Iniciar sessão ou registar-se
    • Tara
    • 30 outubro 2024

# 1

Olá,
    Assinei um contrato de exclusividade com a Remax para a venda do meu apartamento, no entanto, passado 3 semanas deste exclusivo, fui contatada por uma agência com quem tinha realizado um contrato anterior para me informar que um cliente que visitou o apartamento e não avançou na altura (antes da Remax), tinha mostrado interesse em avançar agora para a compra.
    Informei a agência que tinha um contrato em exclusivo com a Remax, mas o que me foi dito por essa agência é que como eu e este potencial comprador assinamos uma ficha de visita, existe prova de ser anterior à Remax, pelo que não tenho que pagar comissão à Remax.
    Como o cliente não foi apresentado pela Remax e a outra agência apesar de já não ter o contrato em vigor tem prova de que o cliente conheceu o apartamento através dela, é verdade que não tenho que pagar a comissão da Remax?
    Agradeço os vossos comentários e ajuda nesta questão
  1.  # 2

Fale com a Remax
  2.  # 3

Pode não pagar à Remax, mas depois há-de receber a conta.

Exclusividade é isso mesmo.
    Assinou antes de ler o contrato?

Se o cliente veio pela outra agência e o outro contrato caducou...

Ou espera que o contrato em vigor chegue ao fim ou irá ter que arcar com a situação seguinte: pagar comissão às duas agências.
  3.  # 4

Discordo. Mas não sou entendido disto (não é ironia).

O contrato é de angariação/publicitação, não de venda. Até pode ser o próprio a arranjar comprador, que não tem que pagar comissão. Além disso o contrato tem um início e um fim, se há uma ficha de visita que prova que o contacto é anterior (ou posterior) ao período de vigência (e como tal, a publicitação/dinamização do negócio também o foi), por que motivo teria que pagar comissão?

Creio que o grande risco é o de a Remax arranjar também um comprador para o imóvel, e aí sim teria que lhes pagar comissão, mesmo não vendendo através deles...

De qualquer forma não acredite em nada do que lhe digam, nem de uma imobiliária nem de outra (nem daqui do fórum!), e faça-se representar por um advogado nesse processo. As quantias em questão certamente justificam a despesa de algumas centenas de € (se chagar a tal)...
  4.  # 5

Colocado por: jorgemlflorencioO contrato é de angariação/publicitação, não de venda.

A venda nunca é feita pela Imobiliaria porque ela nao é a dona do imovel.
    Mas a comissão por venda é para ser paga independentemente da forma como o comprador foi encontrado.

Nos contratos de exclusividade deverá estar que, qualquer venda, mesmo aquelas em que é o dono a "encontrar", têm de pagar a comissao a imobiliaria.

Isto porque com o objectivo de melhor promover o imovel a imobiliaria pode facultar informação como o local exacto do imovel e qualquer pessoa la pode ir ter como resultado da publicidade feita.
  5.  # 6

O mais lógico seria a imobiliária com o suposto comprador entrar em contacto com a Remax e dividirem a comissão. Antes ganhar metade que não ganhar nenhum e arranjar chatice para o vendedor
    Concordam com este comentário: LMigAlves
  6.  # 7

exclusividade deve significar alguma coisa. Durante a vigencia do contrato toda e qualquer venda está abrangida seja qual for a forma por onde veio o comprador.
  7.  # 8

Colocado por: FabioCaseiroO mais lógico seria a imobiliária com o suposto comprador entrar em contacto com a Remax e dividirem a comissão. Antes ganhar metade que não ganhar nenhum e arranjar chatice para o vendedor
    Concordam com este comentário:LMigAlves

Acontece mais vezes do que as pessoas pensam.
    A comissão está no contrato, basta informar a Remax da situação e as imobiliárias entendem-se.
  8.  # 9

dividem a comissão, ou espera os 6 meses termina com a remax e venda ao outro mas tem que pagar a comissão á outra agencia.
  9.  # 10

Colocado por: PiafinhoA venda nunca é feita pela Imobiliaria porque ela nao é a dona do imovel.

👍
  10.  # 11

A user é daquelas que não voltam...
    Se calhar não gostou do que "ouviu".
  11.  # 12

Esse comprador também é um bocado "totó".
    Sabe onde é a casa e não contactou diretamente o vendedor passado este tempo todo e supostamente quando o anúncio da 1a agência já tinha sido inativado.
  12.  # 13

Que tipo de regalias oferece uma imobiliária para ter exclusividade sobre a venda??

Nunca percebi bem o porquê das pessoas assinarem esses negócios até gostava de saber se oferecem alguma coosa diferente.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  13.  # 14

Colocado por: Pereira_89Que tipo de regalias oferece uma imobiliária para ter exclusividade sobre a venda??

Nunca percebi bem o porquê das pessoas assinarem esses negócios até gostava de saber se oferecem alguma coosa diferente.
    Concordam com este comentário:RUIOLI

Só treta. tentam convencer que a sua agencia é a melhor para inibir outras agencias de negociar. "Sempre sem exclusividade" o resto é conversa..
  14.  # 15

Colocado por: Pereira_89Que tipo de regalias

Ainda se baixassem a comissão...
    É tudo uma fábula de enganos desde o início ao fim.

0.0185 seg. NEW