Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Após decidirmos avançar com a construção da nossa própria habitação, decidimos que seria melhor construir uma moradia bifamiliar. A ideia será: vivermos numa das fracções e vender/arrendar a outra fracção.

Sendo assim, o nosso plano é construir uma moradia bifamiliar (geminada), de 2 pisos, com 150-160m2 cada fracção, a ~30 km do centro do Porto.

O terreno será comprado com capital próprio, e tem viabilidade para esta construção.

Sendo assim, restam-nos 2 questões para as quais andamos a tentar obter respostas:

1. Na vossa opinião, é possível realizar esta construção com um orçamento de 340k€? (valor financiado que nos permite ter uma taxa de esforço < 30%)

2. Apesar de termos algum capital próprio, precisaremos de financiamento bancário. E, sendo que a % financiada para uma habitação própria permanente é diferente da % de uma habitação secundária, como funciona o crédito no caso de uma moradia bifamiliar?

Agradeço todas as dicas possíveis antes de arrancarmos nesta aventura.

Obrigado.
  2.  # 2

Retirando so 23% de IVA isso dá 138k por habitação.
    Passando a alguma especulação e subjetividade, considerando 1200€/m², seriam habitações com 115m².
    Podemos presumir que do facto de se construirem um pack único, se ocnseguirá alguma sinergia financeira e se possam construir 120...125m² por fogo.
    Teria de ser um projeto bem simples.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco22
  3.  # 3

Colocado por: marco22Na vossa opinião, é possível realizar esta construção com um orçamento de 340k€?

Olá. Não. 310m2 por 275k€+IVA acho complicado. Os 30kms do Porto para que lado são? Onde fica a obra?
  4.  # 4

Colocado por: nunogouveiaRetirando so 23% de IVA isso dá 138k por habitação.
    Passando a alguma especulação e subjetividade, considerando 1200€/m², seriam habitações com 115m².
    Podemos presumir que do facto de se construirem um pack único, se ocnseguirá alguma sinergia financeira e se possam construir 120...125m² por fogo.
    Teria de ser um projeto bem simples.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marco22

Ontem contactei uma pessoa amiga que tem uma pequena empresa de construção civil, e o mesmo disse-me para ter em conta os 1200€/m2 como valor mínimo.

Como tal, só reduzindo a área é que conseguirei manter-me dentro do orçamento.

Uma moradia T3, com 120-125 m2 de área útil, será que é suficiente para ser atrativa?
  5.  # 5

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá. Não. 310m2 por 275k€+IVA acho complicado. Os 30kms do Porto para que lado são? Onde fica a obra?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marco22

Bom dia,
    A obra fica na fronteira entre Paredes e Penafiel.
  6.  # 6

Entretanto, se estiver interessado nos serviços de um arquiteto para um estudo prévio, o meu contacto é [email protected]
    • eu
    • 4 novembro 2024

# 7

Colocado por: marco22Uma moradia T3, com 120-125 m2 de área útil, será que é suficiente para ser atrativa?

Parece-me que sim. Aliás, a tendência atual um pouco por toda a Europa é tornar as casas cada vez mais pequenas.

E 120 m2 de área útil nem sequer é pequeno para um T3, é até bastante grande.
  7.  # 8

Colocado por: marco22Uma moradia T3, com 120-125 m2 de área útil, será que é suficiente para ser atrativa?

Para mim chega e sobra.
  8.  # 9

Efetivamente esta discussão serviu para moderar as minhas expectativas.

Vou fazer uma pré-aprovação do crédito para saber o orçamento em concreto, e logo de seguida avanço para falar com um arquiteto.

Obrigado a todos pela contribuição.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  9.  # 10

Boas,

Desenterro este tópico, especialmente pela pergunta 2 do OP.

"2. Apesar de termos algum capital próprio, precisaremos de financiamento bancário. E, sendo que a % financiada para uma habitação própria permanente é diferente da % de uma habitação secundária, como funciona o crédito no caso de uma moradia bifamiliar?"

Estou numa situação similar e não sei como funcionará o crédito habitação neste sentido... Mesmo que ambas as casas fiquem em meu nome? Faço somente um crédito habitação, ou dois?

Toda esta questão de moradias bi-familiares e PH geram-me imensas dúvidas.

Obrigado desde já.
  10.  # 11

Fale com alguém do banco que estiver a ponderar fazer o crédito. Estive num processo que envolvia PH. Fui inicialmente a um advogado mas no final fiquei com a certeza de que deveria ter falado também com o banco. Na hora de aprovar podem existir anomalias que eles melhor do que ninguém podem orientar desde o início.

0.0132 seg. NEW