Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

https://youtu.be/J9x5E0ETyv8?feature=shared
    A verdade vinda de um americano.
  2.  # 542

Quando o Trump fizer zoom no mapa do Atlântico e encontrar os Açores... é que vamos estar bem tramados...
    Manda logo fazer uma ponte desde o quintal dele na Flórida.
  3.  # 543

Colocado por: Carvai
    E quantos europeus sabem onde fica o Illinois?

Os mesmos que não sabem onde fica a Buraca... =s
    • Carvai
    • 19 fevereiro 2025 editado

# 544

Corremos é o risco de ele acabar com a Base dos Açores. Hoje em dia aquilo não serve para nada. Já há mais de 50 anos quando lá estive era uma mera estação de serviço. O Trump só está interessado em territórios que valem dinheiro. O papel de policia do Mundo já passou á história.
  4.  # 545

Colocado por: André Cordeiro

Os mesmos que não sabem onde fica a Buraca... =s

Buraca
    Concordam com este comentário: André Cordeiro
  5.  # 546

Colocado por: CarvaiCorremos é o risco de ele acabar com a Base dos Açores. Hoje em dia aquilo não serve para nada. Já há mais de 50 anos quando lá estive era uma mera estação de serviço. .

Não é bem assim …
    A nós, a base das lajes passa por despercebida , mas o valor dela não é de todo minorizado no outro lado do oceano.

https://www.heritage.org/global-politics/report/lajes-field-why-airbase-important-us-strategic-interests
  6.  # 547

Colocado por: Varejote“Comediante moderadamente bem-sucedido” e “ditador não-eleito”. É desta forma que o presidente dos EUA comenta o seu homólogo ucraniano, dando mostras de que Zelensky não faz parte da solução gizada com a Rússia.

Comediante ditador.
      IMG-20250219-WA0021.jpg
    • AMG1
    • 19 fevereiro 2025

# 548

Colocado por: Soliva

Não é bem assim …
    A nós, a base das lajes passa por despercebida , mas o valor dela não é de todo minorizado no outro lado do oceano.

https://www.heritage.org/global-politics/report/lajes-field-why-airbase-important-us-strategic-interests

Se a Heritage foundation conseguir influenciar a acção do Trump, como tem conseguindo em muitas outras questões, então a Ilha Terceira vai direitinha para o catálogo "para anexação", onde já está a Gronelândia.
    Os USA (sobretudo os de Trump) estão-se marimbando para a relação transatlântica e para a Europa.
    O Trump não quer parceiros. Ele só
    vê concorrente e vassalos e nesse quadro o papel da Europa é claramente o de vassalo.
    A prova disto é que ainda ontem na negociação* com a Russia (um concoreente), já ficou definido o papel da Europa no futuro da relação entre a Russia e a Ucrânia.

(*) o termo negociação é óbviamente excessiva para descrever o que se passou. Eu chamar-lhe-ia mais uma espécie de capitulação prévia. Ou seja aquela negociação em que uma das partes quando se senta à mesa já aceitou que o outro ganhou, agora só falta acertar os pormenores, ou seja, a dimensão da vitoria.
    Só não consigo perceber é a troca de garlhadetes de hoje entre o Zelenski e o Trump. Cheira-me a bluff, logo veremos de quem, mas o mais certo será mais um sapo que o ucraniano vai ter de engolir.
    • Soliva
    • 20 fevereiro 2025 editado

# 549

Colocado por: AMG1Os USA (sobretudo os de Trump) estão-se marimbando para a relação transatlântica e para a Europa.
    O Trump não quer parceiros. Ele só
    vê concorrente e vassalos e nesse quadro o papel da Europa é claramente o de vassalo.

Honestamente e independentemente das acções deste governo , o pessoal esquece-se que daqui a 4 anos irá haver novamente eleições.
    Às relações internacionais não se regulam num time-span governamental mas sim a longo prazo, esquematizando-se em termo de décadas.
    Nem Trump seria idiota ao “abandonar” uma base transatlântica que já é mais deles que de Portugal, devido ao valor e posição geo-estratégica
    Colocado por: AMG1Eu chamar-lhe-ia mais uma espécie de capitulação prévia.

Você consegue ainda ser mais meigo que eu , pois eu após o leak do acordo enviado para a Ucrânia, chamo-lhe uma declaração de guerra económica.
    As negociações USA vs Rússia é uma mera negociata de partilhas onde a vítima está literalmente a ser dividida por duas superpotências, uma pretende território e controlo governamental , enquanto a outra pretende recursos e controlo económico.
    A única coisa que estará por decidir será como aliviar as sanções e como se influencia a Europa a fazer o mesmo.

Pessoalmente … neste momento ou a Europa faz algo contundente ou é melhor retirar o francês da 2ª língua opcional no sistema educativo e passar a ser lecionado o Russo.
    • AMG1
    • 20 fevereiro 2025

# 550

Colocado por: Soliva
    Honestamente e independentemente das acções deste governo , o pessoal esquece-se que daqui a 4 anos irá haver novamente eleições.
    Às relações internacionais não se regulam num time-span governamental mas sim a longo prazo, esquematizando-se em termo de décadas.
    Nem Trump seria idiota ao “abandonar” uma base transatlântica que já é mais deles que de Portugal, devido ao valor e posição geo-estratégica
    ...
    Você consegue ainda ser mais meigo que eu , pois eu após o leak do acordo enviado para a Ucrânia, chamo-lhe uma declaração de guerra económica.
    As negociações USA vs Rússia é uma mera negociata de partilhas onde a vítima está literalmente a ser dividida por duas superpotências, uma pretende território e controlo governamental , enquanto a outra pretende recursos e controlo económico.
    A única coisa que estará por decidir será como aliviar as sanções e como se influencia a Europa a fazer o mesmo.

Pessoalmente … neste momento ou a Europa faz algo contundente ou é melhor retirar o francês da 2ª língua opcional no sistema educativo e passar a ser lecionado o Russo.

O abandono do eixo transatlântico por parte dos USA, não nasceu com Trump. É muito anteroor e corresponde, no essencial, a necessidade de se fortalecer na Ásia, onde está o seu grande rival, que há muito deixou de ser a Russia. O Trump, com a badalhoquice diplomática só torna isso mais óbvio.
    Curiosamente, isto abre uma oportunidade para que a Europa assumma esse papel de concorrente da Rússia, resta saber se está a altura do desafio. Pessoalmente tenho a maiores duvidas, mas a enorme esperança de poder estar enganado.
  7.  # 551

AMG1
    Não estará a ser ingenuo? acha que o trump está a desmarcar-se assim tão desinteressadamente e a abrir caminho á europa? o que ele está é a desfrangalhar a europa para dai poder dividir recursos com o putin e de alguma forma conseguir deste algum apoio face á china ou pelo menos tipo: não me meto nos teus (do putin) interesses na europa e tu ( putin) não me atrapalhes na minha "guerra" com a china.
    Concordam com este comentário: jorgferr, PedroMS
    • AMG1
    • 20 fevereiro 2025

# 552

Colocado por: marco1AMG1
    Não estará a ser ingenuo? acha que o trump está a desmarcar-se assim tão desinteressadamente e a abrir caminho á europa? o que ele está é a desfrangalhar a europa para dai poder dividir recursos com o putin e de alguma forma conseguir deste algum apoio face á china ou pelo menos tipo: não me meto nos teus (do putin) interesses na europa e tu ( putin) não me atrapalhes na minha "guerra" com a china.

Não há qualquer desinteresse do Trump, simplesmente não vê que a europa possa constituir um problema para seus intentos. Como disse, para ele a europa não passa de actor de segunda linha, subordinado aos interesses e vontade dos USA. A Nato, neste contexto, constitui também um meio para garantir isso. No entender dele a europa não passa de um mero vassalo que fará o que for decidido por ele.
    Ele vai poder dividir com Putim os recursos da Ucrânia como entender, sen qualquer oposição da europa. Aliás,até ja decidiram que a Ucrânia "pode aderir à UE". Neste processo a europa só vai servir para garantir a segurança da "operação" Ucrânia.
    Os USA já não têm na Russia o principal opositor, esse agora está em Pequim, pelo que a relação transatlântica deixou de ter a centralidade que já teve. Com o Trump isto ainda é mais óbvio dada a enorme proximidade com Putin.
    O JD Vance ainda há dias não se inibiu de condenar em publico e na Europa, decisões de rribunais europeus contrarias a visão da Administração Trump, em questões em que essa visão é completamente coincidente (ou conivente) com os interesses da Rússia.
    Para muito do povo MAGA, o "mal" somos nós europeus e não o Putin e a Rússia.
    Para o Trump, o primado da lei e a separação de poderes vale exactamente o mesmo que para Putin: nada!
    Vai a europa ser capaz de sair desta letargia e reagir como deve?
    Não sei, mas duvido que seja com o esganiçar do "galo" francês que o vai conseguir. Quem me dera estar redondamente enganado.
  8.  # 553

Pra mim o Trump Vai "dar a Ucrânia" de presente à Russia (só nao sei mto bem o que Vai Fazer com a region do Kursk, atualmentr ocupada pela Ucrânia) em troca da Russia ficar bem quietinha quando os USA forem buscar a Gronelândia. A China, pra nao ficar de fora, deixam que finalmente invada e ocupe Taiwan e fica a panelinha feita.

E a Europa fica a xuxar no dedo.
    • eu
    • 20 fevereiro 2025

# 554

Colocado por: AMG1Para o Trump, o primado da lei e a separação de poderes vale exactamente o mesmo que para Putin: nada!

Exatamente.

O sonho de Trump é governar a América tal como o Putin governa a rússia.

Já só falta controlar completamente os media tradicionais (porque os digitais já estão a obedecer ao ditador) e começar a dar uns chazinhos especiais aos opositores políticos.

Quem diria que os EUA, outrora os grandes defensores da democracia, se iriam transformar nisto.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, jorgferr
    • AMG1
    • 21 fevereiro 2025

# 555

Colocado por: eu

Exatamente.

O sonho de Trump é governar a América tal como o Putin governa a rússia.

Já só falta controlar completamente os media tradicionais (porque os digitais já estão a obedecer ao ditador) e começar a dar uns chazinhos especiais aos opositores políticos.

Quem diria que os EUA, outrora os grandes defensores da democracia, se iriam transformar nisto.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,jorgferr

Os media tradicionais estão em vias de serem também controlados. Já está pronta uma comissão que vai avaliar as licenças detidas pelos canais de televisão e rádio. Os jornais será mais dificil, mas "Roma e Pavia não se fizeram num dia".
    Ainda assim eu, apesar de preocupado, ainda não dou como adquirido que ele consiga o que quer. Agora que está a sujeitar a democracia americana a uma enorme prova de resistência, isso é notório, mas também já era esperado.
    Não será a politica externa que o vai limitar, já internamente os desafios são outros e mais difíceis. O braço de ferro que ele está querer criar com o aparelho judiciário, não é claro que o possa vencer.
    Verdadeiramente o Congresso/Senado, ainda não foram confrontados com as decisões da administração e para mim, não é seguro que não hajam uns quantos representantes e/ou senadores republicanos que não estejam dispostos a embarcar nesta nave de loucos que é a administração Trump.
    Talvez seja só o meu incorrigível otimismo, mas continuo a acreditar que os USA, até podem tolerar todas as mentiras e loucuras de Trump, mas não se vão tornar nisso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    •  
      marco1
    • 22 fevereiro 2025 editado

# 556

será que não há "ninguém" na europa que consiga dizer ao sr trump que, continuamos amigos da América mas neste momento retire-se de vez dos assuntos europeus e da ucrania e deixe-nos lidar com o putin por nossa conta?
    já agora falo na europa no seu todo até incluindo a turquia
  9.  # 557

Colocado por: marco1incluindo a turquia

Agora desperte desse sonho … 🤣
    • AMG1
    • 22 fevereiro 2025

# 558

Colocado por: marco1será que não há "ninguém" na europa que consiga dizer ao sr trump que, continuamos amigos da América mas neste momento retire-se de vez dos assuntos europeus e da ucrania e deixe-nos lidar com o putin por nossa conta?
    já agora falo na europa no seu todo até incluindo a turquia

Claro que não há ninguém com esse perfil, porque muito simplesmente a europa não consegue falar a uma só voz, nem sequer em assuntos de defesa.
    O mecanismo comum de defesa tem ficado sistemáticamente para trás, porque avançar nesse capitulo implica alguma reformulação na forma como a UE funciona, mesmo até na arquitectura institucional.
    Enquanto não se tomar a decisão de que não temos, nem podemos ou devemos avançar todos ao mesmo tempo numa maior integração, acabamos por ficar todos imobilizados no mesmo sitio e essa é a pior opção de todas.
    Agora estes momentos dificeis também tendem a ser definidores e pode ser que o Trump acabe por ser o "abanão" que a UE precisa para acordar desta letargia em que tem vivido os ultimos 20 anos, sobretudo depois da crise financeira, daí até hoje tem sido apenas gerir o dia-a-dia, como se a UE não tivesse futuro.
    Mesmo as questões relativas ao rearmamento no âmbito da Nato, dificilmente poderão ser resolvidas em conjunto e com armamento de fabrico europeu, porque isso implicaria uma alocação dessa capacidade industrial e só por milagre é que se conseguirá algum acordo. Pelo que o mais provável será mesmo a compra aos USA, tal como pretende o Trump.
    Concordam com este comentário: eu
    •  
      marco1

# 559

Soliva, sonho? O que o trump está a fazer não era algo que só se passaria em sonho?(pesadelo), nao me vou alongar mas pense em jogo , pense como se pode jogar nos mesmos moldes de trump, pense na china,...pense na amizade russia/ china....pense que a europa é um continente
    Amg1
    Pense numa nato sem trump( com o canada) que apos o trump eventualmente ficar com a Groenlândia, vai ficar ainda mais apertado, jogo jogo
    • Soliva

# 560

Se calhar não me fiz perceber , eu concordo a 100% com tudo o que disse mas a parte da Turquia estar do lado europeu é impossível.
    A Rússia tem 2 cartas no lado europeu, a Hungria e a Turquia (pessoalmente nem sei como já não iniciaram o processo de saída mas enfim ) , esqueça a parte de a Europa falar a uma só voz .

A Europa jamais falará de novo em uma só voz, a não ser que controlem a Hungria e a Turquia e isto envolverá fundos europeus ( subornos) ou ameaças para que estes se calem, acenem e sorriem.

0.1372 seg. NEW