Boa noite, vou contruir uma moradia t3 térrea com + ou - 150m2, está a chegar a decisão de escolher um sistema de aquecimento de aguas e aquecimento e arrefecimento da moradia, como por exemplo bomba de calor com painéis solares, também com radiadores ou sem radiadores, ar condicionado, etc... alguém que perceba do assunto e que possa ajudar e perceber o que é melhor tanto a nível de custo e eficiência. obrigado, Manuel
custo mensal mais baixo com conforto QB: AC, só usa quando precisa e quer, depois usa bomba de calor para AQS e uns paineis fotovoltaicos sabendo que vai dar muita energia á rede.
custo mensal baixo com conforto top dos top: piso radiante aquecimento e arrefecimento com bomba de calor que faz simultaneamente AQS e complementada por uns paineis fotovoltaicos onde quase a totalidade da energia é absorvida pela instalação.
depois existem mais opções com outras valências com maiores consumos energéticos
Aproveitando a questão do Manuel, sabem se é possível com uma única unidade exterior ligar por exemplo um depósito AQS ech2o e uma unidade de ar condicionado de conduta na Daikin? Encontrei a Panasonic e na Mitsubishi soluções destas mas pareceu me que a capacidade dos depósitos AQS nunca iam muito além dos 160l… Obrigado e as minhas desculpas ao autor do tópico pela intromissão.
obrigado pelo esclarecimento. desculpe a minha falta de conhecimento sobre o assunto, piso radiante aquecimento e arrefecimento com bomba de calor? Neste caso fala, só de piso radiante sem radiadores de parede, certo? o piso radiante fás só aquecimento, e é o suficiente para aquecimento sem radiadores? o arrefecimento é com ar condicionado? obrigado, Manuel
obrigado, mas para um piso radiante com uma bomba de calor faz aquecimento e arrefecimento numa casa com 130m2 de que investimento estamos a falar? obrigado, Manuel