Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 4 novembro 2024

# 21

Aqui a solução sem grandes intervenções parece que passa por um uso mais equilibrado da agua quente, nao parece muito normal 1 pessoa gastar o mesmo que 4 em banhos.
  1.  # 22

Colocado por: taunus

A minha está a 48º verão e inverno
    por aqui igual. Tenho a minha em reaquecimento. Aos 40°C liga. Mas mesmo a 41°C tomo banho perfeitamente. E a senhora também e não se queixa e ela gosta de água a escaldar
  2.  # 23

Eu com uma de 200l consigo tomar 2 adultos banho e 2 crianças, em horários diferentes APÓS a bomba já estar á temperatura (55º) sem que esta reponha até próximo dia.
  3.  # 24

Pelo que já se viu, o OP diz que a esposa descarrega a BC 280L, para ficar água morna, gasta pelo menos uns 150L, essas contas de quem gasta 30L por banho de pouco servem.
  4.  # 25

Colocado por: VarejotePelo que já se viu, o OP diz que a esposa descarrega a BC 280L, para ficar água morna, gasta pelo menos uns 150L, essas contas de quem gasta 30L por banho de pouco servem.
    isso não è correcto pois existe a estratificação que permite a água de saida mais quente pelo topo entrando agua fria na base, numa bomba de calor de acumulação tem praticamente todfo o volume util de avu a temperatura do primeiro instante.

Mas não existem milagres
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  5.  # 26

Colocado por: SrRgo não sei se vai ter grande ló

Sim tenho misturadora da Caleffi logo após a saida da bomba, pois antes acabava ainda mais rapido.
  6.  # 27

São 4 banhos seguidos ai pelas 20H e já com a BC desligada desde as 18H (deposito a 59º).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrodmsousa
  7.  # 28

Colocado por: Pereira_89

Ao estar desligado, por muito boa capacidade termica que tenha tb perde a temperatura. No outro topico havia alguém a dizer que no inverno perdia 12° em 24h, logo não sei se vai ter grande lógica o que quer fazer.
    Eu no seu caso punha a resistência sempre ligada e via o que se passava.

Mas sinceramente a solução passa por gastar racionalmente a água. Eu em casa tenho uma exactamente igual e dá perfeitamente para o miúdo tomar banho de banheira, a mulher tomar um bom banho, eu e ainda lavo loiça e a água continua com temperatura perfeita.

Há que sensibilizar as pessoas para terem mais cuidado no uso racional da água.

Edit: Esse problema se calhar só resolve com esquentador, consoante a água passa aquece. Com depósitos onde tem de entrar água fria para substituir quente não vai ser fácil.

De facto 12º/24H é um problema e não vai funcionar.

Obrigado, já ajudou.
  8.  # 29

Penso que teria um problema com um segundo cilindro, pois nao estava a ver uma coisa!...

No fim de cada banho, posso ficar hipoteticamente com:

Cilindro com agua a 40º
    BC com 38º

No dia seguinte:

Cilindro com agua a 30º
    BC com 60º

Ou seja o banho do dia seguinte teria 80L ou 100L de agua a 30º para sair primeiro, até se misturar com quente e a 60º da BC.

Será que conseguia fazer circular a agua entre BC e cilindro?
  9.  # 30

Colocado por: jorgealvesisso não è correcto pois existe a estratificação que permite a água de saida mais quente pelo topo entrando agua fria na base, numa bomba de calor de acumulação tem praticamente todfo o volume util de avu a temperatura do primeiro instante.

Mas não existem milagres

Eu tenho 270L, noto bem a diferença quando gasta metade da capacidade.

E também depende da zona do depósito onde se encontra a sonda de temperatura.
    • SrR
    • 4 novembro 2024

# 31

Colocado por: helcasaPenso que teria um problema com um segundo cilindro, pois nao estava a ver uma coisa!...

No fim de cada banho, posso ficar hipoteticamente com:

Cilindro com agua a 40º
    BC com 38º

No dia seguinte:

Cilindro com agua a 30º
    BC com 60º

Ou seja o banho do dia seguinte teria 80L ou 100L de agua a 30º para sair primeiro, até se misturar com quente e a 60º da BC.

Será que conseguia fazer circular a agua entre BC e cilindro?
    comece por colocar uns redutores de caudal nos chuveiros
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  10.  # 32

Colocado por: SrRcomece por colocar uns redutores de caudal nos chuveiros
    Concordam com este comentário:fpacardoso

Já tenho redutor de pressão e a agua sai com pouco caudal. Tenho chuveiro normal. Nada de cabines com um mega chuveiro.
  11.  # 33

Hoje controlei as temperaturas pós banhos:

Depois banho miudos:
    Cima: 51.5°
    Baixo: 56.5°

Depois banho adultos:
    Cima: 51.5°
    Baixo: 22.5°

Já se sentia morna, diria que nais 5 min e ficava fria.

Atencao que da bomba à banheira vao 2 pisos, e nao me parece ter isolamento na tubagem agua quente (o meu construtor era dos piores da zona a poupar pro bolso dele).
    Digo isso, pois no pico do inverno, os bamhos sao 5mim a cada 1 e... agua fria.
    Nunca medi, mas aqui agua morna deve significar algo abaixo dos 40°-42°
  12.  # 34

aparentemente não faltou agua quente, provavelmente tem algures um retorno de agua fria que faz baixar a temperatura da agua quente antes de chegar á torneira.
    Concordam com este comentário: SrR
    • SrR
    • 5 novembro 2024

# 35

Esta por ai uma ligação manhosa
    • Paio
    • 5 novembro 2024

# 36

Bom dia pessoal
    Tenho uma duvida sobre um termoculador elétrico com serpentina e uma bomba de calor com serpentina ,
    Qual é a vantagem de um e outro?
    ambos são de 200L e ambos consomem 1500W
    Bomba custa 1700€ e termoculador custa 350€
    a bomba necessita de tubo para o exterior e o termoculador não
    a bomba faz ruído derivado á ventilação e o termoculador não,
    se consomem ambos o mesmo, porque escolher a bomba que é 5x mais cara? Podem responder por favor
  13.  # 37

Colocado por: SrREsta por ai uma ligação manhosa

Se tem, não vejo como resolver.

Está tudo ligado no mesmo sitio da caldeira a gasoleo, que depois teve esquentador e agora BC.

Não tenciono rasgar paredes para uma nova instalação de tubagem.

Dai pensar num cilindro expansor e de inercia.
  14.  # 38

Colocado por: PaioBom dia pessoal
    Tenho uma duvida sobre um termoculador elétrico com serpentina e uma bomba de calor com serpentina ,
    se consomem ambos o mesmo, porque escolher a bomba que é 5x mais cara? Podem responder por favor

Veja mesmo se ambos consomem 1500 W.
    Coloque aqui a ficha tecnica da bomba de calor.
    Esses 1500 W deve ser a potência térmica dela e não o consumo elétrico.
    Quando vir o valor correto de consumo elétrico vai perceber a escolha da bomba 5x mais cara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio
  15.  # 39

Colocado por: PaioBom dia pessoal

A BC consome 1500w quando ligada a função de resistência eléctrica. Quando estiver somente com a função de BC o consumo é de 500wh máximo. A minha BC nunca ligou a resistência em 3 anos de funcionamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio
    • Paio
    • 5 novembro 2024

# 40

Reparem um e outro
      IMG_2983.png

0.0223 seg. NEW