Colocado por: Soliva
A confiança no mercado americano certamente morreu … ele até poderia retornar as tarifas a 0 mas o dano na confiança entre importadores e exportadores já está feito.
Depois esta guerrinha ainda vai acabar mal … com os rumores da China poder retaliar com a divida americana que detém ao fazer um dumping de certificados do tesouro americano.
Colocado por: AMG1
A transferencia tecnológica dos USA, e do ocidente em geral, para a China, a troco de algum investimento e custos de produção reduzidos foi um absurdo que estamos agora todos a pagar.
Colocado por: donnChina
Colocado por: PalhavaNão podemos viver do ar, sem trabalho.🫤
Colocado por: hangas
Não precisamos do trabalho em si para viver, precisamos é de recursos(monetarios) para assegurar a nossa subsistência.
Neste momento o trabalho é uma forma de trocar tempo por esses recursos.
Ainda estamos longe de um cenario onde ninguem precise de trabalhar, mas cada vez mais funçoes podem ser subsituidas.
- Ha sectores os humanos vao continuar a ter um papel dificil de substituir
- Medicina
- Sector Primario (muita automação, mas continua a se preciso gerir os equipamentos
- Manutenção dos sistemas automatizados, etc
É aqui que entram topicos como:
- Rendimento universal
- Economia baseada de recursos e não em trabalho (troca de tempo)
O Homem antes da descoberta do fogo, também so se limitava à agricultura e à caça, era basicamente andar no loop de se alimentar e sobreviver mais um dia. À noite tinha que se abrigar e esperar pelo dia seguinte.
Foi com o fogo, que os Humanos passaram a ter "tempo livre", a ficarem mais umas horas com a tribo reunida à volta de uma fogueira que lhe assegurava conforto e segurança. Este tempo livre permitiu explorar a criatividade que foi a base da evolução tecnologica até hoje.
Sera o mesmo agora. Não tendo que ocupar o tempo em trabalhos repetitivos e sem sentido as pessoas podem ocupar-se com hobies, arte, e explorar ideias que de outra forma não teriam tempo para.
Colocado por: ricardoantunesPor acaso acho que as Àreas que mencionou são mesmo as que vão ser mais afetadas. Medicina e agricultura vão perder muita gente, estima-se 80% a menos das pessoas.
Colocado por: hangas
Todas as areas serão afectadas em termos de redução das necessidades de trabalhadores humanos.
A automação vai principalmente remover as necessidades de trabalho repetitivo ou com pouca exigência cognitiva.
Mas ha sectores e industrias que já começam a operar com fabricas completamente lights-out. O Lights out manufacturing já é uma realidade e terá cada vez mais expressão.
Fabricas onde a atividade humana se resume a monitorizar indicadores remotamente, com uma pontual intervenção de manutenção aqui e ali.
Não estou ainda a ver um hospital que faça cirurgias por pequenas que sejam completamente de forma automatica, sem cirurgião, ainda que remotamente.
Na agricultura de larga escala, já não é preciso ninguem andar a operar maquinaria, mas ainda é preciso muito trabalho de campo e gestão da produção, manutenção continua, etc.
Colocado por: donn
Temos fantasiado com os ideológicos do mercado livre, que todo mundo vai equilibrar ausente restrições artificiais, enquanto a China gasta tudo que tem em conquista da indústria mundial. Se o leste não fizer o igual, não terá indústria de muito importância, tarifas são remédio só de curto prazo.
Aqui talvéz percebemos a fraqueza fatal de liberdade. A China pode crescer em poder, nas costas de gerações de chineses, e só podemos olhar. O caminho de indústria é mais sustentável do que militar para estes fins. Felizmente, o Portugal produz azeitonas, tem esta.
Colocado por: AMG1Mais uma novidade.
Aposto 1 cêntimo em como havera alguém que consegue justificar isto. Deve ser a luta contra o imperialismo comunista, nas universidades portuguesas, só que com 50 anos de atraso.
https://www.publico.pt/2025/04/10/sociedade/noticia/eua-cancelam-programa-tecnico-enviam-questionario-ideologico-universidades-lusas-2129385?utm_source=notifications&utm_medium=web&utm_campaign=2129385
Colocado por: CarvaiEsses questionários fazem-me lembrar as 5 perguntas idiotas que fazem no pedido de vistos há dezenas de anos
Colocado por: Solivacomo já é comum …deve ser da idade .
Colocado por: AMG1
Há nisso muito merito da China, mas não menos demérito, ou mesmo desleixo do ocidente e em particular dos Estados Unidos.