Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia,

Instalei uma Bomba Calor AQS, pelo que sobretudo no inverno, a agua quente acaba rapido.

Estava a pensar colocar um Termoacumulador de 80L ou 100L, desligado e depois da Bomba Calor AQS.

Desta forma ficava com mais 80L ou 100L de agua quente em inercia.

Como se usa todos os dias agua quente, quero acreditar, que mesmo o Termoacumulador desligado aguenta a agua vinda da Bomba Calor AQS (a 60º), por 24H e apenas caindo para 50º.

Consegue alguem entendido desta area dar o seu parecer?

cumps,
    Helcasa
  2.  # 2

Que bomba de calor tem?
  3.  # 3

Quantas pessoas utilizam AQS e quantos litros é a BC?
  4.  # 4

Colocado por: VarejoteQue bomba de calor tem?

Tenho termobrasa de 280L
  5.  # 5

Colocado por: pedrodmsousaQuantas pessoas utilizam AQS e quantos litros é a BC?

A questão prende, que pelo que tenho a agua fica muito morna. E como alguns banhos são longos...

Não vale a pena falar em pessoas, pois por vezes uma poessoa no banho gasta mais que 4 ou 5.
    • SrR
    • 4 novembro 2024

# 6

Colocado por: helcasa

Tenho termobrasa de 280L
    quantos banhos sao por dia?
    • SrR
    • 4 novembro 2024

# 7

A que temperatura esta a bomba de calor?
  6.  # 8

se alguem tomar banhos de 20min não há milagres,
    ou gere os horários dos banhos com o funcionamento da Bomba de calor ou coloca a mesma em boost...
  7.  # 9

Conseguem estourar 280L para 1 banho? Se assim for, difícil será dado que a BC deve aquecer cerca de 50L/h
  8.  # 10

Pode manter a resistência ligada e basicamente fica como termoacumulador.
    No fim do mês pode é não gostar da conta.
  9.  # 11

Colocado por: pedrodmsousaConseguem estourar 280L para 1 banho? Se assim for, difícil será dado que a BC deve aquecer cerca de 50L/h

lá está.... já se está a tirar conclusoes desnecessarias, algo que não queria e muito frequante por este forum agora!

o que disse foi que a agua fica morna.

penso que tambem deve saber que não se consegue os 280L de agua quente UTIL, pois assim que entra agua gelada, sobretudo nesta altura do ano até Abril, assim que consome 50L de agua, a temperatura cai vertiginosamente.

quero em crer que nao tenha cilindro por casa, senão sabia e nao escrevia
  10.  # 12

Colocado por: Pereira_89Pode manter a resistência ligada e basicamente fica como termoacumulador.
    No fim do mês pode é não gostar da conta.

a ideia era apenas usar como aqumulador de agua quente (inercia termica) por 24H e desligado da electricidade.
  11.  # 13

a ideia era apenas usar como aqumulador de agua quente (inercia termica) por 24H e desligado da electricidade.

Ao estar desligado, por muito boa capacidade termica que tenha tb perde a temperatura. No outro topico havia alguém a dizer que no inverno perdia 12° em 24h, logo não sei se vai ter grande lógica o que quer fazer.
    Eu no seu caso punha a resistência sempre ligada e via o que se passava.

Mas sinceramente a solução passa por gastar racionalmente a água. Eu em casa tenho uma exactamente igual e dá perfeitamente para o miúdo tomar banho de banheira, a mulher tomar um bom banho, eu e ainda lavo loiça e a água continua com temperatura perfeita.

Há que sensibilizar as pessoas para terem mais cuidado no uso racional da água.

Edit: Esse problema se calhar só resolve com esquentador, consoante a água passa aquece. Com depósitos onde tem de entrar água fria para substituir quente não vai ser fácil.
    • SrR
    • 4 novembro 2024

# 14

Misturam a água no chuveiro ou so abrem a agua quente?
  12.  # 15

Colocado por: SrRMisturam a água no chuveiro ou so abrem a agua quente?

Mesmo a 50°C dá para depenar galinhas.
  13.  # 16

Colocado por: Varejote

Mesmo a 50°C dá para depenar galinhas.

A minha está a 48º verão e inverno
  14.  # 17

Colocado por: taunus

A minha está a 48º verão e inverno

E sai para as torneiras a 48°C, ou alguém toma banho com água a 48°C? Não me parece, quando muito misturam com fria.

A minha BC também produz a 48°C verão, 50°C Inverno, sai da válvula termostática a 43°C.

O OP deve ter a BC a produzir 60°C, para ver se não fica com água morna rapidamente.
  15.  # 18

lá está.... já se está a tirar conclusoes desnecessarias, algo que não queria e muito frequante por este forum agora!

o que disse foi que a agua fica morna.

penso que tambem deve saber que não se consegue os 280L de agua quente UTIL, pois assim que entra agua gelada, sobretudo nesta altura do ano até Abril, assim que consome 50L de agua, a temperatura cai vertiginosamente.

quero em crer que nao tenha cilindro por casa, senão sabia e nao escrevia

Meu caro, apenas referi que as BC não são esquentadores e não conseguem garantir água estável temperatura sobre longos períodos de tempo. Uma BC com 280L é muita fruta para tomar banho com água morna caso esteja sempre ligada.

O investimento que fará não sei se compensa. Não foi para isso que foram feitas as BC. Para água quente permanente tem as caldeiras ou esquentadores por exemplo.

Abraço
  16.  # 19

Colocado por: Varejote
    E sai para as torneiras a 48°C, ou alguém toma banho com água a 48°C? Não me parece, quando muito misturam com fria.

A minha BC também produz a 48°C verão, 50°C Inverno, sai da válvula termostática a 43°C.

O OP deve ter a BC a produzir 60°C, para ver se não fica com água morna rapidamente.

A minha mulher pouca fria deve misturar... eu na minha termoestática tenho a 38º
  17.  # 20

Colocado por: taunus

A minha mulher pouca fria deve misturar... eu na minha termoestática tenho a 38º

Misturadora termostática à saida da BC 43°C, depois os conjuntos duche também têm termostática, com o "máximo" normal 38°C, acima disso tem de carregar no botão para subir mais.

0.0212 seg. NEW