Colocado por: justme
Eu quando penso em painel sandwich é sempre com lã de rocha/mineral por baixo da mesma (em cima da laje), com espessura mínima de 8cm e com ventilação no desvão, sem isto nem vale a pena.
Além de todos os remates entre painel e parede, ser revestido com tela por cima da parede e painel, assim como todas as caleiras revestidas a tela.
A questão é que o sandwich em termos térmicos vai valer de pouco considerando que o mesmo tem que ser bem ventilado para não condensar.
Colocado por: zedasilva
Desde a formação de condensados, passando pelo efeito tambor em dias de chuva, infiltrações e até oxidação.
Imagino que se refira às coberturas com telas. Por norma dão problemas quase sempre nos esmos locais, sobreposição das telas.
Nada que uma inspeção prévia e um teste de estanquicidade não garanta.
Hoje qualquer fabricante de telas lhe dá garantia de 15 a 25 anos. Uma cobertura com telas desde que bem aplicadas e com alguma manutenção/inspeção, dura 30 a 40 anos.
A grande maioria das coberturas em painel sanduíche dão problemas logo no 1º inverno.
Com os nossos métodos de gestão de obra (subcontratação de tarefas por parte do DO) o empreiteiro tem sempre alguém para quem mandar as culpas
Colocado por: zarkov1) A manta quando encharcada acaba por potenciar, na minha opinião, as infiltrações pois é "quase o mesmo" que ter água parada em cima das uniões da tela e quando estas uniões cederem (nem que seja só um pouco) a água irá certamente infiltrar-se;
Colocado por: zarkov2) A presença da manta e godo dificulta sobremaneira a avaliação do estado da impermeabilização, pois para se analisar toda a impermeabilização tem de ser retirado tudo
Colocado por: zarkovSe eu soubesse o que sei hoje teria optado apenas por cobertura inclinada com telha...mas agora já é tarde...
Colocado por: Vítor MagalhãesPara isso não precisa do sandwich para nada, mete chapa simples IBR que fica por uma fração do preço e faz o mesmo efeito.
Colocado por: RuikodeSobre os cenários que indicou não posso comentar, mas:
A agua irá infiltrar-se porquê? Se assim for, irá acontecer isso de qualquer maneira num dia de chuva normal. As uniões ou são bem feitas ou não. E se não tiver pendente, a água fica sempre lá parada, com manta ou sem ela.
Porque razão tem de retirar tudo? O godo movimenta-se para outra posição, repara-se a zona danificada e volta-se a cobrir com o godo. Comparativamente à dor de cabeça que é identificar e reparar um problema numa cobertura tradicional com betonilha e pavimento, parece-me uma grande facilidade, pelo menos na teoria (mas também não estamos a comparar entre essas duas opções).
Qualquer das opções pode dar problemas, ou é bem executado ou não.
Colocado por: setaevraE qual foi o motivo?apodreceu
Colocado por: setaevraNem com a melhores práticas com tela, consegue garantir uma cobertura sem manutenção em 10 anos quanto mais em 16digo o mesmo acerca da telha cerâmica. e que tipo de 'manutenção' sugere que se faça a um telhado em chapa sanduiche? é que num telhado com telhas verifica-se e substitui-se telhas danificadas. numa cobertura em chapa desta essa manutenção de que fala é o quê?
Colocado por: setaevrae parece um anexoé uma casa segundo o que foi escrito, aquilo começou a apodrecer bem antes dos 10 anos.
Colocado por: setaevraMas aquele nao deve ter tido grande manutenção
Colocado por: setaevraManutenção, diria no mínimo subir ao telhadoportanto de 10 em 10 anos sugere que se substitua o telhado? para isso mais valia ter um telhado em telha, isolado e com tela sobre OSB3. terá uma melhor prestação e menos custos ao longa da vida.