Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de pedir a vossa ajuda sobre um problema que o meu condomínio tem com o condomínio vizinho.

    O condomínio vizinho, realizou uma obra a fim de isolar a sua fachada que tem ligação ao telhado do meu prédio, na altura não foi pedida nenhuma autorização para usar o nosso telhado.

    Foi colocado placas de esferovite na parede de alto a baixo, ocupando quase na totalidade a nossa pedra mármore que faz a união entre os 2 prédios, as placas também estão encostadas a uma chaminé nossa, isto impede que se for necessário alguma obra no nosso telhado, trabalhos na junta de dilatação ou mesmo na chaminé o mesmo não será possível.

    O que pergunto é isto é legal? podem eles isolar desta forma a parede que é deles, mas ocupando espaço que é nosso?
      IMG-20240426-WA0008.jpg
      IMG-20240426-WA0007.jpg
      IMG-20240426-WA0006 (1).jpg
    • size
    • 5 novembro 2024 editado

     # 2

    À partida, o condomínio vizinho tinha o obrigação de solicitar autorização de acesso sobre a cobertura do seu prédio para a execução da obra em causa.

    Em rigor, também deveria solicitar autorização para a ocupação do espaço aéreo que as placas de esferovite ocupam fora da linha divisória que separa os 2 edifícios. Obviamente, que é uma ocupação ilegal.
  2.  # 3

    Primeiro de tudo, apelar ao bom senso sempre.

    O condomínio vizinho deveria como diz e bem o user Size, pedir autorização expressa para aplicação do "capoto" que ultrapassa a linha divisória do muro assim como o acesso ao telhado.

    O acesso ao telhado teriam sempre de ceder, tendo o empreiteiro de salvaguardar o bom estado ou a reposição de qualquer dano que advenha dos trabalhos e deixar o telhado como estava no início.

    Quando à ocupação dessas placas de esferovite, estorva assim tanto? :)
    Concordam com este comentário: canario12, zemvpferreira, desofiapedro
    • kurt84
    • 5 novembro 2024 editado

     # 4

    Boa tarde,

    Obrigado pelo comentário, como sou o novo administrador este problema caiu-me nas mãos, todos os condomínios tem aquele condómino, que implica por tudo e por nada e este é um dos casos.

    Tem razão, por mim não estorva, e temos que ser solidários uns com os outros, apenas gostaria de saber se é permitido colocar ocupando o espaço do outro prédio.
  3.  # 5

    bom senso, isso pode não ser prejudicial ou até benefico.
  4.  # 6

    Colocado por: kurt84na altura não foi pedida nenhuma autorização para usar o nosso telhado.
    devia mas não é estritamente necessário.

    Colocado por: kurt84Foi colocado placas de esferovite na parede de alto a baixo
    se esse estrou para o vosso lado peça para que retirem pois invade o vosso terreno. mas o melhor é tratar disso através de um advogado

    Colocado por: kurt84O que pergunto é isto é legal?
    não

    Colocado por: kurt84podem eles isolar desta forma a parede que é deles, mas ocupando espaço que é nosso?
    não
  5.  # 7

    Colocado por: pedrodmsousaQuando à ocupação dessas placas de esferovite, estorva assim tanto? :)
    ampliou a casa para dentro do terreno alheio.. nem é o caso de estorvar.. é o princípio da coisa. um dia querem subir o prédio, imaginemos que passou tempo suficiente para ganhar usocapião do espaço aéreo que agora ocupa 'sem estorvar' .. imaginemos que não permitem que se retire o esferovite
    Concordam com este comentário: Nostradamus, zemvpferreira, desofiapedro
  6.  # 8

    Siga, meter advogado ao barulho e eles que resolvam o isolamento de outra forma. Botar as paredes abaixo e fazer novas.

    Salvaguardem-se de tudo. Não disse para aceitarem, mas sim para verificarem se de facto pode ou não ser um motivo de imbróglios futuros.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  7.  # 9

    Infelizmente neste país é muito difícil ser leviano com os direitos de propriedade. O outro condomínio está a abusar a 100% e mesmo que queiram ser bons vizinhos, duvido que se arranje uma maneira simples de lhes ceder esse espaço aéreo meramente enquanto não precisarem dele. Por mais que não transtorne neste momento, advogado para cima e toca a arrancar tudo. Não fossem burros que não tinham a chatice.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • Dias12
    • 6 novembro 2024 editado

     # 10

    Estou a pensar colocar capoto na minha casa e tenho uma empena que dá para o terreno vizinho.
    Já falamos com o vizinho e ele não se importa e aceita ocuparmos alguns cm.
    Que procedimentos deveria seguir para ficar tudo regularizado?
  8.  # 11

    Colocado por: Dias12Que procedimentos deveria seguir para ficar tudo regularizado?
    isso nunca fica 'regular' por assim dizer. estará a invadir o terreno vizinho mesmo que ele autorize. um dia se quiser construir algo mais alto ou se vier novo proprietário arranca tudo e vc nao tem por onde pegar. o que deve é procurar alternativas
  9.  # 12

    Então e comprando a tirinha? É uma possibilidade? Ou por ser tão poucos metros não se pode realizar estes negócios?
    Se calhar os custos administrativos serão superiores ao custo dos m2 necessários.
  10.  # 13

    Colocado por: Dias12Então e comprando a tirinha? É uma possibilidade?
    não. para evitar chatices isole por dentro
  11.  # 14

    Colocado por: Dias12Então e comprando a tirinha?


    Se possivel, eu até propunha comprar logo 1 metro ao longo da propriedade até para futuramente ter uma zona tampão para toda a manutenção na fachada e ter sempre uma zona livre para as paredes respirarem.
  12.  # 15

    É até ao dia que houver um stress nessas pedras do prédio, ser preciso retirar e pra isso ser preciso escalixar esse capoto. Quem aprovou esse trabalho deveria antes ter falado com o condominío dono das pedras e chegar a acordo sobre essa e futuras intervenções.
 
0.0216 seg. NEW