Bom dia! Antes de mais gostava de me (re)apresentar: Fiz parte deste fórum há cerca de 10 anos quando iniciei a construção da minha casa e toda a odisseia de projetos, aprovações e construções... obtive várias dicas e respostas que me foram muito úteis para todo o processo, o que agradeço. Entretanto tentei agora voltar com o mesmo login, mas não consegui pelo que tive que criar um novo.
O ano passado, herdei a casa que era do meu pai e pretendo fazer obras de remodelação na mesma. Essas obras deverão ser profundas (uma vez que se trata de uma casa dos anos 50 que sofreu muito poucas atualizações), mas serão obras que não implicam qualquer tipo de licença camarária (quero manter-me o mais distante possível disso).
Dito isto, espero poder contar com este fórum para novamente poder discutir sobre o meu (e outros) projeto.
Neste momento estou ainda a desenvolver um cadernos de encargos onde espero conseguir colocar tudo com o maior detalhe possível (embora com o meu conhecimento limitado sobre o assunto)
Assim, neste momento tenho como ordem de trabalhos o seguinte: 1 - Picar paredes interior/exterior - Já me foi dito que não vale a pena picar todas as paredes interiores, apenas onde está oco por dentro, mas valerá a pena picar tudo no exterior, ou manter a mesma metodologia que no interior? 2 - Derrubar paredes - Sendo uma casa com cerca de 70 anos, não há projeto de estabilidade. Como avaliar o nível de risco para a estabilidade da casa ao derrubar certas paredes? 3 - Demolir Cozinha / IS - Será melhor fazer um projeto para a cozinha nova antes de instalar electricidade, canalizações e esgotos e aplicar chão e azulejos? 4 - Canalização Esgotos novos 5 - Sistema Electricidade nova, rede - O sistema elétrico existente é muito primário e nem sequer tem ligação à terra. É possível usar as calhas existentes para colocar o novos sistema elétrico e de rede, ou terão de se abrir novos roços? É possível mover o quadro de electricidade do sítio onde está para outro sítio? 6 - Remover telhado e instalar subtelha / roofmate. - Isto provavelmente fará com que o telhado suba alguns centímetros - poderei ter problemas com a câmara? 7 - Aplicar Capoto? - Irei pedir orçamentos com e sem capoto, mas o mais certo é não querer uma vez que já me disseram que não fará grande efeito numa casa desta idade e hé sempre o risco de ser inflamável. Mas caso eu opte por avançar com o capoto... irei ter problemas com a câmara pelo aumento de volume com as camadas do capoto? 8 - Instalar caixilharia e estores elétricos - Neste momento a casa tem janelas de madeira pintadas de branco e estores brancos. A minha ideia é colocar caixilharia e estores cinzentos - poderei ter algum problema com a câmara pela alteração da cor? Já vi várias casas nas redondezas a fazerem o mesmo e presumo que não seja problemático.... 9 - Instalar portas blindadas 10 - Instalar piso interior /rodapés - A casa tem uma mistura de tijoleira e tacos de madeira. A minha ideia é aplicar piso cerâmico (imitar madeira) em cima da tijoleira existente e retirar os tacos e instalar - há algum inconveniente nisto? 11 - Substituir lareira da sala com recuperador de calor - Alguma sugestão de marca de recuperadores de calor? Em minha casa tenho Fogo Montanha, não é mau, mas acho que é demasiado inflacionado para a qualidade) 12 - Instalar IS 13 - Recuperar portas interiores (pintar e substituir fechaduras) 14 - Pintar paredes exteriores 15 - Pintar grades exteriores 16 - Montar cozinha
- A ordem de trabalhos está correta, ou algumaa coisas deveriam ter prioridade sobre outras na ordem que coloquei acima? - Valerá mais a pena entregar tudo a uma só empresa que forneça todo o material ou melhor comprar algum material a outras empresas que também façam a instalação(caixilhos, estores, portas, cozinha, etc...)?
Quanto aos materiais irei pesquisar bastante por todo o fórum e se necessário irei começar outras discussões.
Lamento, mas se quiser estar descansado em relação a chatices com a Câmara, terá que fazer projeto(s) para essas obras. Ou para algumas delas, pelo menos. E se a casa não tem projetos modernos, diria que até convém passar a ter.
Informe-se com um gabinete de arquitetura, nos milhares de eur que tem previsto gastar nisso tudo (pela extensa lista), certamente poderá encaixar mais essa despesa.