Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

    Antes de criticar o Trump (nojento, sem dúvida), devíamos olhar para Europa, com tantas palavras de apoio, julgo que a Ucrânia já expulsou os russos do seu território.

    A Europa espera que os EUA façam o que não faz, talvez seja o derradeiro impulso para unir os países que realmente interessam, construir um exército europeu, e quem sabe até um governo europeu... Pq o que existe é apenas fantochada.
    Concordam com este comentário: nielsky, desofiapedro
  2.  # 622

    Os passos certos deveriam ser uma grande parceria económica com os Chineses (mais ainda), forçar a saída dos States da Nato. A criação de uma nova força de defesa Europeia, forte e coesa, tentar alianças com Canadá e Brasil e deixar isolados os Americanos e Russos. Eles que sejam felizes juntos (boa sorte).
  3.  # 623

    O Trump com o síndrome do faraó a atacar forte e feio, e se não for imediatamente contido, vai fazer porcaria da grossa.

    Espero mesmo que o que se passou ontem em direto, seja um forte despertar para os lideres europeus.

    Podem começar desde já a digerir de que a NATO enquanto organização de defesa militar do dito mundo ocidental, ja pertence ao passado à semelhança do Pacto de Varsóvia, e quem a matou foi o líder do pais que a criou.

    Estamos por nossa conta...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • donn
    • 1 março 2025

     # 624

    Colocado por: JCoimbra
    Ok. Mas a Rússia seria capaz de derrotar em combate todos os países da Europa? Uma coisa é fazer o que está a fazer na Ucrânia, com a dificuldade que se conhece. Outra seria meter-se com a Europa. França, Itália, reino unido são fortes.
    Já para não falar de outros, como os nórdicos, Polónia, Espanha, Grécia, etc


    Ou pode perguntar a Suécia e Finlândia, que de repente tiveram motivos a entrar em NATO.

    Há americanos que andam metendo medo com hipóteses como, vamos entrar no conflito com soldados, o Putin vai usar nukes, será WWW III, etc. É assim que Putin fará o que quiser na Europa - faça como eu disser, ou olhe ao Ucrânia e tenha medo, porque eu sou o urso louco e a aliânça que me opunha é defunto.
  4.  # 625

    Colocado por: N Miguel OliveiraDe pensar, que o nosso porta-voz no meio disto tudo é o Monsieur Macron


    Ontem vi a entrevista dele à RTP, as ideias dele não são más, o problema é concretizar...
  5.  # 626

    Colocado por: marco1quem é aquele comentador militar agostinho costa?


    Um comunista...
  6.  # 627

    Parece que vivem num mundo paralelo... Mas qual UE em termos militares??? Os únicos que ainda se pode dizer que ainda valem alguma coisa são os franceses que tem aviões próprios e algumas armas nucleares mas no conflito com Kadafi viu-se o poder deles, UK está de rastos, Alemanha tem boas máquinas blindadas mas tem uma base militar dos americanos e dúvido que fazem algo se os usa mandar estar quieto. Itália sempre foram bravos nas palavras e zero a esquerda na realidade, basta pesquisar um bocado os feitos militares deles durante século 20... Espanha e Portugal- poder militar??? Polónia , estes sim mas se os americanos cortar nos dados dos satélites militares ai acabou-se a festa! Sejam realistas, se os usa não participam não há NATO nenhum, não criam ilusões de poder militar europeu!
  7.  # 628

    O LM é um empresário de sucesso tal como o Trump 😂🤣😂🤣. Na devida escala.
    E aqui em Portugal, uma pessoa bem sucedida é posta em causa a sua honestidade.
  8.  # 629

    Colocado por: RUIOLIOntem vi a entrevista dele à RTP, as ideias dele não são más, o problema é concretizar...


    Sim, não o estava a criticar.
    O meu comentário era mais no sentido de ser praticamente o único que tenta fazer qualquer coisa.

    Até o nosso primeiro ministro, e Portugal por arrasto, ficou muito mal na fotografia por não ter participado nas reuniões por "problemas técnicos". O LM pôs Portugal ao nível da Hungria.

    Estes últimos dias serviram para mostrar também, a maneira como o UK vê os demais europeus.

    Enfim, está a ficar tudo em "frangalhos". Espero que a Europa se mantenha únida, e firme quanto ao que está em causa na Ucrânia.
    Separados, não temos peso nenhum.

    É hora de entender de do outro lado do charco, o grupo dos aliados não conta mais com os USA.

    O que aconteceu ontem foi mau demais.
    Naquela cadeira estava o presidente da Ucrãnia e vimos como Trump e Vance o trataram. Podemos imaginar que naquela cadeira estava também a UE. Algo assim seria tratada também. Não tenhamos ilusões.
  9.  # 630

    Em conversa com uns amigos que por ali vivem, a frase que mais ouvi foi:

    "Já pensaram que ainda só passou um mês?"

    De facto, parece que Trump leva um ano a armar circo... mas não, leva 5 semanas no cargo. Já só faltam 3 anos e 11 meses para se ir embora. E pelo que vejo, o que vem a seguir (JD Vance), não é mais meigo em nada.

    Ainda estámos muito no ínicio.
    Talvez seja o momento de começar a boicotar tudo o que é americano, tecnologia, redes sociais, teslas, armamento, amazon, starbucks, netflix, oscares, hollywood...

    E entender que há muitos outros países com valores parecidos aos europeus, que podem ser parceiros comerciais com maior peso.
  10.  # 631

    o trumpoide não entende que mais depressa se normaliza a china que o putin, vai pagá-las caro.
    num mês está a deitar fora todo o capital que os USA tem no mundo, aquilo que os faz penetrar em todo o lado de uma forma global.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • AMG1
    • 1 março 2025

     # 632

    Como ja alguém disse, este é o tempo de por gelo nas veias e pensar de forma realista.

    1. A guerra na Ucrânia não era sustentável no longo prazo, mesmo que os USA mantivessem o apoio. As unicas formas de lhe por fim sempre foram: i) a capitulação da Ucrânia, solução aparentemente patrocinada agora pelos USA, querendo ainda, de forma abjecta, recolher alguns despojos, ou ii) aumentar o apoio à Ucrânia de forma que ela possa ganhar alguma vantagem no terreno e com isso conseguir capacidade negocial para uma paz minimamente aceitável e que pelo menos honre os desgracados que já lá morreram. Sem isso a Ucrânia será um estado irremediavelmente falhado durante muitos anos, mesmo que a guerra acabe. Estas feridas não saram a não ser algumas gerações depois.
    Posso estar enganado, mas a atitude de Zelenski ontem já teve esse cenario como ponto de partida.
    Uma capitulação da Ucrânia, fará com que nas proximas eleições o vencedor seja a marioneta que o Putin escolher e depois o resto faz-se com o tempo.
    Eu ainda acho que os USA e o Putin não vão desistir, para já, desta hipotese. Talvez nos proximos dias semanas comecemos a ouvir falar da possibilidade do Zelenski sair...porque é um entrave a paz, como já foi ventilado pela dupla Trump/Vance.

    2. A europa tem capacidade de manter o apoio necessário à Ucrânia, desde que faça disso um designio próprio. Mas não é razoavel pensar em vitórias, porque isso nunca aconteceria mesmo que os USA mantivessem o apoio. É urgente que se abra uma nova linha de comunicação com a Russia, sem incluir os USA. A Turquia p.e serve bem esse propósito, porque embora vizinho, está equidistante dos dois.
    3. Agora a UE, os seus vizinhos (Uk+Noruega) e amigos (Canadá, Austrália, Japão e Coreia do Sul) têm de rapidamente encontrar uma nova plataforma para enquadrarem a ajuda à Ucrânia, porque a americana desapareceu ontem em directo nas televisões de todo o mundo. Não haverá mais reuniões na base de Ramstein.
    Agora terá de ser numa base Francesa ou do Uk.
    4. A Europa pode e deve aproveitar esta necessidade urgente de aumentar o apoio à Ucrânia, para começar a construir as bases de um mecanismo de defesa comum. Vamos criar canais de comunicação e comandos integrados. Alguma especialização para não duplicar esforços, mas deixar o eventual exercito comum para mais tarde, porque isso é demasiado fracturante para já. Mas convém quanto antes desistir e de vez, de quem não estiver alinhado com a visão comum. O mundo é muito grande e quem não está bem pode e deve mudar-se, para bem de todos.

    5. A Nato está, para já, ferida de credibilidade, talvez possa recuperar, mas neste momento não é dissuasora de qualquer ameaça, portanto façamos pela nossa vida que nem americanos nem russos vão prescindir de nada por nossa causa.
    Se a Europa não aproveita este momento para dar um verdadeiro salto qualitativo e termos de integração formal e coesão económica, pode mesmo não vir a ter outra oportunidade.
    Concordam com este comentário: JCoimbra, eu
  11.  # 633

    Colocado por: AMG1
    1. Se a Europa não aproveita este momento para dar um verdadeiro salto qualitativo e termos de integração formal e coesão económica, pode mesmo não vir a ter outra oportunidade.

    Isto é como o discurso das misses, já ninguém acredita em amanhãs que cantam nem em interesses coletivos.
    O Trump tinha (e ainda terá) uma jogada simples e que não esconde de ninguém. Continuar a enviar armamento gratuito para a Ucrânia que 90% dos americanos não sabe onde fica nem pensar. Então negoceia um contrato de exploração mineira com a UA e ao mesmo tempo negoceia um cessar fogo com o Putin sem condições (daí não querer nem a UA nem a UE nas negociações). Estes depois do cessar fogo que se entendessem que ele não queria saber quantos Kms2 ficava para um lado ou outro. Naturalmente sabia que depois dos aviões e navios americanos começassem a trabalhar na UA os russos já não os bombardeavam. Entretanto também poderia retomar os negócios com os russos que são mais lucrativos do com a Europa como a China e a India já fazem.
    O problema foi o Zelenski ter começado a conversa pública a dizer que nunca aceitava um cessar fogo sem condições prévias e sem um acordo de garantias de futuro (como se esses acordos fossem garantia alguma como já vimos num passado recente). O Zelemski tem toda arazão do mundo e já tinha repetido esse discurso por todo o lado. Só não o deveria ter feito ao lado do Trump em direto para as TV's. Sabia perfeitamente que o contrato que ia assinar só existia se houvesse um cessar fogo e este só iria acontecer por acordo Putin-Trump. Há 3 anos que andam com a conversa de negociações justas, criminosos de guerra, etc que é muito bonita para as TV's mas não diminuiu as mortes e destruição da UA.
  12.  # 634

    Carvai
    acho que anda atrasado, a questão já não é essa
    o que está na mesa e se calhar tem de ser dito á boca cheia é que nem o trump nem o putin são de confiança. Essa é a questão.
    Concordam com este comentário: argo
    • AMG1
    • 2 março 2025

     # 635

    Colocado por: Carvai
    Isto é como o discurso das misses, já ninguém acredita em amanhãs que cantam nem em interesses coletivos.
    O Trump tinha (e ainda terá) uma jogada simples e que não esconde de ninguém. Continuar a enviar armamento gratuito para a Ucrânia que 90% dos americanos não sabe onde fica nem pensar. Então negoceia um contrato de exploração mineira com a UA e ao mesmo tempo negoceia um cessar fogo com o Putin sem condições (daí não querer nem a UA nem a UE nas negociações). Estes depois do cessar fogo que se entendessem que ele não queria saber quantos Kms2 ficava para um lado ou outro. Naturalmente sabia que depois dos aviões e navios americanos começassem a trabalhar na UA os russos já não os bombardeavam. Entretanto também poderia retomar os negócios com os russos que são mais lucrativos do com a Europa como a China e a India já fazem.
    O problema foi o Zelenski ter começado a conversa pública a dizer que nunca aceitava um cessar fogo sem condições prévias e sem um acordo de garantias de futuro (como se esses acordos fossem garantia alguma como já vimos num passado recente). O Zelemski tem toda arazão do mundo e já tinha repetido esse discurso por todo o lado. Só não o deveria ter feito ao lado do Trump em direto para as TV's. Sabia perfeitamente que o contrato que ia assinar só existia se houvesse um cessar fogo e este só iria acontecer por acordo Putin-Trump. Há 3 anos que andam com a conversa de negociações justas, criminosos de guerra, etc que é muito bonita para as TV's mas não diminuiu as mortes e destruição da UA.



    Eu sei bem o que significa a "realpolitik", mas também sei que isso pode ser feito sem precisar de humilhar perante o mundo um desgraçado, que nos ultimos tres anos não fez outra coisa a não ser andar de mão estendida a pedir que o ajudem a salvar o seu país.
    Aquilo a que assitimos foi um exercicio de prepotência gratuita sem qualquer justificação que não seja a mera filha da putice.
    Agora não deixa de ser curioso que o Carvai desvalorize a exigência do presidente Ucraniano sobre as garantias de segurança. Se essa garantia não valia nada para a Ucrânia, nao se percebe porque razão o Trump não a aceitou na hora.
    Depois, se a ideia era conseguir já um cessar fogo, o envio de armamento para a Ucrania parava imediatamente, ou seja, os USA deixariam sempre de enviar armamento para a Ucrânia.
    A questão central é mesmo essa, aquele espetáculo serviu para justificar o fim da ajuda americana à Ucrania, o que aliás, já tinha sido pré anunciado pelo JD Vance, quando em pleno senado afirmou que se estava nas tintas para a Ucrânia.
    Eu compreendo e até louvo o esforço do Carvai em tentar encontrar justificação para o triste espectaculo a que assidtimos, mas compreenderá que querer responsabilizar o Zelenski por aquilo, está muito para além do compreensível, a não ser pelos apoiantes ou admiradores do "estilo" Trump.
    Concordam com este comentário: marco1, Soliva, N Miguel Oliveira, 4por1
  13.  # 636

    Colocado por: AMG1que isso pode ser feito sem precisar de humilhar perante o mundo um desgraçado, que nos ultimos tres anos não fez outra coisa a não ser andar de mão estendida a pedir que o ajudem a salvar o seu país.

    Confesso que não percebo PQ a generalidade acha que ele foi humilhado, que tentaram, tentaram, mas o homem não vergou, quem saiu humilhado foram os outros 2. Então a história do fato... Foi a prova que um porco não deixa de o ser por usar fato.
    Concordam com este comentário: psergio57, argo, Camões, desofiapedro
    • AMG1
    • 2 março 2025

     # 637

    Colocado por: NTORION
    Confesso que não percebo PQ a generalidade acha que ele foi humilhado, que tentaram, tentaram, mas o homem não vergou, quem saiu humilhado foram os outros 2. Então a história do fato... Foi a prova que um porco não deixa de o ser por usar fato.
    Concordam com este comentário:psergio57,argo,Camões


    O espetáculo não foi montado para nós. Foi criado para os americanos, em particular para os americanos com quem o Trump se preocupa: a sua base de apoio. Pelos ecos que vou ouvindo, aí foi bem recebido.
  14.  # 638

    Porreiro pá. Continuamos a discutir a boa educação e o code dress enquanto continuam a morrer diariamente ucranianos, russos e coreanos, mas isto é secundário porque temos "valores".
    Claro que acordos que levam meses ou anos a negociar são muito importantes embora possam não servir de nada passados poucos dias. Basta ver o que se passa em Israel cujos acordos de cessar fogo são diariamente postos em causa e só são cumpridos quando existe ameaças de ambas os lados.
    • AMG1
    • 2 março 2025

     # 639

    Colocado por: CarvaiPorreiro pá. Continuamos a discutir a boa educação e o code dress enquanto continuam a morrer diariamente ucranianos, russos e coreanos, mas isto é secundário porque temos "valores".
    Claro que acordos que levam meses ou anos a negociar são muito importantes embora possam não servir de nada passados poucos dias. Basta ver o que se passa em Israel cujos acordos de cessar fogo são diariamente postos em causa e só são cumpridos quando existe ameaças de ambas os lados.


    Porreiro pá. Vamos deixar que o russos tomem conta da Ucrânia, ou de qualquer outro bocado da europa, porque não pode/deve morrer ninguém a defender o seu país.
    Os "valores", entre os quais o patriotismo, também são o que nos distingue de muitos outros animais, mas adiante porque isso seria outra conversa.
    O Carvai tem um sentido de humor por vezes um bocado cáustico, mas que mesmo assim eu até admiro. Agora achar que o que move o Trump são as mortes dos soldados ucranianos, russos ou norte coreanos, só pode ser uma piada de muito mau gosto, ou então a confirmação do que escrevi anteriormente, que o espectáculo de sexta feira foi destinado ao povo MAGA e que funcionou.
    No proximo mês estarei lá uns dias e estou quase tentado a trazer-lhe um daqueles bonés todos catitas. Gosta mais do vermelho Trump, ou do preto Musk?
    Até já o estou a imaginar a passear, nas ruas da Porcalhota, todos orgulhoso do seu novo chapéu.
    Agora a sério. Também eu acho imperativo que se acabe com aquela mortandade, mas não pode ser a qualquer custo. Nesta altura, nem que seja apenas por respeito aos que ja morreram. Qualquer paz que apenas beneficie o agressor, nunca será verdadeiramente paz, a história ensina-nos isso.
    Depois, se a sua preocupação são as mortes, independentemente de tudo o resto, estranhamente não me lembro de o ver aqui defender o plano de paz proposto pelo Brasil e pela China, há já mais de um ano. Já viu a quantidade de vidas que se tinham poupado?
    E esse até tinha a vantagem de não incluir, pelo menos de forma expressa, o saque das riquezas subterrâneas da Ucrânia.
  15.  # 640

    vale a pena tentar fazer um exercicio que é em 2023 imaginarmos o seguinte:
    a russia com o dombass, a ucrania sem exercito, sem estar na nato, portanto uma paz russa. Como estaria hoje a situação?
    a coisa ficava-se por ai? seria uma paz duradoura na europa?
 
0.1723 seg. NEW