Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 3 março 2025

# 681

Colocado por: Carvaihá dezenas de anos que a China pratica um saque sistemático de matérias primas tanto em África como na América Latina

Não conheço bem o assunto. O que aconteceu? A China obrigou esses países a dar-lhes essas matéris primas ?
  1.  # 682

Colocado por: eu

Não conheço bem o assunto. O que aconteceu? A China obrigou esses países a dar-lhes essas matéris primas ?

Nada de extraordinário, troca de armamento e apoio "técnico" a bandos armados e a corrupção faz o resto.
    Até eu fiquei surpreendido por também fazerem o mesmo nestas tecnologias que me passam um pouco ao lado.
    https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/angola-desmantelou-41-estaleiros-clandestinos-de-mineracao-de-criptomoedas-em-dez-meses/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
  2.  # 683

" Nas ruas da Porcalhota", qual delas , a dos arredores de Lisboa ou a rua da Casa Branca , do outro lado do mar?

Colocado por: AMG1

Porreiro pá. Vamos deixar que o russos tomem conta da Ucrânia, ou de qualquer outro bocado da europa, porque não pode/deve morrer ninguém a defender o seu país.
    Os "valores", entre os quais o patriotismo, também são o que nos distingue de muitos outros animais, mas adiante porque isso seria outra conversa.
    O Carvai tem um sentido de humor por vezes um bocado cáustico, mas que mesmo assim eu até admiro. Agora achar que o que move o Trump são as mortes dos soldados ucranianos, russos ou norte coreanos, só pode ser uma piada de muito mau gosto, ou então a confirmação do que escrevi anteriormente, que o espectáculo de sexta feira foi destinado ao povo MAGA e que funcionou.
    No proximo mês estarei lá uns dias e estou quase tentado a trazer-lhe um daqueles bonés todos catitas. Gosta mais do vermelho Trump, ou do preto Musk?
    Até já o estou a imaginar a passear, nas ruas da Porcalhota, todos orgulhoso do seu novo chapéu.
    Agora a sério. Também eu acho imperativo que se acabe com aquela mortandade, mas não pode ser a qualquer custo. Nesta altura, nem que seja apenas por respeito aos que ja morreram. Qualquer paz que apenas beneficie o agressor, nunca será verdadeiramente paz, a história ensina-nos isso.
    Depois, se a sua preocupação são as mortes, independentemente de tudo o resto, estranhamente não me lembro de o ver aqui defender o plano de paz proposto pelo Brasil e pela China, há já mais de um ano. Já viu a quantidade de vidas que se tinham poupado?
    E esse até tinha a vantagem de não incluir, pelo menos de forma expressa, o saque das riquezas subterrâneas da Ucrânia.
  3.  # 684

o tempo que se perdeu e as mortes que houve até e desde 4 de novembro, á espera do sr. 24 horas :(
    ao menos tem o mérito de por as coisas a mexer como deve ser na europa.
    bey trump.
  4.  # 685

Colocado por: CarvaiA grande vantagem destes é que são muito discretos

Eles propõe um negócio, se a outra parte não aceita, eles sobem a proposta.
    Nisso, os americanos são um "bocado" diferentes: "Ou aceitas, ou rebentamos com isto tudo"...
    Basta ver o México, é um dos maior armadores de carros do mundo, é quem arma as marcas norteamericanas e são bastantes... e ainda assim, têm mais de 20 marcas de carros chinesas. Ninguém lhes obrigou a nada...

Se na Europa, os carros alemães e franceses dominam as estradas de grosso modo... Na América, isso não acontece com as marcas norteamericanas. Talvez apostar tudo num "ela (China) ou eu?"... seja um tiro no escuro do Trump. E se há coisa que vamos reparando, é que ele adora fazer este tipo de tácticas...
  5.  # 686

Colocado por: CarvaiAté o Canal do Panamá construído pelos americanos e oferecido ao Panamá já está nas mãos dos chineses.

E então?
    Uns construíram, outros fazem a manutenção.
    Por essa ordem de ideias, todos usaríamos a MEO/TMN/Portugal Telecom... que foi quem armou a infraestrutura.

Convém lembrar, que o Panamá só existe graças aos EUA. Aquele território era da Colômbia.
  6.  # 687

Colocado por: Carvaihá dezenas de anos que a China pratica um saque sistemático de matérias primas tanto em África como na América Latina

Por vezes não o entendo...
    Então por sí, Angola e Moçambique ainda deveriam ser colónias portuguesas...

Saquear África e a América Latina não foi o que nós, europeus, e em particular nós, portugueses, fizemos durante 4 ou 5 séculos? E com muito sangue pelo meio?

Qual é a diferença mesmo para os Chineses?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  7.  # 688

Colocado por: carlosj39Nas ruas da Porcalhota", qual delas , a dos arredores de Lisboa ou a rua da Casa Branca , do outro lado do mar?

È mesmo aqui na Faixa de Gaza Amadora. Mas desde o cessar fogo que isto tem estado mais calmo, apenas pequenos incidentes sem importância.
    https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/homem-baleado-com-tres-tiros-na-cabeca-a-porta-de-ginasio-na-amadora

https://observador.pt/2025/03/03/duas-pessoas-baleadas-na-amadora-na-noite-de-domingo/
  8.  # 689

Colocado por: N Miguel OliveiraQual é a diferença mesmo para os Chineses?

Nenhuma. O problema é meu por ser já muito velho e há mais de 50 anos que ouço essas narrativas progressistas e depois já ter conhecido ao vivo e a "preto e banco" essas realidades.
    E burro velho já não se deixa enganar...
  9.  # 690

Vá ver fotos de Luanda e doutras cidades angolanas e de Moçambique dos anos 60 que mostram bem o saque dos portugueses é só terra batida e palhotas não é verdade?

Saque teem feito as elites angolanas e Moçambique que falsificam continuamente as eleições e deixam o povo na miséria.

Informe-se , sem preconceitos ideológicos, primeiro , antes de escrever disparates..

Colocado por: N Miguel Oliveira

Por vezes não o entendo...
    Então por sí, Angola e Moçambique ainda deveriam ser colónias portuguesas...

Saquear África e a América Latina não foi o que nós, europeus, e em particular nós, portugueses, fizemos durante 4 ou 5 séculos? E com muito sangue pelo meio?

Qual é a diferença mesmo para os Chineses?
  10.  # 691

Colocado por: carlosj39Vá ver fotos de Luanda e doutras cidades angolanas e de Moçambique dos anos 60 que mostram bem o saque dos portugueses é só terra batida e palhotas não é verdade?

Saque teem feito as elites angolanas e Moçambique que falsificam continuamente as eleições e deixam o povo na miséria.

Informe-se , sem preconceitos ideológicos, primeiro , antes de escrever disparates..

Bem, descubro agora em 2025, que a riqueza europeia não adveio do saque doutras terras e doutras gentes...
    Já na altura dos romanos, ser conquistado era uma benção... traziam tecnologia e progresso... Até ensinaram à malta como raio cruzar um rio. Isso não significa que não se cobrassem por isso. Se calhar Roma é solo rico em matéria, quer ver?

Aqui é igual, com os EUA na Ucrânia ou Israel. Só levam "tecnologia e progresso" por uma razão... Porque isso traz retorno.
    Ou quer ver que todo o ouro que eu vejo em quase todas as igrejas na minha terra veio do solo local mesmo?

Se os chineses lá andam, seja em Angola ou no Panamá, é porque querem retorno. E se os locais assim o querem, é porque têm algo a ganhar também, seja pela construção de infraestrutura ou pelo encher dos bolsos aos politicos.

O que não pode é achar que nós europeus enquanto imperialistas eramos umas jóias... por comparação com chineses, russos ou norteamericanos.

Tirar a soberania ao povo local é sempre mau, no mundo de hoje.
    Mas parece que muitos ainda têm o saudosismo do Séc. XIX muito presente.
  11.  # 692

Colocado por: Carvaie há mais de 50 anos que ouço essas narrativas progressistas

Quais narrativas? Que Portugal só estava em África porque havia interesse?
    Ou que os Chineses só estão em África porque há interesse? Qual é a diferença mesmo?
  12.  # 693

Tirar a soberania ao povo local é o que as elites da FRELIMO e do MPLA teem continuamente feito, onde já se sabe no dia da marcação das eleições quem as vai ganhar..

O resto são divagações e tretas..
  13.  # 694

Colocado por: carlosj39Tirar a soberania ao povo local é o que as elites da FRELIMO e do MPLA teem continuamente feito, onde já se sabe no dia da marcação das eleições quem as vai ganhar..

E era diferente no tempo da nossa dictadura/colonialização? Aí nem eleições havia.
    Como mencionei atrás, Angola, Moçambique, e mais 100 outros países têm que fazer o seu próprio caminho também.
    Como o fez o Brasil e continua a fazer... Ou acha que há 200 era tudo rosas? Nem agora, quanto mais nessa altura.
    Nem nós, que com 900 anos de idade, só levamos 50 de democracia.

Nem para organizar esse bocado de terra, quanto mais dar lições aos outros...
  14.  # 695

Então o mestre de Avis não foi aclamado democraticamente pelo povo? Votação de braço no ar e palmas que é a única onde não há fraudes..
  15.  # 696

Colocado por: carlosj39Então o mestre de Avis

Como lhe disse, já no tempo dos romanos ser conquistado era uma coisa "boa"... Agora não pense que vinham em missão humanitária.
    Idem para a Igreja Católica na América Latina por exemplo... Não há cá "missas" de graça, não se preocupe.
    Sejam Russos, Americanos, Chineses... ou os Europeus doutrora, vai tudo dar ao mesmo.
  16.  # 697

Então se os chineses americanos e outros que tais são no seu entender porcaria e exploradores quem é que aproveita actualmente?
  17.  # 698

Colocado por: carlosj39Então se os chineses americanos e outros que tais são no seu entender porcaria e exploradores quem é que aproveita actualmente?

É um negócio.
    E um negócio só é bom, quando serve as duas partes.

Ninguém disse que são porcaria. É um negócio. O que não entendo é o porquê de ver exploradores nos Chineses ao dominar o Panamá... e achar que isso não aconteceu por parte dos EUA quase se construiu o canal, ou noutra situação qualquer na história com outros impérios também. A malta só sai de casa se houver "retorno" à vista.
  18.  # 699

bem, ideologias á parte, direitos etc...
    como eu o entendo carlosj39, o que se passava em Moçambique era unico, tanto mais que muitos portugueses chegaram a por a hipotese de criar um novo pais, as comunidades indianas, chineses, negras ( para lá caminhavam) e portugueses viviam um clima unico
    grande pais que aquilo tinha dado se o tivessem permitido. Não tinha nada a ver com o que se passava em Angola e Guiné.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  19.  # 700

Colocado por: N Miguel OliveiraBem, descubro agora em 2025, que a riqueza europeia não adveio do saque doutras terras e doutras gentes...

Ó homem, ganhe juízo, acha que depois de 1974 começámos a empobrecer? E os restantes países europeus idem, desde que entregaram as suas colónias, que vivem na miséria.

0.1769 seg. NEW