Colocado por: JCoimbra
Ok. Mas a Rússia seria capaz de derrotar em combate todos os países da Europa? Uma coisa é fazer o que está a fazer na Ucrânia, com a dificuldade que se conhece. Outra seria meter-se com a Europa. França, Itália, reino unido são fortes.
Já para não falar de outros, como os nórdicos, Polónia, Espanha, Grécia, etc
Colocado por: N Miguel OliveiraDe pensar, que o nosso porta-voz no meio disto tudo é o Monsieur Macron
Colocado por: marco1quem é aquele comentador militar agostinho costa?
Colocado por: RUIOLIOntem vi a entrevista dele à RTP, as ideias dele não são más, o problema é concretizar...
Colocado por: AMG1
Se a Europa não aproveita este momento para dar um verdadeiro salto qualitativo e termos de integração formal e coesão económica, pode mesmo não vir a ter outra oportunidade.621 a 632 de 632
Colocado por: Carvai
Isto é como o discurso das misses, já ninguém acredita em amanhãs que cantam nem em interesses coletivos.
O Trump tinha (e ainda terá) uma jogada simples e que não esconde de ninguém. Continuar a enviar armamento gratuito para a Ucrânia que 90% dos americanos não sabe onde fica nem pensar. Então negoceia um contrato de exploração mineira com a UA e ao mesmo tempo negoceia um cessar fogo com o Putin sem condições (daí não querer nem a UA nem a UE nas negociações). Estes depois do cessar fogo que se entendessem que ele não queria saber quantos Kms2 ficava para um lado ou outro. Naturalmente sabia que depois dos aviões e navios americanos começassem a trabalhar na UA os russos já não os bombardeavam. Entretanto também poderia retomar os negócios com os russos que são mais lucrativos do com a Europa como a China e a India já fazem.
O problema foi o Zelenski ter começado a conversa pública a dizer que nunca aceitava um cessar fogo sem condições prévias e sem um acordo de garantias de futuro (como se esses acordos fossem garantia alguma como já vimos num passado recente). O Zelemski tem toda arazão do mundo e já tinha repetido esse discurso por todo o lado. Só não o deveria ter feito ao lado do Trump em direto para as TV's. Sabia perfeitamente que o contrato que ia assinar só existia se houvesse um cessar fogo e este só iria acontecer por acordo Putin-Trump. Há 3 anos que andam com a conversa de negociações justas, criminosos de guerra, etc que é muito bonita para as TV's mas não diminuiu as mortes e destruição da UA.
Colocado por: AMG1que isso pode ser feito sem precisar de humilhar perante o mundo um desgraçado, que nos ultimos tres anos não fez outra coisa a não ser andar de mão estendida a pedir que o ajudem a salvar o seu país.
Colocado por: NTORION
Confesso que não percebo PQ a generalidade acha que ele foi humilhado, que tentaram, tentaram, mas o homem não vergou, quem saiu humilhado foram os outros 2. Então a história do fato... Foi a prova que um porco não deixa de o ser por usar fato.
Colocado por: CarvaiPorreiro pá. Continuamos a discutir a boa educação e o code dress enquanto continuam a morrer diariamente ucranianos, russos e coreanos, mas isto é secundário porque temos "valores".
Claro que acordos que levam meses ou anos a negociar são muito importantes embora possam não servir de nada passados poucos dias. Basta ver o que se passa em Israel cujos acordos de cessar fogo são diariamente postos em causa e só são cumpridos quando existe ameaças de ambas os lados.