Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 741

Colocado por: eu

No meu ponto de vista, os EUA passaram uma certidão de óbito à NATO.

A Europa tem que se reinventar, e criar uma estrutura de defesa comum.

Muito honestamente, eu detesto o Trump, mas ele tem lá a sua dose de razão.

A NATO durante décadas esteve em modo decadente. Não havia investimentos militares. Não havia renovação do material. A promessa de se investir 2% do PIB em matéria de defesa foi ignorada pela maior parte dos países (e continua a ser, mesmo que estas ameaças todas, como por exemplo, em Portugal).

Parece que toda a gente acomodou-se porque, se acontecesse alguma coisa, os Estados Unidos vinham salvá-los.

Porque haveria a América estar a "sustentar" a NATO? Isto era suposto ser uma aliança em que todos contribuiriam. Não é só um a fazer força e os outros a fazerem de conta.
    • SrR
    • 7 março 2025

# 742

Colocado por: TyrandeParece que toda a gente acomodou-se porque, se acontecesse alguma coisa, os Estados Unidos vinham salvá-los.
    isso porque vínhamos de uma grande guerra que quase nos aniquilou, a partir daí o investimento militar era a última das preocupações.

Colocado por: TyrandePorque haveria a América estar a "sustentar" a NATO? Isto era suposto ser uma aliança em que todos contribuiriam. Não é só um a fazer força e os outros a fazerem de conta.
    isso é estar a cair na retórica do Trump, a NATO sempre foi boa para ambas as partes uma vez que a América poderia expandir o seu raio de influência tanto na Europa como médio oriente, todos os países da NATO investiram nos seus exércitos uns mais que outros é certo mas um dos que mais ganhou com a normalização dos equipamentos e munições foi e é os estados unidos pois são o maior fornecedor de armamento a nível mundial, o que o Trump quer é o mesmo que está a fazer com o Canadá, com razões estapafurdias quer subjugar os países á sua vontade e retirar de cena potências económicas que para ele são uma ameaça, como disse anteriormente ele gere e lida com países como se tratassem de empresas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
    • eu
    • 7 março 2025

# 743

Ele tem razão nesse aspeto, mas estas conversações com a rússia, ignorando a Europa e fazendo cedências imcompreensíveis à rússia, é que foram a verdadeira certidão de óbito.

Foi uma traição imperdoável.
    Concordam com este comentário: marco1
  2.  # 744

muito se critica a europa...
    é preciso ver que a europa sempre teve capacidade e tem, e o que estava na mesa não era ser potencia militar, era apenas ter um aliado com grande potencial nuclear e não só e tambem o art. 5 para isso ser em si proprio um elemento de dissuação , e de certa forma isso tambem constituia um certo bloco favorável aos USA.
    agora a coisa é totalmente inesperada ou melhor repentina, esse aliado para alem de nos virar as costas, alia-se de certa forma ao grande potencial inimigo. a meu ver devemos apoiar os nossos lideres em vez de passar horas e horas a fazer o diagnostico negativo da nossa "pretensa" impreparação.
    Concordam com este comentário: RS2025, N Miguel Oliveira, pribeiro, desofiapedro
    • paulos
    • 7 março 2025 editado

# 745

Só tenho pena do outro que lhe acertou na orelha não ter sido 5cm ao lado...

Mas...

Lá vai aparecer mais um certamente e pode ser que tenha melhor pontaria.
    • hangas
    • 7 março 2025 editado

# 746

Colocado por: TyrandePorque haveria a América estar a "sustentar" a NATO? I

Porque a NATO foi essencialmente criada para conter o arqui-inimigo dos USA.
    Usando os membros da Europa como braços do mesmo. Uma especie de voces que estão ai pertinho, segurem a besta, qualquer coisa nos estamos aqui.

Era primeiramente do interesse deles.
  3.  # 747

4.  # 748

Colocado por: hangas

Porque a NATO foi essencialmente criada para conter o arqui-inimigo dos USA.
    Usando os membros da Europa como braços do mesmo. Uma especie de voces que estão ai pertinho, segurem a besta, qualquer coisa nos estamos aqui.

Era primeiramente do interesse deles.

O inimigo não era só dos USA.
    Era de todo o mundo ocidental.

Se a Europa não queria encher os bolsos dos Estados Unidos a comprar armamento, tinha de ter desenvolvido (mínimamente) a sua própria industria militar. Não o fez. Ficou completamente à merce dos Estados Unidos.

Isso foi um erro colossal. Agora os Estados Unidos, com este louco à frente, viram-nos as costas e agora?
    Agora recuperar terreno perdido é ****. Não acontece de um dia pro outro.

Quer queiram quer não, a Europa deu o flanco em termos militares.
  5.  # 749

Colocado por: euEle tem razão nesse aspeto, mas estas conversações com a rússia, ignorando a Europa e fazendo cedências imcompreensíveis à rússia, é que foram a verdadeira certidão de óbito.

Concordam com este comentário:marco1

Pra mim o "plano" dele (se é que aquele homem tem realmente um plano à frente) é ignorar completamente a situação da Ucrânia com esperança de que "Grandes" -leia-se Rússia e China - fiquem quietinhos quando o Trump atirar-se à Gronelândia.

E para a China ficar satisfeita também, invade Taiwan e ficam todos contentes, com o papo cheio.
  6.  # 750

Isto tudo , porque o poder está todo confuso...podemos ter iates , jactos particulares , sei lá que mais....e no fim vamos todos para os bichos , que estranho.
    Invadimos , conquistamos , dominamos e depois seremos NADA.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 751

Colocado por: TyrandePorque haveria a América estar a "sustentar" a NATO? Isto era suposto ser uma aliança em que todos contribuiriam. Não é só um a fazer força e os outros a fazerem de conta.

curiosamente o unico país até hoje a precisar da NATO e a activar o artigo 5 foram os US... falta de noção do homem laranja.
  8.  # 752

A contrapartida da segurança militar dos US é o uso do dólar como moeda de troca mundial. Se deixar de ser o dólar os US dão um grande trambulhao.
    Concordam com este comentário: argo
  9.  # 753

Colocado por: marco1a russia é comuna?

trump = tratado de Tordesilhas com a russia e a china e toca a conquistar/ mandar no mundo.
    em principio a europa é para a russia
  10.  # 754

Às vezes penso que alguns que comentam este tópico nem sabem a sorte que tiveram em ter tido políticos adultos a resolver a crise dos misseis em Cuba e não os que temos actualmente, especialmente na Europa e a antiga administração Biden.
    Concordam com este comentário: jorgferr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocipri
  11.  # 755

é a sua opinião, tambem era bom referenciar exatamente quais os lideres que neste momento não são adultos, inclui o putin?
  12.  # 756

Colocado por: Gabinete OPÀs vezes penso que alguns que comentam este tópico nem sabem a sorte que tiveram em ter tido políticos adultos a resolver a crise dos misseis em Cuba e não os que temos actualmente, especialmente na Europa e a antiga administração Biden.

Circunstancias idênticas , mas o mundo está completamente diferente dessa altura , embora concorde que os perfis políticos/humanos se tem vindo a degradar com o passar do tempo
  13.  # 757

Não estava à espera de até no forumcasa encontrar bots russos chalupas como o marco1. Santa paciência.
    • SrR
    • 7 março 2025

# 758

Colocado por: Gabinete OPÀs vezes penso que alguns que comentam este tópico nem sabem a sorte que tiveram em ter tido políticos adultos a resolver a crise dos misseis em Cuba e não os que temos actualmente, especialmente na Europa e a antiga administração Biden.
    que eu saiba o Kennedy nessa altura fez finca pé e iria afundar os navios que transportavam os mísseis para cuba embora a contrapartida para resolver fosse retirar os mísseis americanos da Turquia.
  14.  # 759

Colocado por: euEle tem razão nesse aspeto, mas estas conversações com a rússia, ignorando a Europa e fazendo cedências imcompreensíveis à rússia, é que foram a verdadeira certidão de óbito.

Concordam com este comentário:marco1

Mas quais foram as concessões reais feitas até agora? Nenhuma.
    O Trump tem uma vantagem, não anda em negociatas debaixo da mesa, expõe de forma clara e bruta o seu jogo. E já disse ao Putin o que dava em troca de um cessar fogo imediato:
    - A Ucrânia nunca entra na NATO com ele.
    - A Russia continua a ocupar os territórios que já ocupa desde 2014 e que nunca ninguém se preocupou com isso até á invasão.
    - Começa a aliviar as sanções que a própria EU foi sempre aplicando aos bochechos e em função de interesses próprios.
    E ao Zelensky também disse o mesmo para o cessar fogo :
    - Não continuar a exigir a reposição das fronteiras antes de 2014.
    - Assinar o contrato dos minerais para pagar o apoio dos USA e conseguir a segurança interna.
    - Fazer eleições logo que parem os combates.
    Aqui não há traições nem interesses escondidos. Tudo claro e ás claras.
    OK a EU e Ucrânia podem não aceitar, mas a contrapartida é continuar a guerra e derrotarem o Putin.
    • AMG1
    • 7 março 2025

# 760

Colocado por: Carvai
    Mas quais foram as concessões reais feitas até agora? Nenhuma.
    O Trump tem uma vantagem, não anda em negociatas debaixo da mesa, expõe de forma clara e bruta o seu jogo. E já disse ao Putin o que dava em troca de um cessar fogo imediato:
    - A Ucrânia nunca entra na NATO com ele.
    - A Russia continua a ocupar os territórios que já ocupa desde 2014 e que nunca ninguém se preocupou com isso até á invasão.
    - Começa a aliviar as sanções que a própria EU foi sempre aplicando aos bochechos e em função de interesses próprios.
    E ao Zelensky também disse o mesmo para o cessar fogo :
    - Não continuar a exigir a reposição das fronteiras antes de 2014.
    - Assinar o contrato dos minerais para pagar o apoio dos USA e conseguir a segurança interna.
    - Fazer eleições logo que parem os combates.
    Aqui não há traições nem interesses escondidos. Tudo claro e ás claras.
    OK a EU e Ucrânia podem não aceitar, mas a contrapartida é continuar a guerra e derrotarem o Putin.

Julgo que até o Carvai percebe a coincidência de interesses entre Putin e Trump. Não lhe chamo estranha porque, na verdade, o que se trata é, mais coisa menos coisa, da partilha da Ucrânia entre os dois.
    Mas concordo consigo, o Trump não engana ninguém, salvo os que queiram ser enganados.
    É claro que nem a UE, nem a Ucrânia, pensam em derrotar a Russia. Isso não passa da narrativa mal amanhada lançada pela Russia e aceite pelo Trump. O que a UE sempre pretendeu foi criar condições para que pudesse haver uma paz, que não fosse a mera capitulação da Ucrânia.
    Quando ao Trump não negociar às escondidas, como eu não sei, mas gostava de saber e como o Carvai parece estar bem informado, será que nos pode dizer o que anda o enviado do Trump a negociar diretamente com o Hammas, em conversas que não foram noticiadas pela Administração americana, embora não as temha negado quando confrontada?

0.2116 seg. NEW