Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia caros participantes,

Necessito de uma intervenção na fachada da minha moradia. Vou avançar com uma barramento armado por cima de ETICS para corrigir umas fissuras que foram surgindo por (parece-me ser a razão mais plausível) deficiente barramento e escassez de rede na aplicação inicial do ETICS.

Recebi um orçamento de 14.000€ (S/IVA) para uma fachada de 300 metros quadrados.

Os trabalhos serão os seguintes:

. Furação e fixação de todas as placas com buchas (opta-se por fixação uma vez que o empreiteiro que fez este orçamento desconhece a forma de aplicação anterior do ETICS à fachada);
    . Barramento de massa com rede reforçada, seguido de um segundo barramento com rede, mais um barramento de massa e, por fim, barramento com acabamento na cor escolhida;
    - Inclui massas de acabamento final da marca Weber com cores do tipo A (branco ou creme). Cores do tipo C (como preto) triplicam o valor.

O valor de 14.000€ (S/IVA) parece-vos adequado à descrição dos trabalhos e às dimensões da fachada?

Obrigado
  2.  # 2

Bom dia,

Não é possível alguém entendido, ou que já tenha efetuado a mesma intervenção, me possa dar algum feedback? Só para eu me situar em termos de prelos?

Obrigado.
  3.  # 3

E necessário fixação?
    Há evidências que existam placas descoladas?
    Que altura tem a fachada?
    São necessários 2 barramentos com rede? 1 não é suficiente?
    O valor inclui andaimes?
  4.  # 4

Em tempos recebi um orçamento para barramento armado, só 1 rede, no valor de 22€/m2.

A questão é como o Zé referiu, será mesmo preciso 2 redes e fixar novamente o EPS, não bastará arrancar um ou dois para verificar? os rachas são do ETICS ou assentamento da casa?
  5.  # 5

Colocado por: zedasilvaE necessário fixação?
    Há evidências que existam placas descoladas?
    Que altura tem a fachada?
    São necessários 2 barramentos com rede? 1 não é suficiente?
    O valor inclui andaimes?

Bom dia zedasilva,

Respondendo às suas questões:

Não há evidência que existam placas descoladas. No entanto, a empresa que me fez este orçamento refere que para me garantir um trabalho de qualidade deverá proceder-se à fixação das placas, atendendo a que os próprios desconhecem a forma como terão sido fixadas.

A fachada tem cerca de 5,75m de altura.

Os dois barramentos com rede foram também sugeridos pela empresa por forma a "assegurarem", segundo eles, maior durabilidade do trabalho. Se eu escolher apenas 1 barramento com rede o montante a reduzir é de 1000€. Dois barramentos parecem-lhe demasiado????

O valor inclui andaimes e todo o material necessário para a execução.

Assim sendo, acha que o valor é ajustado?

Obrigado.
  6.  # 6

Colocado por: NTORIONEm tempos recebi um orçamento para barramento armado, só 1 rede, no valor de 22€/m2.

A questão é como o Zé referiu, será mesmo preciso 2 redes e fixar novamente o EPS, não bastará arrancar um ou dois para verificar? os rachas são do ETICS ou assentamento da casa?

Bom dia NTORION,

Obrigado pela sua ajuda.
    As rachas são no ETICS. Solicitei uma inspeção a um engenheiro civil independente. Segundo o próprio a questão dever-se-á a deficiente aplicação de rede.

Obrigado.
  7.  # 7

Se a patologia advém da deficiente aplicação da rede, acredito que a fixação das placas foi feita por simples pontos.
    Se não existe evidencias de placas descoladas e numa fachada com apenas 5,75m de altura, não sei se será necessário o reforço com fixação mecânica.
    Eu preocupava-me mais com o chamados pontos críticos. Zona de arranque junto aos pisos, zona junto a rufos e capacetes (se existir) e ombreiras.
    Os dois barramentos para assegurar a maior durabilidade do trabalho também me parece desnecessário.
    Reduzir apenas 1.000€ em 300m2 de barramento também me parece pouco. 1m2 de barramento custa o valor da argamassa, rede, mão de obra e andaime. Tudo isto só custa 3,3€?
  8.  # 8

Viva,

E relativamente ao valor que me foi apresentado (14.000€ S/IVA), enquadra-se nos trabalhos que foram acima propostos pela empresa ou o orçamento que me facultaram é desproporcional?

Se não optar por reforço com fixação mecânica, nem a segunda aplicação de rede, o orçamento será ajustado para menos!!

Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  9.  # 9

Colocado por: André_Lobão(14.000€ S/IVA), enquadra-se nos trabalhos que foram acima propostos pela empresa

Parece um pouco exagerado
  10.  # 10

Não há umas fotos para se poder analisar melhor a situação?
  11.  # 11

Colocado por: André_Lobão

Bom dia zedasilva,

Respondendo às suas questões:

Não há evidência que existam placas descoladas. No entanto, a empresa que me fez este orçamento refere que para me garantir um trabalho de qualidade deverá proceder-se à fixação das placas, atendendo a que os próprios desconhecem a forma como terão sido fixadas.

A fachada tem cerca de 5,75m de altura.

Os dois barramentos com rede foram também sugeridos pela empresa por forma a "assegurarem", segundo eles, maior durabilidade do trabalho. Se eu escolher apenas 1 barramento com rede o montante a reduzir é de 1000€. Dois barramentos parecem-lhe demasiado????

O valor inclui andaimes e todo o material necessário para a execução.

Assim sendo, acha que o valor é ajustado?

Obrigado.

2 barramentos isso não existe,é uma invençao.
    Quando se quer um barramento mais forte usasse uma rede blindada própria para isso.
    O que pode fazer é aplicar buchas por cima da rede antes de dar a 2demao de massa
  12.  # 12

Acho que há situações em recomendam um 1 barramento com rede, buchas e depois outro barramento. Não sei se era para colocar cerâmica após.

Não é este o caso de qualquer forma
  13.  # 13

Bom dia marcocar,

E essas buchas finais que refere são aplicadas independentemente de terem sido aplicadas as primeiras buchas para fixação prévia de todas as placas de ETICS?

Obrigado.
  14.  # 14

Boa tarde,

Acabo de ter outro orçamento para o barramento da fachada.
    Para os mesmos 300 metros quadrados o valor foi de 11250€ S/IVA, bastante diferente do orçamento inicial de 14.000€ S/IVA.
    E, de facto, o que me foi dito é que essa história do segundo barramento está mal "contada". Pode até ser prejudicial a médio prazo!!

Este orçamento inclui:

. Colocação de rede Viplas 160mm;
    . Barramento da primeira camada com massas Weber Pro;
    . Barramento da segunda camada com Webwe Uno (massa fibrada);
    . Aplicação de primário isolante;
    . Barramentos finais com Weber decor M (banco e conza).

Já inclui montagem de andaimes e limpezas pós obra.

E, se for necessário, inclui a fixação com buchas.

2 semanas de execução.

Parece-vos um orçamento mais ajustado?

Obrigado.
  15.  # 15

Bom dia...

E já agora, estes trabalhos podem ser executados no inverno ou é conveniente ser em tempo quente e seco?

Obrigado.
  16.  # 16

Boa noite.

Ninguém com experiência me pode dar uma orientação sobre se o valor é adequado?

Obrigado
  17.  # 17

Bom dia,

Para a mesma ordem de trabalhos consegui um orçamento de 10400€ S/IVA.

Relembro a ordem dos trabalhos:

. Furação e fixação de todas as placas com buchas (opta-se por fixação uma vez que o empreiteiro que fez este orçamento desconhece a forma de aplicação anterior do ETICS à fachada);

. Barramento de massa Weber com rede reforçada, seguido de um barramento de massa fibrada e, por fim, barramento com acabamento na cor escolhida (massas de acabamento final da marca Weber com cores do tipo A (branco ou creme).

Portanto, acham que este último orçamento que indico é ajustado?

Obrigado.
  18.  # 18

Sim o trabalho
    Preço está caro

Isso no limite deveriam ser 8500
  19.  # 19

Colocado por: André_LobãoRecebi um orçamento de 14.000€ (S/IVA) para uma fachada de 300 metros quadrados.

46,66€+IVA por m2?
    Acho um exagero.

Colocado por: André_Lobão. Furação e fixação de todas as placas com buchas (opta-se por fixação uma vez que o empreiteiro que fez este orçamento desconhece a forma de aplicação anterior do ETICS à fachada);

Colocado por: André_Lobãopara corrigir umas fissuras que foram surgindo por

Colocado por: André_LobãoAs rachas são no ETICS. Solicitei uma inspeção a um engenheiro civil independente. Segundo o próprio a questão dever-se-á a deficiente aplicação de rede.

E que tipo de inspeção foi realizada? Apenas visual?
    Uma boa inspeção seria cortar um pedaço e verificar a espessura do barramento armado feito e se a rede está no meio do barramento e não existe uma espessura anormal de argamassa de barramento.

Tem fotos da aplicação anterior do ETICS?

Colocado por: André_LobãoA fachada tem cerca de 5,75m de altura.

Se fizerem a colagem com cordão perimetral com 3-4 pontos no meio da placa de isolamento, excepto se for um local desprotegido E7ou sujeito a muito vento, não vejo qual a necessidade de fixação mecânica.
    Obviamente que se desejar prevenir qualquer anormal aplicação anterior a fixação mecânica mal não faz.

Neste momento tem apenas o barramento armado aplicado ou já tem o revestimento final?

Colocado por: zedasilvaSe a patologia advém da deficiente aplicação da rede, acredito que a fixação das placas foi feita por simples pontos.

Basta apenas uma espessura exagerada da argamassa de barramento para originar fisssuras.
    Na imagem abaixo foi exatamente isso que aconteceu o que obrigou à execução de um novo barramento armado bem feito. Apenas um.

Colocado por: marcocar2 barramentos isso não existe,é uma invençao.

Claro que existe!!
    Quando deseja criar zonas com procedimento de antivandalismo é precisamente isso que faz.
    Um primeiro barramento armado com a rede na horizontal e o segundo barramento armado normal.
    Não tem obrigatoriamente de usar no primeiro barramento uma rede de 300gr/m2, a "normal" de 160gr/m2 é suficiente. Claro está que se suar a de 300gr/m2 fica mais resistente mas também obriga que o faça em toda a área já que terá grandes dificuldades em disfarçar o ressalto provocado pelo barramento com rede 300gr/m2. Isto supondo que faz zona de reforço por exemplo até 2 metros.

Colocado por: manelvcAcho que há situações em recomendam um 1 barramento com rede, buchas e depois outro barramento. Não sei se era para colocar cerâmica após.

Precisamente: https://www.sistemasetics.pt/pesados.html

Colocado por: André_LobãoE essas buchas finais que refere são aplicadas independentemente de terem sido aplicadas as primeiras buchas para fixação prévia de todas as placas de ETICS?

Se já tem fixação mecânica, supondo que está bem feita, não faça mais nenhuma fixação mecânica.
    Vai criar mais pontes térmicas e se o revestimento for de menor qualidade qualquer dia começa a notar os locais das buchas.

Colocado por: André_LobãoE já agora, estes trabalhos podem ser executados no inverno ou é conveniente ser em tempo quente e seco?

Desde que não chova pode realizar em qualquer altura e sombrear a obra tb é de bom senso. Basta o vento a correr para acelerar a secagem o que nem sempre é o melhor.
      Barramento armado.png
  20.  # 20

Boa noite Caro SEEING,

Obrigado pelo excelente e exaustivo esclarecimento.

Uma vez que não é necessário aguardar pela primavera ou verão, como um dos empreiteiros me repetiu constantemente, vou ficar com o orçamento de 10400€ S/IVA e iniciar as correções logo que venham uns dias sem chuva!!

Mais uma vez o meu agradecimento sincero!!

0.0215 seg. NEW