Colocado por: Carvai
E quantos europeus sabem onde fica o Illinois?
Colocado por: André Cordeiro
Os mesmos que não sabem onde fica a Buraca... =s
Colocado por: CarvaiCorremos é o risco de ele acabar com a Base dos Açores. Hoje em dia aquilo não serve para nada. Já há mais de 50 anos quando lá estive era uma mera estação de serviço. .
Colocado por: Varejote“Comediante moderadamente bem-sucedido” e “ditador não-eleito”. É desta forma que o presidente dos EUA comenta o seu homólogo ucraniano, dando mostras de que Zelensky não faz parte da solução gizada com a Rússia.
Comediante ditador.
Colocado por: Soliva
Não é bem assim …
A nós, a base das lajes passa por despercebida , mas o valor dela não é de todo minorizado no outro lado do oceano.
https://www.heritage.org/global-politics/report/lajes-field-why-airbase-important-us-strategic-interests
Colocado por: AMG1Os USA (sobretudo os de Trump) estão-se marimbando para a relação transatlântica e para a Europa.
O Trump não quer parceiros. Ele só
vê concorrente e vassalos e nesse quadro o papel da Europa é claramente o de vassalo.
Colocado por: AMG1Eu chamar-lhe-ia mais uma espécie de capitulação prévia.
Colocado por: Soliva
Honestamente e independentemente das acções deste governo , o pessoal esquece-se que daqui a 4 anos irá haver novamente eleições.
Às relações internacionais não se regulam num time-span governamental mas sim a longo prazo, esquematizando-se em termo de décadas.
Nem Trump seria idiota ao “abandonar” uma base transatlântica que já é mais deles que de Portugal, devido ao valor e posição geo-estratégica
...
Você consegue ainda ser mais meigo que eu , pois eu após o leak do acordo enviado para a Ucrânia, chamo-lhe uma declaração de guerra económica.
As negociações USA vs Rússia é uma mera negociata de partilhas onde a vítima está literalmente a ser dividida por duas superpotências, uma pretende território e controlo governamental , enquanto a outra pretende recursos e controlo económico.
A única coisa que estará por decidir será como aliviar as sanções e como se influencia a Europa a fazer o mesmo.
Pessoalmente … neste momento ou a Europa faz algo contundente ou é melhor retirar o francês da 2ª língua opcional no sistema educativo e passar a ser lecionado o Russo.
Colocado por: marco1AMG1
Não estará a ser ingenuo? acha que o trump está a desmarcar-se assim tão desinteressadamente e a abrir caminho á europa? o que ele está é a desfrangalhar a europa para dai poder dividir recursos com o putin e de alguma forma conseguir deste algum apoio face á china ou pelo menos tipo: não me meto nos teus (do putin) interesses na europa e tu ( putin) não me atrapalhes na minha "guerra" com a china.
Colocado por: AMG1Para o Trump, o primado da lei e a separação de poderes vale exactamente o mesmo que para Putin: nada!
Colocado por: eu
Exatamente.
O sonho de Trump é governar a América tal como o Putin governa a rússia.
Já só falta controlar completamente os media tradicionais (porque os digitais já estão a obedecer ao ditador) e começar a dar uns chazinhos especiais aos opositores políticos.
Quem diria que os EUA, outrora os grandes defensores da democracia, se iriam transformar nisto.
Colocado por: marco1incluindo a turquia
Colocado por: marco1será que não há "ninguém" na europa que consiga dizer ao sr trump que, continuamos amigos da América mas neste momento retire-se de vez dos assuntos europeus e da ucrania e deixe-nos lidar com o putin por nossa conta?
já agora falo na europa no seu todo até incluindo a turquia