Colocado por: Carvai
Ignorância total. Tenho 2 apartamentos arrendados Num deles nem recibos passam (pago sempre por transferência). Há mais de 12 anos que preencho o respectivo campo na declaração do IRS sem qualquer problema, nem quando os valores foram mais altos devido a obras no prédio.
Colocado por: nielsky
É necessário um curso superior para gerir o condominio?
Colocado por: LMigAlves
Está a falar de recibos de renda, eu estava a falar de recibo de quotas...
Colocado por: warhawk94ptBoa tarde,
Recentemente iniciei o condomío do meu prédio, e obtive o respetivo Número de Identificação de Pessoa Coletiva para o mesmo.
Sou o administrador, ...
Colocado por: warhawk94pt...um dos condóminos quer que lhe passe um recibo pelo pagamento mensal do condomínio.
Colocado por: warhawk94ptComo posso fazer isto, sendo que não percebo nada de passar recibos quanto mais em nome do condomínio?
Colocado por: Carvai ... E os recibos do Condómino são inúteis para a maioria das pessoas. Só Senhorios e Empresas podem deduzir o valor das quotas do condomínio...
Não, mas saber o que está a fazer ajuda.
Estas coisas de "passa recibo, não passa, com NIF, sem NIF, comunicado à AT ou não" deviam desde logo ser decididas em reunião de condomínio, deviam constar do regulamento do condomínio.
Colocado por: size
Mais, o condomínio não tem que comunicar à AT as quotas/recibos pagos pelos condóminos.
Obrigado, não é, mas devia.
Até porque, além do controlo das despesas dos senhorios, qualquer agregado familiar teria mais uma fatura para deduzir no IRS.
Colocado por: size
Então, tendo por base essa possível base de direito, encontra alguma justificação para tal, quando também paga facturas de água, energia, obras de conservação, empregada doméstica, etc. respeitante à parte privada da sua habitação ?
É que, a habitação em imóvel colectivo envolve as despesas inerentes à área privada + as despesas das áreas comuns do prédio. São semelhantes e complementares.
Colocado por: LMigAlvesqualquer das formas, se posso pedir um café e exigir recibo com NIF, comunicado à AT pelo prestador do serviço, porque é diferente 1000€ de quotas anuais de condomínio
Essas despesas nunca paguei "à parte".
Sempre foram pagas com as quotas dos condóminos nos prédios onde tive apartamentos.
E, de qualquer das formas, se posso pedir um café e exigir recibo com NIF, comunicado à AT pelo prestador do serviço, porque é diferente 1000€ de quotas anuais de condomínio?
É diferente porque está legislado assim.
Qual a dúvida?
E só porque está legislado assim eu tenho de concordar?
Ou ainda tenho direito a expressar uma opinião?
E só porque está legislado assim eu tenho de concordar?
Ou ainda tenho direito a expressar uma opinião?
Colocado por: size...
É bom que tenha ciente que um condomínio não desenvolver qualquer actividade económica. É apenas um centro de custos na manutenção de um prédio, a distribuir pelos seus comproprietários (quota-partes). ...
Colocado por: LrLisboaNão tem qualquer sentido um aumento de responsabilidades fiscais - tais como referido na obrigação de passar faturas, ou comunicar recibos à AT - o condomínio não tem que ter uma empresa a ajudar a administração. E ainda bem que assim é.
A assembleia é soberana e, ela propria, o fiscalizador dos seus dinheiros, gastos etc etc.
Por mim até pode fazer o pino, desde que cumpra com a lei.
Portanto, se a assembleia decidir que os recibos são emitidos no portal da AT...
Olhe que não, olhe que não.
Quando há centenas de pessoas a queixarem-se que o condomínio lhes cobra 100€ por uma declaração de não dívida, por exemplo, já não será bem assim.
E, segundo o que se vê na internet, não é só nos condomínios geridos por empresas.
Não estão obrigados a emitir recibos no portal da AT, mas os condóminos podem decidir em assembleia que assim seja, ou não?