação da câmara. Ambas são simples de fazer... Não se aventure a mudar nada sem antes consultar se pode ou não mudar...

2- Essas contas devem estar mal. A área útil costuma rondar os 80% da área brutal. Talvez esteja a confundir com área habitável...

3- Sabemos lá? Nem sequer sabemos em que local fica a obra? É Cascais? Freixo de Espada à Cinta?

4- Contacte um profissional, um Arquitecto ou Advogado.

Acabei de consultar, são 465m área de construção, área de implantação 265m2

Fica 10km de Aveiro
  15.  # 17

Colocado por: Bragas VÉ uma casa ou um hotel?

uma grande casa rs
  16.  # 18

Colocado por: powerPTApenas sobre o custo do que está feito + terreno: está aí um preço bem bom. Olhe que se eu ainda estivesse a trabalhar em Aveiro já tinha ido ver esse caso e inteirar-me de tudo... Pode estar aí algo interessante, ou não. Tem mesmo de analisar tudo o que está envolvido e não somente o preço.

afinal coloquei o preço errado, são 125 mil, e não 135
  17.  # 19

que no futuro vai ser uma moradia geminada.
  18.  # 20

Colocado por: Newuser4597Acabei de consultar, são 465m área de construção, área de implantação 265m2

Ah assim faz sentido...

0.0219 seg. NEW