Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Concordo com o portão da garagem, faça-o com 5m em vez de 4m. Fica bem mais fácil sempre que entrar e sair
  2.  # 22

Colocado por: marco1Miguel
    é melhor não fazer esses recortes e fazer mais tipo "zonamento", digo eu
    esse ultimo a sanita mesmo no enfiamento da mesa não fica bem :)

Óbvio. No interior não pensei, porque nem mudei o resto das salas e cozinha. Idem para o escritório, imaginava um consultório, com acesso desde o exterior e do átrio, o WC poderia ficar dentro até. Para que um cliente não tivesse que entrar em casa. Quanto às visitas poderia haver outra forma de usar o WC. No desenho simplesmente copiei colei. Porque por lei, nem sequer poderia ter um WC voltado para uma sala.

O meu ponto era o de reduzir uns bons 15 ou 20m² à casa, realinhando a estrutura. O recorte era o nicho da porta de entrada para evitar palas, mas com estrutura de forma regular. O recorte terá que jogar com o afastamento ao limite norte. E aquele anexo que parece uma ruína pela espessura das paredes...

Como o user não mencionou o seu orçamento, eu especulo que não há-de ser muito para a casa do primeiro desenho. E aqui, há muito por onde ele pode cortar e dar uma frente digna à casa.

Se fizesse garagem eu talvez preferisse deixá-la num anexo, encostado ao limite do terreno (opção B).

O que gosto neste projecto é o volume dos quartos, mas até esse acho-o disonante do resto... parece que foi feito por uma pessoa diferente.
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 23

humm
    a garagem no original para mim até está bem assumindo-se como volume "arquitetonico", pois fica mais solta e permite um espaço de manobra á frente desde o muro até á garagem , encostando vai ficar algo mais tipo anexo.
  4.  # 24

Colocado por: marco1encostando vai ficar algo mais tipo anexo.

Sim, se houver dinheiro, eu também prefiro algo como o que o marco1 esboçou, que fique integrada no volume da casa.

Porque no projecto original, a garagem é um anexo na mesma, só que a passagem coberta é interior, mais €€€ em vidro e climatização. Não sei se valerá o esforço €€€.

Para isso mantinha a opção A, mas assumia que era um anexo isolado.
  5.  # 25

Miguel se a garagem ficar colada á casa é menos uma parede exterior. (-€€)

Colocado por: N Miguel Oliveira, mas assumia que era um anexo isolado.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 26

Colocado por: marco1Miguel se a garagem ficar colada á casa é menos uma parede exterior. (-€€)

Sim, se houver garagem, prefiro-a como o marco1 diz. Integrada no volume.

Eu refiro-me a não haver garagem de todo, pelo menos nos primeiros 5 ou 10 anos. E fazer só a casa para já.

Poderia ser mais viável assim. Depende do Excel e da Agenda.

E se por ventura se decidisse mais tarde a gastar dinheiro para abrigar de noite um carro que passa o dia à chuva... aí talvez não restasse outra hipótese que um anexo. E a fazê-lo, talvez tirá-lo da frente da casa se possível.
  7.  # 27

Mais uma vez o Marco simplificou a coisa, a casa está engraçada mas com muitos recortes.
    Não mencionou que zona do país é mas falo por experiência, anda tudo caro na construção de momento o mercado não abrandou para os próximos 2 anos...
    • jg231
    • 2 novembro 2024 editado

# 28

Colocado por: spvaleMais uma vez o Marco simplificou a coisa, a casa está engraçada mas com muitos recortes.
    Não mencionou que zona do país é mas falo por experiência, anda tudo caro na construção de momento o mercado não abrandou para os próximos 2 anos...

ai não, já está a abrandar e bem, vamos ver se o mercado é assim tão resiliente
  8.  # 29

Colocado por: N Miguel Oliveira

Sim, se houver garagem, prefiro-a como o marco1 diz. Integrada no volume.

Eu refiro-me a não haver garagem de todo, pelo menos nos primeiros 5 ou 10 anos. E fazer só a casa para já.

Poderia ser mais viável assim. Depende do Excel e da Agenda.

E se por ventura se decidisse mais tarde a gastar dinheiro para abrigar de noite um carro que passa o dia à chuva... aí talvez não restasse outra hipótese que um anexo. E a fazê-lo, talvez tirá-lo da frente da casa se possível.

Nós não queríamos passar os 240 mil
  9.  # 30

Colocado por: spvaleMais uma vez o Marco simplificou a coisa, a casa está engraçada mas com muitos recortes.

A casa será no minho
  10.  # 31

A garagem nao serve só para abrigar o carro da chuva. Tb do sol, dos passáros dos gatos. Para nao estar a ferver, ou gelado, ou com condensação quando se entra para o carro. E para careegar e descarregar o carro ao abrigo dos olhares alheios, do sol, da chuva, do vento
  11.  # 32

Colocado por: ZeCarlos33

A casa será no minho

Sendo minhoto de Famalicão os valores são curtos.
    Claro que se for interior do Minho os valores podem ser menores...
  12.  # 33

Colocado por: ZeCarlos33Nós não queríamos passar os 240 mil

Com IVA suponho?
    É algo curto para essa casa, mesmo no Minho.
    E mesmo no Minho há variações. Sou de Braga Oeste.

Com jeito faz a casa sem a garagem.
    Tente compactar a casa, simplicar a estrutura, etc.
  13.  # 34

Colocado por: IronManSousaA garagem nao serve só para abrigar o carro da chuva. Tb do sol, dos passáros dos gatos. Para nao estar a ferver, ou gelado, ou com condensação quando se entra para o carro. E para careegar e descarregar o carro ao abrigo dos olhares alheios, do sol, da chuva, do vento

É uma questão de prioridades obviamente. Na minha lista, a garagem ficaria muito provavelmente em último.
  14.  # 35

Colocado por: ZeCarlos33
    Nós não queríamos passar os 240 mil

T4 com garagem, com IVA e arranjos exteriores por 240k? Chave na mão?
  15.  # 36

Colocado por: Zé Meirinhocom IVA

Se tiver IVA incluído nos 240, esta casa deveria medir uns 160m² brutos no máximo, pelo que facilmente se chegaria à conclusão que nos 130-140m² utéis não haveria espaço para uma garagem sem condicionar demasiado o resto.
  16.  # 37

Reduza a casa para 160m² de área bruta e esta conversa passa a ser mais realista. Até lá, e a meu ver, acho que estaremos demasiado no reino da fantasia.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  17.  # 38

Obrigada a todos pelas sugestões

0.0220 seg. NEW