Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, vou instalar fibra da MEO em uma casa antiga que não tem quadro de rede nem caixa ATI.

A minha questão é, em 2024 alguém sabe quantos aparelhos vão instalar em casa? Alguém poderá ter uma foto para ter uma ideia de como será?
    Uma pessoa que fez a instalação há uns 6 anos atrás disse-me que são "3 aparelhos", ainda é assim?
    Já agora, quais os nomes dos aparelhos e como devem ficar? Alguma cuidado a ter?

Agradeço a ajuda de quem saiba, para conseguir preparar a zona da casa para colocar os aparelhos todos.
  2.  # 2

Se for fibra, normalmente instalam o router que já tem ONT incorporado, ou seja um equipamento, e a box para a TV, que pode ligar por wifi ou cabo.
  3.  # 3

E o telefone fixo...
  4.  # 4

E vai pagar por cada box a mais para além da TV principal.
  5.  # 5

Colocado por: CarvaiE vai pagar por cada box a mais para além da TV principal.

Injeta o sinal na rede coaxial.
    Concordam com este comentário: Dias12
  6.  # 6

Colocado por: Vítor Magalhães
    Injeta o sinal na rede coaxial.
    Concordam com este comentário:Dias12

A mim disseram que não era possível, só por Wifi.
    A Vodafone já me tinha dito o mesmo.
    • Dias12
    • 23 outubro 2024 editado

# 7

Eu tenho cento e tal canais (mais outra carrada de rádio) em todas as TVs servidas pela rede coaxial - 1 TV ainda analógica (tipica caixa), 2 TVs digitais (lcd ou plasmas...) e 1 smart TV.
    Depois (SÓ) na box tenho esses canais mais o 3 pacotes premium subscritos - sport tv, btv e dzon.

Para mim, fazer perguntas técnicas aos callcenters hoje em dia é o mesmo que perguntar ao vento.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 8

Colocado por: Carvai
    A mim disseram que não era possível, só por Wifi.
    A Vodafone já me tinha dito o mesmo.

Tenho Vodafone 1Gbps, smart router wifi 6(o mais recente) e tem saída coaxial injetado nas tomadas coaxial a funcionar normalmente.
  8.  # 9

Quando quis meter fibra até dentro de casa a proposta da MEO era este router que não teria saída para cabo coaxial
    https://www.meo.pt/servicos/casa/internet-fibra/meo-smart-wifi
    Na Vodafone foi-me dito o mesmo. Acabei por continuar na NOS com um router 4K.
  9.  # 10

Colocado por: CarvaiQuando quis meter fibra até dentro de casa a proposta da MEO era este router que não teria saída para cabo coaxial
    https://www.meo.pt/servicos/casa/internet-fibra/meo-smart-wifi
    Na Vodafone foi-me dito o mesmo. Acabei por continuar na NOS com um router 4K.

Router MEO wifi 6, instalado no mês passado.

Foto tirada agora.
      20241023_204256.jpg
  10.  # 11

Router "chocolate" da Vodafone...
      Screenshot_2024-10-23-21-27-57-789_com.miui.gallery-edit.jpg
  11.  # 12

Pois a mim pediam mais 3€/mês para cada box android por cada TV a mais, e no caso da MEO nem podia comprá-las pois a App da MEO só funciona em poucos modelos de TV's.
  12.  # 13

Agradeço bastante a resposta de todos!

A ONT é o mesmo que Caixa de fibra ou caixa de distribuição de fibra?
    Ainda instalam isso, ou já vem tudo no router?

EDIT: Eu tenho um cabo que vem da antena do telhado para a TV (box satelite meo), pensei retirar esse cabo e passar aí o cabo de fibra. Faz sentido? O de fibra será suficiente para ligar a tv (box) e o router, ficará tudo na mesma mesa. Ou devo deixar esse cabo da antena?
  13.  # 14

Nem me lembrei do telefone, nunca o liguei sequer.
    O ONT já está dentro do router.
    A APP da MEO para android pode ser instalada em todas as android TV, existe um tópico no zwame sobre isso.
  14.  # 15

Actualmente ainda há alguma operadora a ofecerer telefone fixo?
    Regra geral agora é só 1 equipamento, o router.
    Costumam também fazer a ligação do cabo de fibra exterior para o cabo de fibra interior numa caixinha pequena.
  15.  # 16

Colocado por: Dias12Eu tenho cento e tal canais (mais outra carrada de rádio) em todas as TVs servidas pela rede coaxial - 1 TV ainda analógica (tipica caixa), 2 TVs digitais (lcd ou plasmas...) e 1 smart TV.
    Depois (SÓ) na box tenho esses canais mais o 3 pacotes premium subscritos - sport tv, btv e dzon.

Para mim, fazer perguntas técnicas aos callcenters hoje em dia é o mesmo que perguntar ao vento.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

e vão dois.

a unica coisa que me chateia é que a ordem dos canais injectados na rede coaxial não é a mesma dos da televisão que tem box.
  16.  # 17

E não pode esperar até chegar a Digi? Se vai instalar fará um contrato de 2 anos e se quiser mudar para muito mais barato, como apregoam, não conseguirá.
  17.  # 18

Colocado por: AlexMontenegroE não pode esperar até chegar a Digi? Se vai instalar fará um contrato de 2 anos e se quiser mudar para muito mais barato, como apregoam, não conseguirá.

Mais barato para alguns, para outros nem tanto.

Os valores, equipamentos, streaming que tenho na Vodafone, tenho dúvidas que os consiga melhor na Digi.

Quando estiver operacional logo vemos como funciona.
  18.  # 19

Colocado por: rjmpiresCostumam também fazer a ligação do cabo de fibra exterior para o cabo de fibra interior numa caixinha pequena.

Obrigado novamente pelas respostas,
    A casa antiga não tem cabo de fibra interior. Essa caixa de fibra interior deve ficar junto ao router?
    Fica na parte de fora da casa ou dentro?
    Uma vez colocada, é possível alterar a caixa de lugar? (com os técnicos da operadora?)

Então o cabo fibra vem do exterior, em casa fica nessa caixa de fibra interior que menciona, e daí liga ao router? Será isso?
    Como a casa é antiga não quero estar a furar paredes nem deixar o cabo à vista em todas as paredes, então queria saber todos os equipamentos e caixas que necessitam colocar.
  19.  # 20

Vai ter que escolher o local para o roiter/ont. Levam o cabo da fibra até esse local, onde colocam uma pequena caixa branca, de onde sai um chicote de fibra para o router. Convém escolher um local que seja o definitivo à partida.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães

0.0207 seg. NEW