Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Gostaria de obter a Vossa opinião acerca da aplicação de frisos à volta da moradia afim de fazer a divisão visual do rés do chão em relação ao primeiro piso. Pretendo um friso com relevo exterior a toda a volta da moradia.

Acontece que não sei se a solução será fiável para aplicação dos frisos em ETICS e qual o melhor material dos frisos para o efeito: eventualmente em PVC? Em alumínio? Outra solução que não me esteja a recordar?

Alguém do fórum tem alguma experiência relacionada com a aplicação de frisos ou, eventualmente, ter essa opção aplicada na fachada da sua casa?

Obrigado.

Att,
    Marco Pires
  2.  # 2

Colocado por: Marco_PiresPretendo um friso com relevo exterior a toda a volta da moradia.

Colocado por: Marco_PiresAcontece que não sei se a solução será fiável para aplicação dos frisos em ETICS

Que eu conheça existe um perfil para realizar a chamada junta rebaixada. Não sei se é isso que pretende.

De qualquer forma tenha sempre em atenção que qualquer friso que coloque mais tarde ou mais cedo acabará por acumular sujidade e esta escorrerá na fachada e provocar um efeito feio. É apenas a minha opinião.

Colocado por: Marco_Pireseventualmente em PVC?

De preferência com rede de forma a ficar incorporado no barramento armado e assim evitar possíveis fissuras.

Colocado por: Marco_PiresEm alumínio?

Não conheço perfis em alumínio com rede além de que sendo em alumínio estará sempre sujeito a mais tensões devido a maior absorção de temperatura e assim aumentará a probabilidade de ocorrerem fissuras.
  3.  # 3

Boa noite Caro SEEING,

Essa solução que ilustra é um friso com relevo negativo, ou seja "para dentro". Eu pretendo um friso com relevo positivo, ou seja, "para fora". É plausível?

E já agora, onde poderei conseguir frisos para o que pretendo, em PVC?

Obrigado

Marco Pires
  4.  # 4

Colocado por: Marco_PiresEssa solução que ilustra é um friso com relevo negativo, ou seja "para dentro". Eu pretendo um friso com relevo positivo, ou seja, "para fora". É plausível?

Como perfil com rede não conheço.
    Pode eventualmente mandar fazer em alumínio lacado à cor mas incorporá-lo no ETICS de forma a evitar fissuras, não estou a ver como o fazer.

Invenção do momento😉
      Perfil.png
  5.  # 5

Viva,

Não há nenhuma forma viável de "colar" o friso diretamente no ETICS? Ou não é de todo viável?
  6.  # 6

Colocado por: Marco_PiresEssa solução que ilustra é um friso com relevo negativo, ou seja "para dentro". Eu pretendo um friso com relevo positivo, ou seja, "para fora".

Vira o perfil ao contrário.
  7.  # 7

Colocado por: Pickaxe
    1. Vira o perfil ao contrário.

O oco em PVC será viável a longo prazo?
    Fica a minha dúvida!
  8.  # 8

Colocado por: SEEINGO oco em PVC será viável a longo prazo?

Estava a brincar, aquilo ao sol deve-se contorcer todo.
  9.  # 9

Colocado por: Marco_PiresNão há nenhuma forma viável de "colar" o friso diretamente no ETICS? Ou não é de todo viável?

A ideia seria abordar o perfil como se uma caixilharia se tratasse. Fixá-lo devidamente à base e depois encostar as placas de isolamento usando por exemplo um perfil de remate junto a caixilharia para evitar fissuras.

De qualquer forma estou a imaginar o custo de implementar esta solução já que pode não lhe agradar.

Pode ser que apareça alguém com outra sugestão!
  10.  # 10

Viva caro SEEING,

Quando me refiro a "colar", estou a referir-me a aplicar o friso depois do ETICS estar já pronto e pintado. Ou seja, aplicar esse perfil literalmente por cima do ETICS, devidamente fixado e impermeabilizado com silicone ao longo das juntas. Imagine que adquiriu uma moradia já pronta mas pretende, por motivos estéticos, aplicar o friso a toda à volta da casa. É viável alguma solução de aplicação nestas circunstâncias? Se o material for PVC a aderência não será facilitada relativamente a outros materiais?

A parte de baixo da casa é de uma cor diferente da parte de cima. Um friso a separar fará toda a diferença em termos estéticos e, para além disso, evita que se percebam as sobreposições de tinta entre as separações em zonas muito pontuais. Facilitará também o processo de pintura, quando chegar a altura de o fazer!

A solução em que estou a pensar é viável?

Obrigado.
  11.  # 11

12.  # 12

Bom dia marcocar,

Agradeço a sua intervenção, mas não é bem isso que pretendo!

É mais um perfil em linhas direitas para delimitação de zona superior da zona inferior. Não sei se me estou a fazer entender!

Muito obrigado.
  13.  # 13

Faz a própria saliência em EPS...
  14.  # 14

Bom dia manelvc,

Não sei se não me fiz entender!
    Estou a tentar saber se é viável colar um friso numa fachada em ETICS já totalmente terminada. A moradia não está em obra. É uma casa comprada já totalmente terminada.

A minha dúvida é se há possibilidade de fazer o que estou a descrever!

Obrigado.
    •  
      SEEING
    • 24 outubro 2024 editado

# 15

Colocado por: Marco_PiresQuando me refiro a "colar", estou a referir-me a aplicar o friso depois do ETICS estar já pronto e pintado. Ou seja, aplicar esse perfil literalmente por cima do ETICS, devidamente fixado e impermeabilizado com silicone ao longo das juntas.

A questão prende-se sempre em compatibilizar qualquer acessório com o sistema ETICS e evitar que surjam patologias no futuro.
    Não existindo um acessório/componente que faça o que pretende estamos sempre no mundo das invenções e nesse caso a sua implementação depende sempre muito do aplicador que vier a utilizar.

Colocado por: marcocarhttps://www.sto.de/s/p/a1F2p00000NwG7bEAF/stodeco-line-f

Colocado por: manelvcFaz a própria saliência em EPS...

Também já me tinha lembrado dessa opção mas como o Marco Pires quer apenas uma "linha" de delimitação, deve estar a falar no máximo numa saliência de 2cm de altura. A fio quente até nem será dificil fabricar em obra uma placa de EPS com esse pormenor mas a questão vem depois no reforço dessa saliência de 2 cm!!
  15.  # 16

Normalmente para fazer a separação de cores/pisos/etc... em sistemas ETICS, são utilizados frisos ou sulcos (negativos) como partilhado lá atrás pelo SEEING.
    Tem igualmente esta opção.
    Concordam com este comentário: Dominus
  16.  # 17

Colocado por: Vítor MagalhãesTem igualmenteesta opção.

Sem rede?
    Conheço mas não me agrada. Será apenas a minha opinião.
    De qualquer forma o Marco Pires quer uma saliência na fachada a separar os pisos.
  17.  # 18

Eu pus esse modelo, mas tem vários modelos , retos , redondos etc.
    São próprios para colagem En fachadas e só é necessário pintar.
    Pesquise na winterplateau,tem vários modelos
  18.  # 19

Eu faria um ressalto com EPS, revestia a capoto, e no fim colava-lhe uma banda butílica com alumínio, e pintava tudo no fim.
      fdc-etics-01.jpg
    •  
      marco1
    • 24 outubro 2024 editado

# 20

se for para ficar saliente eu preferia nem ter nada, isso deve ficar muito feio.
    mais vale é interromper o etics, depois deixa uma junta selada com mastique de poliuretano e depois com um perfil de arranque seguir com o etics
      friso.jpg

0.0242 seg. NEW