Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Para o próximo mês vou começar a aventura
    Terreno com alguma limitações devido a uma estrada que da acesso a auto estrada num lado do terreno, em outra lateral um rego de agua,
    agradeço sugestões e melhoramentos
      Captura de ecrã 2024-10-26 102656.jpg
      Captura de ecrã 2024-10-26 102613.jpg
  2.  # 2

Santíssimo Sacramento..

..nem sei o que dizer
    • spvale
    • 25 outubro 2024 editado

# 3

1 lugar apague os nomes das ruas para evitar problemas futuros, penso dar para editar.
    2 lugar não sabendo os pormenores do terreno bastante fraca a planta, muitos recortes, áreas quartos elevadas e muitas zonas poucos aproveitadas...
    Aguarde pelo feedback dos arquitectos, falo como simples curioso
  3.  # 4

bem... os nomes das ruas consegui identificar o terreno no google maps, e não comprendo o motivo de uma casa com tanta falta de esquadria
  4.  # 5

Colocado por: PauloCosta85sugestões e melhoramentos

Colocado por: PauloCosta85Para o próximo mês vou começar a aventura

Nesta fase?
    Este é um daqueles projetos que nunca deveria ir para obra.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  5.  # 6

Paulo, a casa tem estes ângulos todos por algum motivo? Eu não acho a planta má, se o terreno exigiu estes recortes percebo. Se não exigiu...?
  6.  # 7

E isto não é um T3, é um T4 a meu ver
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

bem o problema nem são os angulos, é mesmo o desenho das divisões.
    uma casa com tanto sombramento por cima , o rc tem umas janelitas, deve a sala ficar bem escura.
    no entanto gosto da ideia geral subjacente da casa, do seu esquema/organização do "esqueleto" funcional, no fundo quer dizer que as divisões até estão no sitio certo.
    Concordam com este comentário: AndreS, Pedro Barradas
  8.  # 9

Bem, meter aqui um projeto parece aqueles espetaculos de comedia 'Roast a'

E que nao ha um que nao seja rasgado de alto a baixo :D
  9.  # 10

ok, está top apenas vire ali a porta x ao contrário e siga.
    fazer arquitetura como deve ser não tem que resultar em obras caras.
    ainda ontem vi uma noticia que muito arquiteto jovem que realmente se interessa por arquitetura ( fazer arquitetura) se está a pirar lá para fora.
  10.  # 11

Colocado por: PauloCosta85agradeço sugestões
    existe alguma razão válida para a casa não ter janelas nos quartos?
    •  
      AndreS
    • 25 outubro 2024 editado

# 12

Eu não desgostei.

Só não entendi porquê daquela varanda nos quartos. Vai mesmo usar isso? Empurrava o WC para fora, e criava zona de arrumos.

E a zona do lado esquerdo no Piso 0, poderia ficar melhor resolvida.

Eliminava o WC da entrada e convertia em roupeiro (casacos e sapatos).

Na suite criava um obstaculo visual, caso tenham horários diferentes, e incomode a luz ligada a quem está na cama.
  11.  # 13

Eu conheço o terreno, por isso mesmo eu não encostava a casa aquele muro/vizinho.
    Ele tem aquele barraco mesmo também encostado.

Deixe pelo menos 1 metro para fazer manutenção á casa, etc...senão mais tarde poderás ter problemas com isso.
    Temos visto aqui no fórum imensa gente a reclamar com problemas com os vizinhos que não deixam fazer manutenções.
    Concordam com este comentário: Kepe
  12.  # 14

Colocado por: marco1ainda ontem vi uma noticia que muito arquiteto jovem que realmente se interessa por arquitetura ( fazer arquitetura) se está a pirar lá para fora.

Olá.
    Eu diria que o projecto duma moradia unifamiliar, será, de longe, o tipo de projecto pior pago em Portugal.

Pelo que, havendo escassez de outro tipo de projecto, é natural que se virem para fora. Afinal, sendo portugueses, podem trabalhar para qualquer outro país europeu sem grande stress onde abundam esses projectos, e onde, mesmo nessas casa unifamiliares, os proprietários entendem para que raio serve um projecto.

Sobre este projecto em especifico... é começar a construir e esquecer o assunto. Se não viu os problemas até aqui, é porque tampouco lhe fará grande diferença. Siga, pá frente é o caminho.
    Concordam com este comentário: CraftMine
  13.  # 15

Colocado por: dmanteigasBem, meter aqui um projeto parece aqueles espetaculos de comedia 'Roast a'

E que nao ha um que nao seja rasgado de alto a baixo :D

E mesmo assim a malta não aprende nada connosco... :(
  14.  # 16

Há alguma razão para encostar a casa a um dos lados?

O terreno parece grande mas pouco funcional pela sua geometria... ainda por cima vai ter de fazer passeio a frente do seu lote...

Se já tem tudo fechado e vai iniciar a obra daqui a um mês já não há muito a fazer relativamente a melhoramentos, força com isso.

Gostava de saber o valor cobrado pelo "grosso" dessa moradia nessa zona...

Boa sorte.
  15.  # 17

Compreendo que um terreno com muitas limitações devido aquela vala de água também não seja fácil.

Mas parece que a casa nasce com o intuito de querer "espremer" ao máximo cada metro quadrado de terreno construível, encostando-a ao canto norte do terreno, criando recortes atrás de recortes. Não me parece de todo uma boa abordagem, porque por vezes menos é mais, e este é um caso desses.

Entrando no lote, é preciso fazer uma manobra em L para se aceder à garagem, que por si só dificulta a manobra de estacionar o carro, num terreno já em si complicado. Para quê? Se ainda houvesse terreno para dar e vender, ainda compreenderia.

Entrando na casa pela garagem é preciso fazer um zig-zag em U até chegarmos à sala/cozinha, ou então o acesso mais directo, é indo pela rua e entrar no hall? Não entendo. Mais uma vez existe uma limitação gritante da implementação, há que fazer tudo mais directo e funcional.

A despensa afastada da cozinha com aquele angulo de parede fechado é limitador e nada funcional. A mesma situação acontece com os arrumos. Querem espremer ao máximo área do lote e depois sai estas aberrações. Ao menos colocavam nestes sítios os equipamentos técnicos que seriam intervencionados 1 vez a cada 5 anos. Mas nem esse cuidado houve.

O posicionamento das janelas na sala de jantar é uma verdadeira cereja. Ficam descentradas da mesa a iluminar os topos. Ou seja em vez de terem uma janela a permitir um panorama central de luz natural para o banquete real, tem uma parede para fixar o quadro do menino da lágrima.

Na cozinha, a confeção culinária e limpeza é feita de costas para os restantes membros. Open-space para todos menos para quem cozinha e limpa os tachos.

O escritório tem um mega corredor, novamente um desperdício de área útil de construção, num lote já em si limitado por todas as condicionantes.

Ainda no escritório, não seria mais proveitoso suprimir o corredor adjacente à WC, dando mais profundidade ao escritório, e permitir uma janela mais generosa ao local de trabalho? O acesso ao jardim já é feito pela cozinha. Qual o interesse em multiplicar com 3 vias o acesso ao jardim? Cozinha + corredor + escritório? Quem estiver na sala/cozinha, vai para o jardim pela porta da cozinha, e quem estiver no escritório acede directamente pelo escritório.

Falando no acesso ao jardim, a casa está virada para Oeste, para a estrada principal que faz o acesso à A41. Faz algum sentido expor toda a casa a uma estrada movimentada e barulhenta quando deveria e podia estar virada quase a sul (tivesse ela sido pensada num rectângulo sem recortes na zona +/- onde se encontra o barracão actual), protegendo assim a casa do barulho, vistas, e ainda com benefícios dos ganhos térmicos?

No andar de cima, o quarto do meio não vai ver um raio de sol. Apenas nos meses de Junho/Julho pelas 20h. O Quarto a norte irá ter sol durante 1 ou 2h no inverno. Também não iria querer abrir as janelas viradas para a estrada, mas isto só prova que toda a implementação e solução está mal pensada.

Mesmo dentro da suite, com aquele hall enorme composto de armários, não é nada acolhedor. Não houve cuidado nenhum em desenhar aquela suite, que são os aposentes reais dos senhores da casa.

Desculpem a frontalidade, mas toda a abordagem está errada. Não tem ponta para onde se pegar. Com jeitinho, e disposto a abandonar a garagem, se calhar até dava para fazer uma moradia térrea que suprimia todos todos estes problemas..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Camões
      nao entendo.png
      abor.png
  16.  # 18

Aquele "Rego", é considerado linha de água?! Tem mesmo de deixar afastamento de 10m às "Margens"? Olhe que eu num projeto recente pedi o licenciamento à APA e consegui ter uma edificação destinada a habitação unifamiliar a 5m da linha de água - Presumo que seja isso que está a condicionar a implantação da edificação.

Quanto à fenestração dos quartos do piso +1. É uma solução suis generis... só vejo isso como uma forma de resolver questões de ruido e/ou de falta de privacidade. Não sei.

Talvez com uma abordagem com esta implantação e direcionamento dos vãos "principais". Prever com elementos de arquitetura ou paisagismo uma forma de garantir privacidade face o arruamento que se encontra a cota superior.
      Captura de ecrã 2024-10-26 115115.jpg
  17.  # 19

Colocado por: Pedro BarradasAquele "Rego", é considerado linha de água
    normalmente os regos ou 'levadas' nao s-ao.. agora fiquei curioso para ver a resposta. tenho um projecto a passar em cima de um rego.. foi encanalisadoe passa por baixo do alpendre da casa
  18.  # 20

Colocado por: marco1.
    ainda ontem vi uma noticia que muito arquiteto jovem que realmente se interessa por arquitetura ( fazer arquitetura) se está a pirar lá para fora.
    ganha-se bem, tem se outra experiencia e ganha-se experiencia de trabalho.

nao é assim tºao mau. mais tarde podem se quiser voltar com outra visão e força da experiencia em vez de ficarem e lutarem contra uma corrente que lhes fará perder a alma e a vitalidade
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira

0.0175 seg. NEW