Colocado por: Carvaihá dezenas de anos que a China pratica um saque sistemático de matérias primas tanto em África como na América Latina
Colocado por: eu
Não conheço bem o assunto. O que aconteceu? A China obrigou esses países a dar-lhes essas matéris primas ?
Colocado por: AMG1
Porreiro pá. Vamos deixar que o russos tomem conta da Ucrânia, ou de qualquer outro bocado da europa, porque não pode/deve morrer ninguém a defender o seu país.
Os "valores", entre os quais o patriotismo, também são o que nos distingue de muitos outros animais, mas adiante porque isso seria outra conversa.
O Carvai tem um sentido de humor por vezes um bocado cáustico, mas que mesmo assim eu até admiro. Agora achar que o que move o Trump são as mortes dos soldados ucranianos, russos ou norte coreanos, só pode ser uma piada de muito mau gosto, ou então a confirmação do que escrevi anteriormente, que o espectáculo de sexta feira foi destinado ao povo MAGA e que funcionou.
No proximo mês estarei lá uns dias e estou quase tentado a trazer-lhe um daqueles bonés todos catitas. Gosta mais do vermelho Trump, ou do preto Musk?
Até já o estou a imaginar a passear, nas ruas da Porcalhota, todos orgulhoso do seu novo chapéu.
Agora a sério. Também eu acho imperativo que se acabe com aquela mortandade, mas não pode ser a qualquer custo. Nesta altura, nem que seja apenas por respeito aos que ja morreram. Qualquer paz que apenas beneficie o agressor, nunca será verdadeiramente paz, a história ensina-nos isso.
Depois, se a sua preocupação são as mortes, independentemente de tudo o resto, estranhamente não me lembro de o ver aqui defender o plano de paz proposto pelo Brasil e pela China, há já mais de um ano. Já viu a quantidade de vidas que se tinham poupado?
E esse até tinha a vantagem de não incluir, pelo menos de forma expressa, o saque das riquezas subterrâneas da Ucrânia.
Colocado por: CarvaiA grande vantagem destes é que são muito discretos
Colocado por: CarvaiAté o Canal do Panamá construído pelos americanos e oferecido ao Panamá já está nas mãos dos chineses.
Colocado por: Carvaihá dezenas de anos que a China pratica um saque sistemático de matérias primas tanto em África como na América Latina
Colocado por: carlosj39Nas ruas da Porcalhota", qual delas , a dos arredores de Lisboa ou a rua da Casa Branca , do outro lado do mar?
Colocado por: N Miguel OliveiraQual é a diferença mesmo para os Chineses?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Por vezes não o entendo...
Então por sí, Angola e Moçambique ainda deveriam ser colónias portuguesas...
Saquear África e a América Latina não foi o que nós, europeus, e em particular nós, portugueses, fizemos durante 4 ou 5 séculos? E com muito sangue pelo meio?
Qual é a diferença mesmo para os Chineses?
Colocado por: carlosj39Vá ver fotos de Luanda e doutras cidades angolanas e de Moçambique dos anos 60 que mostram bem o saque dos portugueses é só terra batida e palhotas não é verdade?
Saque teem feito as elites angolanas e Moçambique que falsificam continuamente as eleições e deixam o povo na miséria.
Informe-se , sem preconceitos ideológicos, primeiro , antes de escrever disparates..
Colocado por: Carvaie há mais de 50 anos que ouço essas narrativas progressistas
Colocado por: carlosj39Tirar a soberania ao povo local é o que as elites da FRELIMO e do MPLA teem continuamente feito, onde já se sabe no dia da marcação das eleições quem as vai ganhar..
Colocado por: carlosj39Então o mestre de Avis
Colocado por: carlosj39Então se os chineses americanos e outros que tais são no seu entender porcaria e exploradores quem é que aproveita actualmente?
Colocado por: N Miguel OliveiraBem, descubro agora em 2025, que a riqueza europeia não adveio do saque doutras terras e doutras gentes...