Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos!

Tenho um problema eléctrico na minha moradia, onde minhas duas TVs mais novas se apagam por 2-3 segundos quando algum aparelho ou máquina é ligada. Não ocorre nas TVs mais velhas.Há também um ruído óbvio simultâneo (como um "TEC") nas colunas de som.

Creio que estes equipamentos sejam mais sensíveis a quedas temporárias de tensão. Estou no caminho certo? Se sim, conhecem algum produto estabilizador de tensão que eu possa instalar à entrada do quadro eléctrico para que a casa toda esteja devidamente protegida? Encontrei diversos do tipo filtro de linha, para ligar entre a rede e as TVs, mas ocupam espaço e não são lá muito bonitos de se ver.

Agradeço desde já! :)
    • size
    • 29 outubro 2024 editado

# 2

Os filtros de linha não têm essa função.
    Tem a certeza que é da Rede ?
    Convém conferir a instalação. Pode existir deficientes apertos no quadro/disjuntores ou tomadas.
  2.  # 3

Não consigo pensar em outra possibilidade,visto por exemplo uma das TVs se apagar por alguns segundos quando ligo o piano eléctrico. Não há outra conexão entre os 2 equipamentos. Não tenho profundo conhecimento de eléctrica ou electrónica, mas suponho que o problema seja uma redução temporária mas significativa na tensão no momento em que o segundo equipamento é ligado.

Vou conferir os apertos para começar então.

Obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Na_mouch
  3.  # 4

Boa tarde

Aproveito este tópico, pois estou com o memso problema.

A minha TV da cozinha desliga (1 ou 2 segs) sempre que o meu frigorífico de vinhos liga ou desligar o compressor. Moradia e instalação elétrica novas.

E os 2 aparelhos nem sequer estão ligados na mesma tomada (embora o circuito seja o mesmo).

Que posso fazer para resolver isto? Não percebi a sugestão acima dos apertos no quadro/disjuntores ou tomadas.
  4.  # 5

Colocado por: Tijolode20E os 2 aparelhos nem sequer estão ligados na mesma tomada (embora o circuito seja o mesmo).

Sendo o mesmo circuito, não será relevante a que tomadas estão ligados os equipamentos.

Colocado por: Tijolode20Não percebi a sugestão acima dos apertos no quadro/disjuntores ou tomadas.

Após a montagem inicial, passado algum tempo deverão ser verificados os apertos dos terminais de todos os dispositivos, especialmente os de proteção dos quadros elétricos.

De qualquer forma, embora essa questão dos apertos e da verificação de quedas de tensão momentâneas devam ser verificadas, existem outros fatores em ter em consideração, como interferências que podem ser injetadas pelo funcionamento de certos equipamentos, que poderão resultar em efeitos indesejados noutros dispositivos mais sensiveis.

Se não está à vontade com o tema, deverá contactar um profissional.

0.0101 seg. NEW