Iniciar sessão ou registar-se
    • DAC
    • 24 outubro 2024

# 1

Olá

Estou a começar a debruçar-me sobre o tema das janelas, caixilharia e vidros a aplicar na construção de uma moradia unifamiliar.

A minha 1ª grande dúvida é:
    Existe alguma grelha de medidas/dimensões standard de vidros que me permita optimizar a dimensão das janelas de cada divisão?

Exemplo prático:
    -Num quarto posso estar a pensar numa janela de 2m largura por 2,30m altura, custando X, mas basta reduzir 20cm na altura para os 2,10m, para que o custo seja significativamente mais baixo dado ser uma medida standard?

Obrigado desde já pela ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  1.  # 2

Na altura em que pedi orçamentos, a partir de 2,30m/2.40m de altura/largura o preço começava a aumentar em função exponencial 😅
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DAC, Dias12
    • DAC
    • 25 outubro 2024

# 3

Então em termos de preço, 2.30m de altura era quase indiferente ser 2.10 ou 2.30? e quanto a largura?

Colocado por: rjmpiresNa altura em que pedi orçamentos, a partir de 2,30m/2.40m de altura/largura o preço começava a aumentar em função exponencial 😅
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DAC
  2.  # 4

Colocado por: DACOlá

Estou a começar a debruçar-me sobre o tema das janelas, caixilharia e vidros a aplicar na construção de uma moradia unifamiliar.

A minha 1ª grande dúvida é:
    Existe alguma grelha de medidas/dimensões standard de vidros que me permita optimizar a dimensão das janelas de cada divisão?

Exemplo prático:
    -Num quarto posso estar a pensar numa janela de 2m largura por 2,30m altura, custando X, mas basta reduzir 20cm na altura para os 2,10m, para que o custo seja significativamente mais baixo dado ser uma medida standard?

Obrigado desde já pela ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12

Pedi orçamento ha umas semanas/meses para 2,60m (altura) x 3,00 (comp) quer seja em PVC ou alumínio e também levantei essa questão. Resposta simples e pragmática (do produtor): 2,60 fica a 1400€ (exemplo); 2.40 ou 2.50 fica a 1300/1350€. Isto pq os "perfis" sao comprados com 4 ou 5m (valor meramente indicativo) e os cortes são feitos em função da dimensão da janelas.

Agora, 2,30 para 2.00 já deve fazer uma diferença de 200€. Mas a nível estético e de luz solar também faz. Poupar em janelas para depois investir 5k em sistemas e apps para desligar luzes e fechar estores pelo tlm... já aceitavél AHAHAH são prioridades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DAC
  3.  # 5

Colocado por: DACEntão em termos de preço, 2.30m de altura era quase indiferente ser 2.10 ou 2.30? e quanto a largura?

A diferença de valor não justifica optar por uma janela mais baixa/pequena, diria que 2.20m deveria ser o mínimo.
    • DAC
    • 28 outubro 2024

# 6

E além das dimensões, ir diretamente ao fabricante da caixilharia tem vantagens? ou eles encaminham sempre para um instalador?
    • Kepe
    • 28 outubro 2024 editado

# 7

Conforme o tipo de projeto.
    Por experiência própria, eu instalei 2.15 e hoje estou completamente arrependido, hoje teria optado por 2.40

A questão é unicamente estética, não venham com a ideia de mais luz e afins.
    Janelas maiores mais luz dentro de casa, mas também maior necessidade sombreamento.

Agora a nível estético, fica muito melhor a casa.

Mais os perfis costumam ter 6 metros, agora é fazer contas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DAC

0.0126 seg. NEW