Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos

Sou nova por aqui e desde já agradeço a todos o contributo.

Apenas em questão de contexto, atualmente vivo em apartamento mas perspectivo vender e comprar uma casinha rustica para uma mudança radical do seio familiar em que possa ser auto-sustentável com algum cultivo e animais.
    A intenção é, nos proximos 6 meses, vender o apartamento e com isso liquidar a divida ao banco e com o que sobra comprar então a quintinha ou o terreno sem recurso a créditos, de forma a ficar sem hipotecas.

Assim tenho, afincadamente, procurado quintinhas no interior do país mas quanto mais procuro mais questões se levantam, razão que me trouxe até aqui para pedir a vossa ajuda.
    A maioria do que encontro, também pela margem financeira não ser grande, são casas para reabilitação ou que não têm licença de habitação..

Eis alguns pontos em que talvez me consigam ajudar:

1-Relativamente á tipologia do terreno, devo procurar um que tenha uma parcela urbana ou pode ser urbanizável? qual o impacto final (excetuando a questão do IMI)?

2-Em termos de reabilitação, quais os pontos criticos a avaliar durante a visita ao imovel (aqueles que nunca ninguém repara mas que podem ser problemáticos)?

3-Considerando a possibilidade de um imóvel sem licença de habitação (ou utilização - ainda não percebi muito bem a diferença) quanto tempo demora a resolver esta questão?

4-Que condicionantes tem um terreno agroflorestal?

5-Um terreno que não esteja fisicamente dividido, como saber que não estou a fazer muro no terreno do vizinho?

Mais uma vez muito obrigada pela ajuda.
  2.  # 2

Colocado por: RLima1-Relativamente á tipologia do terreno, devo procurar um que tenha uma parcela urbana ou pode ser urbanizável?
    deve procurar terrenos que permitam fazer o que pretende. em casos de terrenos com classificações REN ou RAN deve consultar um arquitecto antes de comprar para saber o que é lá permitido fazer.

Colocado por: RLima2-Em termos de reabilitação, quais os pontos criticos a avaliar durante a visita ao imovel (aqueles que nunca ninguém repara mas que podem ser problemáticos)?
    O estado do imóvel.. a nível de regulamentos e leis consulte um arqº para analisar a viabilidade da coisa.

Colocado por: RLima3-Considerando a possibilidade de um imóvel sem licença de habitação (ou utilização - ainda não percebi muito bem a diferença) quanto tempo demora a resolver esta questão?
    depende.. se for uma construção ilegal até pode ser que não tenha solução. deve consultar um arqº para fazer essa consulta

Colocado por: RLima4-Que condicionantes tem um terreno agroflorestal?
    vai ter alguns, tem de procurar essa resposta nos regulamentos do seu concelho.

Colocado por: RLima5-Um terreno que não esteja fisicamente dividido, como saber que não estou a fazer muro no terreno do vizinho?
    se não existir um levantamento topográfico tem de consultar com o vizinho para definir os limites do terreno. Tendo sempre em conta que os registos mais antigos não vão ter as áreas do terreno corretas nos documentos. por isso não fique na expetativa que se comprar mil metros não terão na realidade outra área que tanto pode ser mais como menos. conheço casos de terrenos com 1500m que tem no registo apenas 300.. e vice versa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RLima
  3.  # 3

antonylemos
    não obstante o trabalho especializado, talvez apenas considerasse recorrer aos serviços de um arq já mais numa fase final (pré CPCV) uma vez que todo o trabalho feito pelo mesmo é pago (e apesar de não ter a minima noção vou assumir que não será barato) e não sei se numa primeira análise iria querer dispender desses valores só porque sim.

A minha intenção, para já, é saber o que preciso considerar numa fase de pesquisas e visitas - talvez questões a colocar ao mediador - que me possam ajudar a tomar a decisão de prosseguir ou terminar logo; pontos que devo ter em atenção no momento da pesquisa..

Nesta primeira fase ainda estou a tentar analisar os prós e contras entre terreno com casa ou só terreno para posterior construção. Tendo em mente a criação de uma quinta, o tamanho do terreno é um desafio a ter em conta talvez mais do que a habitação mas preciso garantir que não vou encontrar impedimentos nos pedidos de licenciamento na hora de construir.
  4.  # 4

O mediador vai-lhe sempre dizer que é tudo muito bom, fácil e possível.
    Concordam com este comentário: RLima
  5.  # 5

Colocado por: RLimamas preciso garantir que não vou encontrar impedimentos nos pedidos de licenciamento na hora de construir.
    já o orientei nesse sentido.

0.0110 seg. NEW