Colocado por: eu
No meu ponto de vista, os EUA passaram uma certidão de óbito à NATO.
A Europa tem que se reinventar, e criar uma estrutura de defesa comum.
Colocado por: TyrandeParece que toda a gente acomodou-se porque, se acontecesse alguma coisa, os Estados Unidos vinham salvá-los.isso porque vínhamos de uma grande guerra que quase nos aniquilou, a partir daí o investimento militar era a última das preocupações.
Colocado por: TyrandePorque haveria a América estar a "sustentar" a NATO? Isto era suposto ser uma aliança em que todos contribuiriam. Não é só um a fazer força e os outros a fazerem de conta.isso é estar a cair na retórica do Trump, a NATO sempre foi boa para ambas as partes uma vez que a América poderia expandir o seu raio de influência tanto na Europa como médio oriente, todos os países da NATO investiram nos seus exércitos uns mais que outros é certo mas um dos que mais ganhou com a normalização dos equipamentos e munições foi e é os estados unidos pois são o maior fornecedor de armamento a nível mundial, o que o Trump quer é o mesmo que está a fazer com o Canadá, com razões estapafurdias quer subjugar os países á sua vontade e retirar de cena potências económicas que para ele são uma ameaça, como disse anteriormente ele gere e lida com países como se tratassem de empresas
Colocado por: TyrandePorque haveria a América estar a "sustentar" a NATO? I
Colocado por: hangas
Porque a NATO foi essencialmente criada para conter o arqui-inimigo dos USA.
Usando os membros da Europa como braços do mesmo. Uma especie de voces que estão ai pertinho, segurem a besta, qualquer coisa nos estamos aqui.
Era primeiramente do interesse deles.
Colocado por: euEle tem razão nesse aspeto, mas estas conversações com a rússia, ignorando a Europa e fazendo cedências imcompreensíveis à rússia, é que foram a verdadeira certidão de óbito.
Foi uma traição imperdoável.
Colocado por: TyrandePorque haveria a América estar a "sustentar" a NATO? Isto era suposto ser uma aliança em que todos contribuiriam. Não é só um a fazer força e os outros a fazerem de conta.
Colocado por: marco1a russia é comuna?
trump = tratado de Tordesilhas com a russia e a china e toca a conquistar/ mandar no mundo.
em principio a europa é para a russia
Colocado por: Gabinete OPÀs vezes penso que alguns que comentam este tópico nem sabem a sorte que tiveram em ter tido políticos adultos a resolver a crise dos misseis em Cuba e não os que temos actualmente, especialmente na Europa e a antiga administração Biden.
Colocado por: Gabinete OPÀs vezes penso que alguns que comentam este tópico nem sabem a sorte que tiveram em ter tido políticos adultos a resolver a crise dos misseis em Cuba e não os que temos actualmente, especialmente na Europa e a antiga administração Biden.que eu saiba o Kennedy nessa altura fez finca pé e iria afundar os navios que transportavam os mísseis para cuba embora a contrapartida para resolver fosse retirar os mísseis americanos da Turquia.
Colocado por: euEle tem razão nesse aspeto, mas estas conversações com a rússia, ignorando a Europa e fazendo cedências imcompreensíveis à rússia, é que foram a verdadeira certidão de óbito.
Foi uma traição imperdoável.
Colocado por: Carvai
Mas quais foram as concessões reais feitas até agora? Nenhuma.
O Trump tem uma vantagem, não anda em negociatas debaixo da mesa, expõe de forma clara e bruta o seu jogo. E já disse ao Putin o que dava em troca de um cessar fogo imediato:
- A Ucrânia nunca entra na NATO com ele.
- A Russia continua a ocupar os territórios que já ocupa desde 2014 e que nunca ninguém se preocupou com isso até á invasão.
- Começa a aliviar as sanções que a própria EU foi sempre aplicando aos bochechos e em função de interesses próprios.
E ao Zelensky também disse o mesmo para o cessar fogo :
- Não continuar a exigir a reposição das fronteiras antes de 2014.
- Assinar o contrato dos minerais para pagar o apoio dos USA e conseguir a segurança interna.
- Fazer eleições logo que parem os combates.
Aqui não há traições nem interesses escondidos. Tudo claro e ás claras.
OK a EU e Ucrânia podem não aceitar, mas a contrapartida é continuar a guerra e derrotarem o Putin.