Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: justme
    Eu quando penso em painel sandwich é sempre com lã de rocha/mineral por baixo da mesma (em cima da laje), com espessura mínima de 8cm e com ventilação no desvão, sem isto nem vale a pena.
    Além de todos os remates entre painel e parede, ser revestido com tela por cima da parede e painel, assim como todas as caleiras revestidas a tela.
    Concordam com este comentário:setaevra

Para isso não precisa do sandwich para nada, mete chapa simples IBR que fica por uma fração do preço e faz o mesmo efeito.
    A questão é que o sandwich em termos térmicos vai valer de pouco considerando que o mesmo tem que ser bem ventilado para não condensar. Depois o PU dentro do sandwich tem que estar bem protegido do ar senão vai degradar já para não considerar a apetência da bicharada roedora e passeriforme por esse substrato sem falar no musgo que iria aparecer com a humidade...
  2.  # 2

Um exemplo do referido acima, mas nao em cobertura plana: https://forumdacasa.com/discussion/77579/3/problemas-painel-sandwich/#Comment_1761396

A questão é que o sandwich em termos térmicos vai valer de pouco considerando que o mesmo tem que ser bem ventilado para não condensar.

Perde-se 2°/3°? Como é que uma solução em (godo/lajeta) pode ser superior? Ha algum estudo que mostre esta diferença? Eu creio que a ventilação não será a principal culpada.

Portanto, quer se tenha um desvão sanitário quer se tenha um desvão no telhado, se tem de respirar, vai perder na questão térmica.

Uma das vantagens do painel sanduíche na cobertura é o facto de ser fácil de manter / intervir, qualquer intervenção será sempre rápida, enquanto numa cobertura com N materiais, mais o godo/lajetas será e é um bixo de 7 cabeças.
  3.  # 3

Que grande bicho :)
  4.  # 4

Um bixaroxo :)
  5.  # 5

Eu não percebo, apliquei algumas coberturas com chapa sandwich em frança, com isolamento de lá de rocha e espessura de 10cm. Foi aplicado em cima de vigas de madeira e a face interior era acabamento do teto, dentro de casa, habitado e aquecido e nunca houve nada. Mesmo os engenheiros e arquiteto por lá nunca ouviram sequer falar disso. O problema advém se estás placas forem aplicados em locais abertos, não aquecidos ou com forte higrometria.
    Agora falava se sim que era obrigatório ventilar quando o telhado era mesmo só a chapa, era aplicado em ripado com membrana impermeável e bem ventilado.
    Penso que esses problemas de que falam se devem sobretudo a uma má utilizaçao ou ma aplicaçao.
    Entre cada placa levava tipo uma tira de espuma que servia de estanquidade ao ar e a água..
  6.  # 6

Colocado por: zedasilva
    Desde a formação de condensados, passando pelo efeito tambor em dias de chuva, infiltrações e até oxidação.

Imagino que se refira às coberturas com telas. Por norma dão problemas quase sempre nos esmos locais, sobreposição das telas.
    Nada que uma inspeção prévia e um teste de estanquicidade não garanta.
    Hoje qualquer fabricante de telas lhe dá garantia de 15 a 25 anos. Uma cobertura com telas desde que bem aplicadas e com alguma manutenção/inspeção, dura 30 a 40 anos.
    A grande maioria das coberturas em painel sanduíche dão problemas logo no 1º inverno.
    Com os nossos métodos de gestão de obra (subcontratação de tarefas por parte do DO) o empreiteiro tem sempre alguém para quem mandar as culpas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:setaevra

Caro @zedasilva

Neste momento tenho em mãos uma proposta para refazer a impermeabilização de uma cobertura plana de 30 m2 da minha moradia, e a solução de forma abreviada é composta por isolamento térmico PIR + membrana Morterplas FV (APP) 3 Kg + membrana Morterplas FPV (APP) 4 Kg e a garantia que me dão para esta solução é de apenas 5 anos (contudo o preço de aplicação desta solução é de 50 € + IVA por m2).

Na sua opinião porque razão apenas me dão 5 anos de garantia? Porque as telas são de baixa qualidade? E já agora, podia indicar que marcas/modelos de telas conhece que me possam dar essa garantia de 15 anos ou mais? (parto do princípio que se uma solução tem garantia de 15/20 anos é porque, se for feita uma boa manutenção, conseguirá chegar eventualmente aos 30 anos antes de ter de ser totalmente removida e refeita novamente de raíz)

Desde já agradeço a sua resposta!
  7.  # 7

Eurobuild por exemplo, sei que ainda há pouco tempo tinha soluções com garantia de 25 anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zarkov
  8.  # 8

Porque 5 anos é a garantia de empreitada
  9.  # 9

Sim, percebo perfeitamente a questão dos 5 anos, mas aquilo que eu gostava realmente de saber era a resposta à seguinte questão:

A solução de impermeabilização que indiquei acima, e que agora me está a ser proposta, qual será o número de anos que poderá durar em cada um dos seguintes cenários:

a) Cenário pessimista - por exemplo, sem nunca fazer nenhuma manutenção/revisão anual, e contando apenas com o desgaste provocado exclusivamente pelo clima (sol/chuva/vento e sem qualquer agressão mecânica provocada por pássaros/animais/humanos) considerando que a tela superior de 4 Kg fica exposta (não há manta, nem godo, nem nada em cima da tela final);

b) Cenário típico - aqui será da duração "normal" para uma impermebailização igual à que indiquei no post anterior, com a tela superior completamente exposta ao raios UV e às intempéries, e partindo do princípio que é feita uma vistoria anual ao estado da impermeabilização;

c) Cenário optimista - duração máxima partindo do princípio que são feitas revisões semestrais e é colocada a manta geotextil e o godo;

A resposta que gostava de obter, para cada um dos cenários acima indicados, será para o caso em que a impermeabilização está num estado tão avançado de degradação que já não há reparação que a salve, e como tal a impermeabilizaçáo terá de ser totalmente removida e feita de novo!

Como nota final gostava de acrescentar que, para mim, apesar de compreender que a colocação da manta e do godo protege a camada superior dos raios UV e intempéries (e com isso poderá prolongar a vida útil da impermeabilização, mas por quantos anos?), tem várias desvantagens:

1) A manta quando encharcada acaba por potenciar, na minha opinião, as infiltrações pois é "quase o mesmo" que ter água parada em cima das uniões da tela e quando estas uniões cederem (nem que seja só um pouco) a água irá certamente infiltrar-se;

2) A presença da manta e godo dificulta sobremaneira a avaliação do estado da impermeabilização, pois para se analisar toda a impermeabilização tem de ser retirado tudo (e quando estamos a 9 metros de altura os custos de mão de obra para isso são elevados e potencia danos no ETICS existente por parte de quem realiza o serviço, e depois o dono da obra é quem paga...);

Se eu soubesse o que sei hoje teria optado apenas por cobertura inclinada com telha...mas agora já é tarde...

Qualquer comentário...fico desde já agradecido!
  10.  # 10

Sobre os cenários que indicou não posso comentar, mas:

Colocado por: zarkov1) A manta quando encharcada acaba por potenciar, na minha opinião, as infiltrações pois é "quase o mesmo" que ter água parada em cima das uniões da tela e quando estas uniões cederem (nem que seja só um pouco) a água irá certamente infiltrar-se;

A agua irá infiltrar-se porquê? Se assim for, irá acontecer isso de qualquer maneira num dia de chuva normal. As uniões ou são bem feitas ou não. E se não tiver pendente, a água fica sempre lá parada, com manta ou sem ela.

Colocado por: zarkov2) A presença da manta e godo dificulta sobremaneira a avaliação do estado da impermeabilização, pois para se analisar toda a impermeabilização tem de ser retirado tudo

Porque razão tem de retirar tudo? O godo movimenta-se para outra posição, repara-se a zona danificada e volta-se a cobrir com o godo. Comparativamente à dor de cabeça que é identificar e reparar um problema numa cobertura tradicional com betonilha e pavimento, parece-me uma grande facilidade, pelo menos na teoria (mas também não estamos a comparar entre essas duas opções).

Colocado por: zarkovSe eu soubesse o que sei hoje teria optado apenas por cobertura inclinada com telha...mas agora já é tarde...

Qualquer das opções pode dar problemas, ou é bem executado ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zarkov
  11.  # 11

Colocado por: Vítor MagalhãesPara isso não precisa do sandwich para nada, mete chapa simples IBR que fica por uma fração do preço e faz o mesmo efeito.

Não faz o mesmo...
    No verão com temperaturas acima dos 30 o sandwich serve como uma primeira barreira, cortando algum do calor, sem o sandwich vai criar uma estufa debaixo da chapa que mesmo com a lã vai acabar por passar para dentro de casa.
    • zarkov
    • 28 dezembro 2024 editado

# 12

Colocado por: RuikodeSobre os cenários que indicou não posso comentar, mas:

A agua irá infiltrar-se porquê? Se assim for, irá acontecer isso de qualquer maneira num dia de chuva normal. As uniões ou são bem feitas ou não. E se não tiver pendente, a água fica sempre lá parada, com manta ou sem ela.

Porque razão tem de retirar tudo? O godo movimenta-se para outra posição, repara-se a zona danificada e volta-se a cobrir com o godo. Comparativamente à dor de cabeça que é identificar e reparar um problema numa cobertura tradicional com betonilha e pavimento, parece-me uma grande facilidade, pelo menos na teoria (mas também não estamos a comparar entre essas duas opções).

Qualquer das opções pode dar problemas, ou é bem executado ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zarkov

Por melhor que sejam feitam as uniões, com o passar dos anos e com as agressões diárias do clima, as uniões acabarão por ceder, não é verdade? Ou o corpo central das telas é que cede primeiro e as uniões resistem?
    Aquilo que eu referia no meu post partia do pressuposto que, quando chegasse o dia das uniões cederem, a manta encharcada funcionaria como água parada em cima da união fissurada (no meu caso até tenho pendente mas não há pendentes que resistam a uma manta encharcada) e com isso a infiltração iniciava-se.

Quanto ao godo falei em retirar tudo para procurar problemas porque, num quadrado com uma área de 35 m2, e como no meu caso o godo é basicamente seixo com alguma dimensão, para empurrar os seixos todos de um lado para o outro para por exemplo chegar à união que fica ao centro do quadrado é muito trabalho e puxar pela manta é meio caminho andado para a romper...se calhar tenho seixo a mais... e com dimensão acima do necessário...

Concordo que todas as soluções podem dar problemas, mas mesmo partindo do pressusposto de que um telhado inclinado e uma cobertura plana foram ambos bem executados, a manutenção da impermeabilização de uma cobertura plana será, na minha opinião, a médio/longo prazo, muito mais dispendiosa ao longo dos anos, do que um telhado inclinado. Até porque a pesquisa de uma fissura numa pala ou numa telha partida será sempre muito mais rápida do que uma infiltração numa impermeabilização de uma cobertura plana, desde logo quando acessível ao olho humano está apenas o godo e a manta e afins...
    Concordam com este comentário: setaevra
  12.  # 13

13.  # 14

Obrigado pela partilha.
    Mas 16 anos após e talvez sem manutenção, e parece um anexo. Nem com a melhores práticas com tela, consegue garantir uma cobertura sem manutenção em 10 anos quanto mais em 16.
  14.  # 15

16 anos? Aquele painel não se deteriorou assim de um momento para o outro, aposto que foi bem menos que os 16 anos...
  15.  # 16

Colocado por: setaevraNem com a melhores práticas com tela, consegue garantir uma cobertura sem manutenção em 10 anos quanto mais em 16
    digo o mesmo acerca da telha cerâmica. e que tipo de 'manutenção' sugere que se faça a um telhado em chapa sanduiche? é que num telhado com telhas verifica-se e substitui-se telhas danificadas. numa cobertura em chapa desta essa manutenção de que fala é o quê?

Colocado por: setaevrae parece um anexo
    é uma casa segundo o que foi escrito, aquilo começou a apodrecer bem antes dos 10 anos.
  16.  # 17

Tem razão, é uma casa.
    Mas aquele nao deve ter tido grande manutenção, até porque tem ervas ao nivel do painel.

Manutenção, diria no mínimo subir ao telhado, olhar para ele e perceber como está o estado do painel, como estão os isolamentos (parafusos, juntas, ...)

Concordo, mas nao ando sempre o telhado a ver as telhas.
    No meu caso, tinha uma telha (em corte) partida, e a água da chuva infiltrou no buraco onde passa o tubo da luz, e começou a pingar em cima da mesa da sala.
  17.  # 18

Colocado por: setaevraMas aquele nao deve ter tido grande manutenção

Colocado por: setaevraManutenção, diria no mínimo subir ao telhado
    portanto de 10 em 10 anos sugere que se substitua o telhado? para isso mais valia ter um telhado em telha, isolado e com tela sobre OSB3. terá uma melhor prestação e menos custos ao longa da vida.

você já imaginou o que é substituir coberturas em sanduiche a cada 10 anos?? aquilo nem foi problema nas juntas ou parafusos. aquilo é uma porcaria usado em habitações. quanto muito em galinheiros .. e mesmo aí já sei que terei uma bela bosta
  18.  # 19

Subir 1 vez por ano ao telhado.

Se o painel der problemas em moradias sem telhado, então é mudar para outra solução (tela, zinco,...). Se não der problemas é deixar ficar e manter.
  19.  # 20

Os problemas no sandwich começam na altura da instalação, nomeadamente limalhas que possam ficar pousadas em cima da chapa resultantes de cortes e perfurações, painéis riscados ao ser arrastados sobre a estrutura depois, o uso, ou não, de remates adequados e bem aplicados, e a própria espessura da chapa e qualidade da lacagem. Por isso existem painéis que custam X o m2 e outros que custam X + Y.

0.0246 seg. NEW