Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá.
    Alguém me sabe informar se é legal abrir duas portadas diretamente viradas para as casas, conforme se vê na foto? Soube agora que abriram outra porta do outro lado. Fica virado para aa cozinhas e salas de duversos apartamentos e eles andam ali para trás e para a frente e deixamos de ter qualquer privacidade.
    Obrigada a quem me conseguir esclarecer.
      20241021_174353.jpg
  2.  # 2

De quem é o muro e tapa vistas em cima do muro?
  3.  # 3

O terraço onde as vidraças estão pertence ao edifício. Tinham lá paredes e agora colocaram as vidraças com serventia do terraço. Mas o espaço é todo deles.
      20241030_084604.jpg
      20241030_083950.jpg
    • SACS
    • 30 outubro 2024

# 4

Então você tem umas janelas viradas para o vizinho, e o vizinho não pode ter umas janelas/portas viradas para o seu lado?

Pois, eu não percebo de leis. Mas é uma ideia que me surgiu, não sei.
  4.  # 5

Marta como isso parece ser uma obra ilegal, alem das questoes das Janelas directametne sobre o seu espaço. tem de denunciar nos serviços de fiscalização municipal. ou Policia municipal.
    Concordam com este comentário: diouf_matos, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaCharlie
  5.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasMarta como isso parece ser uma obra ilegal, alem das questoes das Janelas directametne sobre o seu espaço. tem de denunciar nos serviços de fiscalização municipal. ou Policia municipal.
    Concordam com este comentário:diouf_matos

Não querendo fazer interpretações erradas.

Dá-me a sensação que o local de onde foi tirada a foto também seria um terraço/varanda que foi transformado em marquise... se não estiver licenciado ou seja também tiver ilegal, corre o risco de também ser fiscalizada e ter que corrigir a situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaCharlie
  6.  # 7

Acho que os vidros são das chapas e não do edifício em si. Logo não pode ser considerado janelas. Até podiam tirar tudo e ficar só o muro não?
  7.  # 8

Isso é um terraço que foi fechado, se for tudo retirado fica openspace e vista panorâmica.

Antes de atirar pedras, veja se não tem também telhado de vidro.
  8.  # 9

Colocado por: SACSEntão você tem umas janelas viradas para o vizinho, e o vizinho não pode ter umas janelas/portas viradas para o seu lado?

Pois, eu não percebo de leis. Mas é uma ideia que me surgiu, não sei.
  9.  # 10

Precisamente por não perceber de leis pedi um parecer a quem possa perceber. Se tal como eu, também não percebe, agradeço a ajuda mas não acrescenta nada de útil.
  10.  # 11

Colocado por: VarejoteIsso é um terraço que foi fechado, se for tudo retirado fica openspace e vista panorâmica.

Antes de atirar pedras, veja se não tem também telhado de vidro.
  11.  # 12

Agradeço a preocupação, mas não é um telhado de vidro, são só mesmo as portadas que me estão a incomodar. Obrigada pela ajuda.

Colocado por: JoseMBOliveiraAcho que os vidros são das chapas e não do edifício em si. Logo não pode ser considerado janelas. Até podiam tirar tudo e ficar só o muro não?
  12.  # 13

Possivelmente sim. Mas como não sei se podem ter ali o terraço e as janelas tão próximas das casas questionei. Se for um espaço aberto consigo ver se há pessoas ou não e temos outros cuidados, assim não conseguimos perceber se existe alguém ou não e temos de ter sempre as cortinas/ estores fechados.
  13.  # 14

Colocado por: diouf_matos

Não querendo fazer interpretações erradas.

Dá-me a sensação que o local de onde foi tirada a foto também seria um terraço/varanda que foi transformado em marquise... se não estiver licenciado ou seja também tiver ilegal, corre o risco de também ser fiscalizada e ter que corrigir a situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MartaCharlie
  14.  # 15

As varandas serem fechadas fou uma "sugestão" imposta pela Protecção civil. As varandas estavam a deixar escorrer água para as casas de baixo, os prédios estão numa zona de caulino e para eles foi mais fácil "sugerir" as marquises e não ter de lidar com varandas a cair... Obrigada pelo alerta.
  15.  # 16

Colocado por: MartaCharlievarandas serem fechadas fou uma "sugestão" imposta pela Protecção civil. As varandas estavam a deixar escorrer água para as casas de baixo, os prédios estão numa zona de caulino e para eles foi mais fácil "sugerir" as marquises e não ter de lidar com varandas a cair

A ANEPC "sugerir" instalar marquises, esta é de tirar o chapéu.

Nunca tinha ouvido essa, vou já apontar para não esquecer.
  16.  # 17

Colocado por: MartaCharliePrecisamente por não perceber de leis pedi um parecer a quem possa perceber.

Aqui não se dá pareceres, dá-se opiniões avulso.
    Se pretende um "Parecer", tem de contratar um técnico para lhe fazer um relatório/ parecer devidamente fundamentado.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, zemvpferreira
  17.  # 18

Colocado por: VarejoteA ANEPC "sugerir" instalar marquises, esta é de tirar o chapéu.

Deve ter sido a Proteção civil municipal, por razões de salubridade/ segurança e não por questões de SCIE.
  18.  # 19

Colocado por: MartaCharliesão só mesmo as portadas que me estão a incomodar.

Aquilo não são portadas, são janelas. Parece-me que estão em clara violação do RGEU e Codigo civil. Fora outras questões de indole urbanisitca.
  19.  # 20

assim a olho as janelas parecem-me estar a uma distância regulamentar do muro. pelo que se forem ilegais, são passiveis de serem legalizadas.

e é claro que desde que se respeitem os regulamentos e as leis que se podem abrir janelas, sendo que a privacidade dos vizinhos não é um motivo válido para não o permitir.

0.0164 seg. NEW